A época de Natal é uma das mais lucrativas para determinados setores da economia, especialmente para o comércio varejista. Com a popularização dos dispositivos móveis (celulares, tablets, etc) e com a necessidade das empresas de se modernizarem digitalmente, especialmente após a pandemia da Covid-19 que forçou muitos consumidores a comprar pela internet, as vendas digitais cresceram ainda mais nos últimos anos.
Segundo os dados da NielsenIQ Ebit, que englobam as vendas de 10 a 24 de dezembro, as vendas online em 2021 do comércio eletrônico brasileiro no Natal somaram R$ 4,5 bilhões em 2021, uma alta de 21% em relação ao mesmo período de 2020. Foram somados 9,2 milhões de pedidos, um crescimento de 14% em relação ao registrado no período do ano anterior.
Com as empresas cada vez mais atentas aos potenciais de negócio online, somadas ao crescimento de interesse do público por bens de consumo nessa época do ano, quando são adquiridos muitos presentes e portanto descontos e promoções são bem vindos, é extremamente necessário criar uma boa estratégia de Marketing Digital para o Natal para aproveitar as oportunidades de negócio que a data traz.
Para se beneficiar dessa oportunidade a empresa deve apostar em um bom planejamento, que vai englobar todos os aspectos da estratégia de Natal e poderá fazer a diferença nos resultados finais. Vamos conhecer algumas dicas de Marketing Digital de Natal que vão fazer a sua empresa ter um faturamento ainda melhor nessa época do ano.
Reavaliação dos Natais anteriores
Uma boa maneira de criar uma estratégia de marketing digital certeira é avaliando como elas foram feitas no Natal passado. Para isso revise quais foram os pontos que deram melhor resultado na campanha anterior: quais ofertas tiveram mais vendas, quais palavras-chave receberam mais cliques, quais foram os produtos mais procurados e quais as vantagens (descontos, frete grátis, etc) foram responsáveis pelo maior número de vendas.
Essas informações darão um norte para que a empresa comece a traçar uma nova estratégia, mas importante, ela não deverá ser uma mera cópia e sim deverá ser criada especialmente para o ano vigente.
Capriche no tema
O Natal não é importante só pelo volume das vendas mas por todas as características que dão a data um charme especial. Portanto, ele merece alguns cuidados com aspectos mais técnicos do marketing digital, ou seja, é uma data que exige atenção aos detalhes.
Um dos pontos mais importantes é em relação ao site, a empresa deve criar elementos dentro da página que remeta a data. A opção mais simples será criar um banner na página principal, porém, dependendo do tamanho do negócio outras opções interessantes podem fazer ainda mais a diferença, como criar uma página exclusiva para a data, com produtos especiais ou em promoção ou mesmo criar uma landing page exclusiva com motivos natalinos.
Outra etapa importante é definir os textos da campanha que, obviamente, deverá contar elementos das festas de final de ano, além de serem originais o suficiente para chamar a atenção. Nesse caso deve se prestar atenção aos mínimos detalhes, começando com o nome da campanha (que deverá aparecer nos títulos das postagens e do email marketing, no banner da página, entre outros materiais), o slogan que poderá ser usado nas redes sociais, além de outros textos que irão compor a campanha.
Invista nas redes sociais
Com a chegada das festas de final de ano surgem inúmeras possibilidades para investir ainda mais nas redes sociais, tudo depende da criatividade e intenção da empresa. A prática mais simples é criação de anúncios pagos, especialmente se seu negócio vende produtos atraentes aos olhos do consumidor. Mas é importante ter em mente que, ainda mais nessa época do ano, a concorrência pela atenção do usuário é enorme, portanto será necessário criar anúncios chamativos e interessantes para despertar a atenção do possível cliente.
Além disso, a empresa deverá focar na segmentação. Com os dados que obteve nos outros Natais será importante criar anúncios especiais para determinado tipo de público. Crie anúncios que irão diretamente para a página do produto e invista no remarketing, pois ele atinge um consumidor que já indicou uma inclinação em adquirir seu produto.
Outra opção de uso das redes sociais é a estratégia de sorteios. Essa técnica é uma ótima técnicos, pois cria um bom engajamento com os usuários, aumentando assim o número de visualizações da marca.
Porém, mais importante é ter todas essas estratégias bem definidas antes de agir ,Além de uma definição de qual público-alvo se pretende atingir, deve-se também saber qual será a meta a ser atingida. Apenas dessa forma o marketing digital da sua empresa terá, não apenas uma, mas diversas noites felizes.
E para você, quais são as estratégias mais importantes para uma campanha de marketing digital no Natal. Não deixe de comentar e compartilhar esse post e para mais artigos acesse nosso blog com conteúdos exclusivos.