Marketing local: 7 estratégias para atrair clientes próximos

Inúmeras são as estratégias de Marketing Digital, e elas podem ser diferenciadas pelo tipo de mídia, público ou conteúdo, por exemplo. Algumas são criadas para obterem retorno a curto prazo, outras podem levar meses para dar resultado. Da mesma forma algumas necessitam de grande investimento, enquanto outras apenas de um projeto bem organizado.

Para negócios com um público concentrado em um determinada área geográfica, as estratégias de Marketing Local podem ser a melhor opção, afinal elas buscam atrair clientes nas proximidades de sua empresa através de campanhas direcionadas para esse determinado tipo de público-alvo.

A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre o Marketing Local, suas principais características e, principalmente, os principais benefícios para quem deseja atrair usuários que estejam buscando o seu produto ou serviço nas proximidades.

O que é marketing local?

O Marketing Local é uma estratégia de marketing que se concentra em atrair clientes em uma área geográfica específica, como uma cidade, bairro, região ou até mesmo um raio específico ao redor de um local físico, como uma loja. Essa abordagem visa promover produtos ou serviços de uma empresa para um público local, aproveitando as características únicas e as necessidades específicas desse mercado.

O Marketing Local é particularmente importante para empresas que têm um público-alvo geograficamente definido, como lojas físicas, restaurantes, prestadores de serviços locais, empresas de construção, entre outros. Ao se concentrar nas necessidades e preferências específicas da comunidade local, as empresas podem melhorar sua presença e competitividade em seu mercado local.

Quais as melhores estratégias para aplicar o marketing local?

Mídias sociais

As mídias sociais são grandes aliadas nas estratégias de Marketing Local, afinal elas podem ajudar a oferecer seu produto ou serviço nas principais redes sociais, especialmente naquelas em que se concentra o seu público-alvo. Porém a sua utilização deve ser feita de maneira correta, para que os resultados sejam os melhores possíveis. 

Primeiramente, deve-se fazer um planejamento do conteúdo que será postado: assunto, data, mídia e rede escolhida, por exemplo. A partir desse planejamento fica mais fácil criar o conteúdo de forma rápida e prática.

A segunda parte, tão importante quanto, é utilizar os geolocalizadores nas postagens, bem como no perfil da empresa nessas redes. Para isso, crie perfis bem completos, com todas as informações necessárias, principalmente a localização, horários de atendimento e contato, informação base para uma estratégia de Marketing Local.

SEO Local

As melhores práticas para o marketing local

Uma das estratégias mais importantes, e com ótimo benefícios a longo prazo, é apostar no SEO local. O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que vão desde a escolha do conteúdo de um site, passando por detalhes do mesmo (como títulos e URLs, por exemplo), até questões mais técnicas, como o tempo de carregamento de uma página. Essas otimizações tem como intuito fazer com que determinada página fique nas primeiras colocações de um mecanismo de busca, como o Google, por exemplo.

Para as empresas que desejam apostar no  Marketing Local uma estratégia de SEO baseada em palavras-chave que envolvam a localização do negócio (como cidade, bairro ou outros pontos de referência) pode ser uma aposta para atrair clientes próximos. 

Para saber mais sobre SEO, suas características e benefícios, acesse nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto.

Google Meu Negócio

As melhores práticas para o marketing local

E que tal utilizar uma ferramenta gratuita para ser encontrado por possíveis clientes que estão pesquisando sobre seus produtos ou serviços nas proximidades. O Google Meu Negócio é um dos maiores aliados nas estratégias de Marketing local e sua aplicação é muito simples, basta criar uma conta de sua empresa na ferramenta e confirmar as informações de contato.

Porém, para uma estratégia bem sucedida, apenas a criação da conta não é o suficiente, outros pontos devem ser levados em conta, como o preenchimento completo das informações de contato, horários de atendimento, fotos e biografia da empresa. Quanto mais completo o seu perfil na ferramenta, mais chances terá de atrair mais clientes.

E-mail marketing

Com a ascensão das redes sociais, muitos podem pensar que o e-mail marketing se transformou em uma estratégia ultrapassada, especialmente se levarmos em conta a quantidade de promoções e spams que um e-mail recebe cotidianamente. Mas não é verdade, o e-mail continua uma ótima ferramenta para fazer negócios, desde que utilizada de forma correta.

Envie e-mails apenas para pessoas que forneceram suas informações de contato e caprichem no conteúdo personalizado. Os usuários estão cada vez mais exigentes, e e-mails genéricos geralmente acabam na lixeira sem nem ao menos serem abertos.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo WhatsApp projetada especificamente para empresas. Ele oferece uma série de recursos adicionais que são úteis para empresas que desejam se comunicar com clientes de maneira profissional e eficiente.

Ao configurar uma conta no WhatsApp Business, as empresas podem criar um perfil comercial que inclui informações importantes, como o nome da empresa, uma breve descrição, horário de funcionamento, endereço físico e website. Isso ajuda os clientes a identificarem a empresa e fornece informações úteis sobre seus produtos e serviços.

O WhatsApp Business permite que as empresas se comuniquem diretamente com os clientes de forma rápida e conveniente. Isso pode ser usado para responder a perguntas, fornecer suporte ao cliente e até mesmo para enviar promoções ou atualizações sobre produtos e serviços.

Parcerias locais e colaborações

Essa dica não é tão fácil de aplicar, afinal ela demanda uma rede de contatos que, por vezes (especialmente se a empresa estiver começando)não são todos os negócios que possuem. Mas para aquelas que podem se beneficiar de parcerias locais e outros tipos de colaborações, essa é sem dúvida uma das estratégias mais interessantes e lucrativas.

Avaliação de clientes

As melhores práticas para o marketing local

Da mesma forma, a avaliação de clientes só é possível para uma empresa que já possui uma cartela de clientes, porém quando bem utilizada, ela é uma das mais eficazes. O consumidor online leva em consideração a opinião de outros usuários, dando um grande peso a suas observações, por isso incentiva seus clientes a deixarem depoimentos nas redes sociais da empresa e na página do Google Meu Negócio.

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