10 habilidades que vão fazer você ter mais clientes

A clássica imagem do profissional de vendas, que deveria convencer o consumidor através de muita charme e lábia, há muito tempo já se tornou datada. Com um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o consumidor já não se deixa seduzir por um discurso infinito das vantagens e qualidades de um determinado produto, mas exige do profissional de vendas inúmeras qualidades que devem o diferenciar da concorrência. Vamos conhecer um pouco mais sobre algumas dessas habilidades que vão fazer você ter mais clientes:

Saber ouvir

Habilidades que vão fazer você ter mais clientes

Como foi dito antes, o consumidor moderno não está mais interessado em uma exposição sobre todas as qualidades e atributos do produto que está sendo vendido. Atualmente, o cliente tem uma noção maior do seu poder e por isso são mais exigentes. É importante para os vendedores ficarem atentos a esse aspecto e focarem nas necessidades do consumidor.

Aqui o segredo é se apresentar como alguém que está pronto para resolver um problema e portanto escutar atentamente as necessidades dos clientes é fundamental. Apenas dessa forma o vendedor poderá oferecer uma solução adequada e ganhar a confiança do comprador.

Empatia

Saber ouvir é importante e essa característica pode ser aliada a uma outra habilidade que vai contribuir muito para odesenvolvimento do vendedor de alta performance, a empatia. Saber as necessidades do cliente permite ao vendedor se colocar no lugar dele, o que contribui para encontrar uma solução realista para os seus problemas.

Além disso, a empatia é uma habilidade que deve ser praticada em todos os tipos de relações , pois ela faz com que as resoluções de problemas aconteçam de forma muito mais humana e, por isso mesmo, mais satisfatórias.

Conhecimento

Essa é uma habilidade que pode parecer óbvia, mas em muitos casos ela é um dos itens mais ignorados pelos profissionais de venda. Nesse caso, estamos falando não apenas do conhecimento sobre o produto que se está vendendo, mas também de outros pontos importantes para se efetuar uma venda completa.

Além de conhecer profundamente sobre o produto, o vendedor precisa ter uma compreensão sobre outras fases do processo de venda, como a utilização de CRMs ou das redes sociais, além de outros conhecimentos específicos sobre o mercado em que atua, por exemplo. Todas essas informações em conjunto serão responsáveis para garantir uma melhor abordagem para a solução dos problemas do cliente.

Comunicação

Habilidades que vão fazer você ter mais clientes

Essa talvez seja a habilidade que é mais evidenciada em cursos ou workshops sobre venda, afinal o vendedor só poderá efetuar a venda se tiver uma comunicação clara com o cliente. Obviamente essa comunicação deve ser a mais concisa possível, sem enrolação, indo direto ao ponto.

Aliada a empatia, a comunicação serve para esclarecer dúvidas que os clientes porventura possam ter. O vendedor deve se colocar em um papel de facilitador e não como alguém que oferece soluções milagrosas. Porém, deve-se observar que essa comunicação não deve se restringir apenas a comunicação verbal, mas também é necessária para outras formas, como o texto, por exemplo. Com um número cada vez maior de pessoas utilizando o whatsapp como primeira forma de contato, é indispensável uma comunicação escrita clara, concisa, além de um bom vocabulário e ortografia.

Curiosidade

Muito do conhecimento necessário é adquirido com base na curiosidade do vendedor – estar sempre atento a novas possibilidades e inovações faz com que o profissional se destaque em relação aos demais. Ter curiosidade é sinônimo de uma mente ativa, sempre em busca de algo novo que possa facilitar a vida de um cliente em potencial, por isso é importante focar em treinamentos e materiais que vão agregar ainda mais conhecimento sobre todas as áreas do processo de venda.

Construção de relacionamentos

Assim como uma empresa precisa ter relacionamentos saudáveis com seus fornecedores e clientes, também um vendedor precisa de um bom networking. Além de criar boas relações com colegas e outros membros da equipe de apoio, também é importante criar uma relação de confiança e credibilidade com os clientes. Para isso acontecer, além de se preocupar na resolução de problemas, é imprescindível para o vendedor manter uma conduta ética e que mantenha as garantias criadas no processo de venda.

Poder de negociação

Habilidades que vão fazer você ter mais clientes

Essa é uma habilidade que dialoga com os antigos manuais de vendas, já que uma parte importante da venda é saber negociar. Aqui o segredo é estar bem amparado por uma equipe, além de possuir um processo bem definido em relação às vendas, para que aquilo que seja ofertado não seja desqualificado nas etapas seguintes do processo.

Para obter o máximo das vantagens da negociação, uma boa dica é se utilizar de gatilhos mentais – tais como a urgência, a escassez e a oportunidade – para garantir que a venda seja fechada apesar das objeções.

Adaptabilidade

Relacionada ao poder de negociação, poder tratar das objeções do consumidor é uma habilidade muito importante. Se adaptar às circunstâncias distintas de cada venda exige muito mais do que jogo de cintura, mas sim estar preparado para atacar as dúvidas do cliente com as informações mais objetivas possíveis, só assim será possível vender para quem não quer comprar de verdade.

Inteligência emocional

Essa é uma habilidade que deve ser desenvolvida em várias atividades humanas, mas é de extrema importância na área de vendas, afinal ter a sensibilidade de reconhecer sentimentos e saber lidar com eles é uma característica que vai melhorar a relação dos vendedores não só com os clientes, mas como todo o networking.

Inteligência competitiva

O conhecimento adquirido pelo vendedor não deverá se restringir às características do produto, mas deve abranger todas as características da empresa. Essa é uma habilidade importante para se ter uma visão mais ampla do negócio, de quais são as oportunidades que possam surgir, quais são os indicadores importantes para se manter a atenção, além, é claro, de ficar de olho na concorrência, conhecendo assim quais são os riscos que são apresentados ao seu negócio.

E para você, quais são as habilidades mais importantes para um profissional de vendas e quais você gostaria de adquirir. Não deixe de comentar e compartilhar esse post e para mais artigos acesse nosso blog com conteúdos exclusivos.

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