Na última década, a chegada do final do ano culminou com o surgimento de uma nova data especial para os lojistas brasileiros. Começando como uma prática utilizada apenas em vendas online, especialmente de artigos eletrônicos, a Black Friday tomou conta do país, com promoções que prometem descontos para todos os tipos de itens dos mais variados seguimentos. Mas qual é a origem do termo Black Friday e como ela se tornou uma febre mundial?
O mito do Ação de Graças
O Ação de Graças (thanksgiving, em inglês) é uma das datas mais importantes do calendário dos Estados Unidos. Segundo a lenda, ela começou com uma festa compartilhada pelos colonos ingleses (peregrinos) de Plymouth e o povo Wampanoag em 1621. Segundo a lenda, os colonos passavam por dificuldades com suas plantações, quando receberam ajuda dos povos nativos, que conhecendo melhor o solo e o clima do local, ofereceram seu conhecimento para os colonizadores. Após uma boa colheita, os peregrinos convidaram o povo Wampanoag para uma refeição compartilhada como agradecimento pela ajuda e os últimos levaram os perus, que eventualmente seria, por causa da tradição, o prato principal do Dia de Ação de Graças.
O Dia de Ação de Graças foi eleito dia festivo nos Estados Unidos pelo então presidente Abraham Lincoln, em 1863, mas apenas em 1941 a data passou a ser feriado nacional. Ele é comemorado anualmente na quarta quinta-feira do mês de novembro e é caracterizado pela farta quantidade de comida e reunião da família e amigos para a refeição.
As três origens do nome Black Friday
A Black Friday (sexta-feira negra) é a expressão como ficou conhecido o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, porém a origem desse termo é controversa. Não se tem certeza de quando foi criado o nome, porém existem três teorias que reivindicam a associação desse dia de compras com a sexta-feira negra.
A primeira delas está ligada a um escândalo financeiro no século XIX. Jim Gould e Jim Fisk Fisk foram empreendedores que tentaram encurralar o mercado de ouro inflando o preço do metal, um empreendimento que lhes rendeu grandes somas, mas levou pânico à bolsa em 24 de setembro de 1869, no dia que foi conhecido como “Sexta-feira Negra”. Como Gould vendeu secretamente muito de seu ouro antes dos preços caírem, Fisk perdeu uma parte considerável de seu investimento. As repercussões de suas ações foram desastrosas para os negócios da nação e foram sentidas até na Europa e foram necessários esforços do governo federal para colocar a economia em ordem.
A segunda teoria indica que a expressão teria surgido durante os anos 50 do século passado e faria uma alusão à peste negra. Porém, nessa versão moderna da peste, o motivo para que funcionários faltassem ou ficassem doentes não era nenhuma doença real, mas sim apenas uma quantidade grande de pessoas que emendavam o feriado e por isso ligavam para as empresas para informar que estavam doentes, daí o nome Black Friday.
A terceira teoria relata que a expressão teria surgido na cidade da Filadélfia nos anos 60. Nessa versão os policiais apelidaram o dia como sexta-feira negra por causa da grande quantidade de pessoas que frequentavam o centro da cidade para começarem suas compras de Natal ou porque estavam de folga, o que causava tumulto e confusão naquela região. Isso fazia com que os policiais fossem obrigados a trabalhar turnos mais extensos e portanto apelidaram a data que, nesse momento, tinha uma conotação negativa.
Popularização da Black Friday
Apesar da origem ter no mínimo algumas décadas, a expressão Black Friday só iria ganhar popularidade quando começou a ser relacionada à possibilidade de compras com desconto, prática que que começou a ser realizada ainda nos anos 80 nos EUA, mas só iria ganhar força nacional na década seguinte. A partir desse momento a data só cresceu de tamanho, com promoções por todo o país, e se tornou um dos dias de maior venda no comércio norte-americano, graças aos descontos concedidos e o grande valor de vendas no setor varejista.
Aos poucos a popularidade da data extrapolou as fronteiras dos EUA, passou a acontecer também nos países vizinhos. No Canadá, mesmo com o Dia de Ação de Graças canadense sendo realizado um mês antes, e no México, onde ganhou uma roupagem patriótica, já que lá o dia coincide com as comemorações da Revolução de 1910, importante data histórica do país, e por isso ganhou outro nome: é El Buen Fin e portanto se estende, obviamente, por todo o final de semana.
No Brasil, apesar de não ser comemorado o Dia de Ação de Graças, a data começou a ter as suas primeiras edições na década passada, mas viu sua popularidade aumentar nos últimos anos, especialmente após a pandemia de covid-19, que forçou as empresas a aumentarem seus esforços na venda online. A Black Friday vem ganhando prestígio excepcionalmente, com campanhas de aquecimento que duram o mês inteiro, como as Semanas Black Friday e a Cyber Monday, com promoções que correm na segunda-feira seguinte à data.
Para mais conteúdos sobre marketing de performance e vendas pela internet, acesse nosso blog e fique por dentro das novidades.