Atualizações do algoritmo do Google

Com o intuito de melhorar a experiência do usuário, os motores de busca, em especial o Google, procuram aprimorar seus algoritmos para que os resultados das pesquisas sejam os melhores possíveis. Esses aprimoramentos acontecem cotidianamente, porém alguns deles são criados para mudar os paradigmas que envolvem a indexação e busca dos sites. Em seguida vamos conhecer uma pequena cronologia das atualizações do algoritmo do google.

Mais de 200 fatores diferentes são responsáveis por determinar a posição de uma página em uma busca feita no Google e eles estão constantemente sofrendo modificações para atender melhor às necessidades do usuário. Porém algumas mudanças são mais significativas, transformando às vezes toda a estrutura do algoritmo, fazendo com quem trabalha com páginas na internet (e portanto deseja alcançar as primeiras posições nas buscas) tenha que se atualizar continuamente.

Atualizações do algoritmo do Google

Essas mudanças mais profundas são chamadas de “core updates” e vem transformando a maneira como os usuários e páginas lidam com os motores de busca. Atualmente as mudanças são tão dinâmicas que muitas delas acontecem no espaço de um mesmo ano. Vamos conhecer as principais:

Florida – 2003

A primeira das grandes atualizações do algoritmo do Google, ela foi responsável por remover cerca de 50% dos sites indexados. Essa atualização penalizou as páginas de baixa qualidade e que usavam keyword stuffing ou excesso de palavras-chave, uma prática em que uma palavra-chave é repetida muitas vezes em um texto.

Panda – 2011

Essa atualização focou na qualidade das páginas, banindo sites que usavam práticas ruins, como esconder as palavras-chaves em conteúdos invisíveis na página. A partir dessa atualização foram removidos cerca de 12% dos sites existentes no índice do Google.

Penguin – 2012

Outra atualização que focou no keyword stuffing e outros esquemas de black hat, que são as técnicas de SEO que não seguem as diretrizes dos buscadores e tentam burlar suas regras, correndo risco de receber punições.

Hummingbird – 2013

Essa atualização passou a levar em conta não só a palavra-chave em si, mas todo o universo semântico da expressão, como sinônimos e o contexto onde ela está inserida.

HTTPS/SSL update – 2014

Identificou a segurança dos sites como fator de ranqueamento. Páginas que lidam com informações confidenciais, como números de documentos ou cartões de crédito, deveriam passar a ser criptografadas.

Mobilegeddon – 2015

Passou a priorizar como fator de ranqueamento o quanto as páginas eram amigáveis para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Atualizações do algoritmo do Google

Rankbrain – 2015

O algoritmo passou a usar inteligência artificial para melhorar o seu ranqueamento e a intenção de busca do usuário.

Fred – 2017

Passou a penalizar sites de baixa qualidade e que possuíam visual muito poluído, com excesso de anúncios.

Medical update – 2018

Passou a levar em consideração a expertise do autor em relação a assuntos delicados ou de importância para a sociedade e o indivíduo, como os da área da saúde e de finanças.

EAT – 2019

Sigla para os termos em inglês que pode ser traduzido como expertise, autoridade e credibilidade. Páginas com o perfil completo de autores identificados com a área que estão escrevendo recebem melhor classificação do que as escritas por leigos.

Atualização de confiabilidade – 2019

Leva em consideração a confiança do público na qualidade do conteúdo apresentado nas páginas.

Atualização de diversidade – 2019

Os resultados das pesquisas passam a apresentar no máximo dois resultados de uma mesma página, criando maior diversidade nos resultados das SERPs.

Bert – 2019

Idealizado com um projeto de processamento de linguagem natural com redes neurais.Nessa atualização se ajustou o algoritmo para compreender melhor o que as pessoas estão digitando em linguagem natural.

Favicon e posição – 2020

Uma atualização polêmica, pois a maioria dos usuários não gostou das mudanças, ela tinha como ideia principal fazer com que os resultados das pesquisas em desktop tivessem a mesma aparência das apresentadas em mobile. Porém foi revertida após o clamor popular

Page experience – 2021

Essa atualização focou na experiência da página por parte do usuário, ela diminui a pontuação de sites de acordo com a quantidade de problemas que ele obtinha ao tentar usar uma determinada página, como o aparecimento de pop-ups e anúncios que dificultam a visualização, botões e ícones difíceis de acessar, etc.

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