Os 8 P’s do Marketing Digital

Apesar de o Marketing ser um dos assunto mais amplamente debatidos no século passado, especialmente com o aumento da venda de bens de consumo a partir da década de 50 no pós guerra, muito desse conhecimento virou de ponta a cabeça com a massificação da internet e com as mudanças definitivas que as vendas online trouxeram para as marcas, produtos e consumidores.

Os 8 P's do Marketing Digital

Muito daquilo que era considerado regra básica no marketing, do que deveria ser feito ou não, do contato com o consumidor e até a ideia de branding tiveram que ser alterados ou mesmo subvertidos para se adaptar a essa forma de fazer negócios.

Um dos conceitos mais difundidos do marketing tradicional era o dos 4 P’s – preço, produto, preço e promoção – porém com o Marketing Digital essa metodologia começou a ficar datada. Por isso, esse conceito foi adaptado para estruturas digitais pelo empresário Conrado Adolpho, naquilo que ficou conhecido como os 8P’s do Marketing Digital: Pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão. Assim como o conceito original, os 8 P’s do Marketing Digital não deve ser pensado como uma estrutura em etapas, mas sim como pontos básicos para que qualquer estratégia digital tenha um resultado satisfatório. Vamos conhecer agora um pouco mais de cada um deles:

Quais são os 8 P’s do Marketing Digital

  • Pesquisa: para que qualquer estratégia de Marketing Digital possa dar certo é de extrema importância conhecer o mercado e o público-alvo para criar campanhas cada vez mais assertivas. Com a internet a pesquisa pode ser feita facilmente através de formulários online, como os do Google, por exemplo.
  • Planejamento: outra etapa com preceitos parecidos com os do marketing tradicional, já que é essencial antes de produzir qualquer campanha saber quais são os objetivos que devem ser alcançados e quais canais serão utilizados. No planejamento se define aspectos importantes da campanha como: qual será o orçamento em publicidade paga? ou quantas postagens serão feitas por semana nas redes sociais? e assim por diante.
  • Produção: essa é a etapa onde são produzidos os conteúdos que serão utilizados na campanha desde banners e display para anúncios pagos, calls-to-action em anúncios, vídeos para redes sociais ou postagem para blog, sempre tendo em vista qual o objetivo final da campanha e o seu público-alvo.
  • Publicação: não é apenas o ato de publicar o conteúdo, mas também de fazer o ajuste fino para melhor impacto dos mesmos. Para isso, são usadas técnicas de SEO para que o conteúdo seja encontrado nas pesquisas, além do uso de gatilhos mentais para que os anúncios tenham maior relevância para o usuário.
  • Promoção: assim como no marketing tradicional, a promoção não se restringe apenas em anunciar preços mais baixos ou vantagens, mas tem como meta atrair novos clientes para a marca, para isso são importantes as criações de conteúdos que agreguem valor a mesma.
  • Propagação: um diferencial do Marketing Digital é que o conteúdo postado pode viralizar nas redes sociais, o que é uma ótima forma de chamar a atenção para marca com pouco custo. Portanto, no ato de criação e postagens de conteúdos é sempre importante conhecer e aumentar o potencial de viralização do mesmo.
  • Personalização: uma das melhores vantagens do Marketing Digital é poder personalizar as estratégias dependendo do público-alvo. Da linguagem aos horários que a campanha vai acontecer, tudo pode ser personalizado para melhor atender o seu público-alvo.
  • Precisão: outra característica do Marketing Digital é a possibilidade de medir todos os aspectos da campanha. Desde qual a porcentagem de cliques por anúncio, passando pelo engajamentos nas redes sociais até o tempo médio em cada página, tudo pode ser medido e, consequentemente, otimizado.

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