Benefícios do SEO para médias e pequenas empresas

Para pequenas e médias empresas que desejam utilizar a internet para se conectar com novos clientes, uma das estratégias mais interessantes é utilizar as técnicas de SEO. Através delas a empresa pode se posicionar digitalmente mesmo com pouco investimento financeiro. Vamos conhecer um pouco mais sobre quais são os benefícios do SEO para médias e pequenas empresas e quais são suas principais técnicas.

O que é SEO

Benefícios do SEO para médias e pequenas empresas

SEO é o acrônimo para a expressão search engine optimization ou, em uma tradução literal, otimização para mecanismos de busca. O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que tem como objetivo tornar uma determinada página o primeiro resultado em uma pesquisa nos motores de busca da internet (Google, Bing, etc).

E estar em primeiro lugar nos resultados das pesquisas é extremamente importante. Cerca de 75% dos usuários não ultrapassam a primeira página de uma busca, o que indica que a maioria dos cliques fica concentrado na primeira página da SERP.

Benefícios do SEO

Benefícios do SEO para médias e pequenas empresas

A utilização das técnicas de SEO são uma ótima estratégia para desenvolver a marca da empresa com poucos gastos. Ao invés de competir com grandes empresas pelos resultados nos anúncios pagos, nos quais é necessário uma boa quantidade de investimentos mensais, a utilização do SEO é uma ótima alternativa para quem busca conquistar clientes a médio e a longo prazo.

Ao contrário dos anúncios pagos que, se não receberem os devidos investimentos, param de figurar entre os resultados principais, o SEO contribui para que a página apareça organicamente entre os primeiros resultados, o que faz com que os ganhos sejam muito mais duradouros.

Em compensação as estratégias de SEO costumam demorar mais para gerar tráfego para um site, elas são resultado de um processo trabalhoso e de muita dedicação, porém se feitas de forma correta podem gerar ótimos dividendos.

Além disso, os resultados orgânicos das pesquisas geram maior credibilidade e, por consequência, maior autoridade para a empresa. O usuário vê no resultado orgânico uma página muito mais confiável, que não está apenas tentando vender algo a todo custo, e sim respondendo ao usuário sobre a dúvida que motivou a pesquisa.

Como desenvolver uma estratégia de SEO

Benefícios do SEO para médias e pequenas empresas

Como dito antes, uma estratégia de SEO é algo trabalhoso, é preciso de muita dedicação por parte da empresa para que ela se torne sucesso. Além disso, muitos são os pontos que devem ser verificados para um bom rendimento do SEO. Em seguida vamos conhecer alguns dos principais:

Palavras-chaves

As definições das palavras-chaves são um dos pontos principais de qualquer estratégia de negócios digitais. Reconhecer quais são as palavras-chaves essenciais para o seu negócio é o primeiro passo para a aplicação do SEO. As palavras chaves vão nortear todas as estratégias e por isso precisam de uma atenção especial antes de se decidir quais serão usadas.

SEO local

Ainda dentro dessa questão das palavras-chave é importante para empresa conhecer seu público-alvo e seu raio de atuação. Para empresas que têm a maioria dos seus clientes em locais geograficamente próximos, uma boa alternativa é utilizar palavras-chave que referenciam o local, como “agência de marketing digital em Caxias do Sul” ou “escritório de contabilidade em Bento Gonçalves”, por exemplo. Essa estratégia pode ser combinada com a utilização de um perfil do Google Meu Negócio. Esse deve estar bem completo – com todas as informações de contato, horários de atendimento e link para a página – e se tornará um ótimo aliado do SEO.

Conteúdo relevante

Essa é a principal característica do SEO, sem um bom conteúdo a estratégia de SEO não dará resultado. Isso porque os usuários quando possuem uma dúvida utilizam os mecanismos de busca para respondê-la. Se a sua página der uma resposta insatisfatória – conteúdo pobre, mal escrito ou copiado, por exemplo – o usuário não voltará na próxima vez. No sentido contrário, se o conteúdo for interessante é muito provável que ele vá prender a atenção do usuário Dessa forma, os mecanismos de busca irão compreender que aquela página contém as informações procuradas, baseada no cálculo do tempo de permanência do usuário dentro da página e interação com os recursos da mesma.

Otimização das páginas

Outro passo importante para a melhora das páginas de uma empresa é a otimização de seus recursos. Sempre tendo em mente quais são as palavras-chave que foram previamente definidas, a empresa deve otimizar alguns pontos essenciais como os títulos e subtítulos, as imagens e outros recursos de mídia, as meta-description, entre outros fatores que irão melhorar o ranqueamento da página.

Nesse mesmo sentido é importante criar um link building, ou seja, ligar o conteúdo de uma página até outras publicações do site. Através dessa prática o usuário consegue realizar uma navegação mais fácil e coerente dentro do site da empresa, além de ajudar os bots rastreadores na indexação dessas páginas.

Outras otimizações devem ser feitas em relação a aspectos mais técnicos da página, como se ela está pronta para ser acessada por dispositivos móveis (como tablets e celulares) e seu tempo de carregamento. Como a maioria dos usuários está cada vez mais conectada através do celular, os algoritmos dos mecanismos de busca estão priorizando páginas responsivas, que facilitem a navegação através desses dispositivos.

Atualização do conteúdo

Além de criar conteúdo de qualidade, é importante mantê-lo atualizado. Os mecanismos de busca estão sempre procurando por novos e melhores conteúdos, portanto, além da profundidade do assunto, é importante que ele não fique datado. Por isso é importante para a empresa revisar suas páginas, acrescentar e retirar e informações que achar necessárias, e avisar os motores de busca que determinada página foi atualizada.

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