Como criar um Instagram de sucesso

O instagram surgiu como uma rede social visual e pessoal, onde os usuários escolhiam postar as melhores fotos. Porém ao longo do tempo suas funções foram evoluindo e ele se tornou uma ferramenta de extrema importância para as empresas, afinal a plataforma pode se tornar uma ótima vitrine para produtos e serviços, e dessa forma atrair novos clientes que antes desconheciam a marca.

E a importância do Instagram é ainda maior no Brasil, terceiro país que mais utiliza rede social, ou seja, ganhar visibilidade nessa plataforma deve ser prioridade, especialmente para novos negócios ou para quem está começando a criar uma presença digital.

Por isso é importante para a empresa apostar em uma estratégia que amplie o alcance de suas publicações no instagram, aumentando ainda mais seu público e, consequentemente, a possibilidade de fazer negócios online.

Vamos a seguir enumerar algumas dicas de como criar um perfil para destacar a sua marca no Instagram:

Crie um perfil de negócios

Como criar um instagram de sucesso

O Instagram permite criar um perfil comercial independente de sua conta pessoal. Esse tipo de perfil, além de fazer a essencial separação do que é público e comercial, daquilo que é do seu interesse pessoal, ainda vem com diversas ferramentas especiais para a empresa.

Através de um perfil comercial, você terá acesso a uma série de ferramentas de mensuração que vão lhe permitir identificar o alcance da publicação, o engajamento e até mesmo características demográficas de quem visualizou a postagem, como idade, gênero e local.

Com essas ferramentas fica muito mais fácil criar postagens relevantes e com um conteúdo muito mais assertivo, que não vai passar despercebido pelo feed do usuário. Outra funcionalidade do perfil comercial é a possibilidade criar testes A/B, ou seja, variações de uma mesma postagem para verificar qual performou melhor durante um determinado período de tempo, uma ótima ferramenta para entender o comportamento e os gostos de seu público-alvo.

Frequência das postagens

De nada adianta criar dez ótimas postagens, publicá-las todas em um dia e depois não atualizar o perfil por meses. Os algoritmos das redes sociais valorizam quem publica conteúdo de qualidade e com regularidade, e esse é o caso também do Instagram.

Por isso, antes de começar postando qualquer coisa, o ideal é criar um calendário de postagem bem amplo: com o tema, o formato e a data de cada postagem. Com esse tipo de calendário fica muito mais fácil organizar as publicações, criando uma regularidade nas postagens que agrada ao algoritmo da rede social e a seu público, que sabe que pode sempre contar com novidades regulares.

Utilização de todos os recursos

As redes sociais estão sempre desenvolvendo novos recursos para que seus usuários utilizem a plataforma cada vez mais, portanto é importante que você aproveite essas atualizações, isso demonstra para a empresa o quanto o seu perfil é engajado.

Outro benefício é que cada novo recurso – como stories, reels e IGTV – possuem suas particularidades e podem ser usadas de maneira diferente pela empresa. No IGTV a empresa pode criar lives apresentando um novo produto ou respondendo dúvidas dos consumidores. Já o reels permite um conteúdo mais rápido e descontraído, ou seja, para cada ferramenta é necessário um conteúdo adequado e que, consequentemente, dará mais resultado, por isso a importância de um calendário de postagens.

Hashtags

Como criar um instagram de sucesso

As redes sociais não permitem que seu conteúdo seja encontrado por título ou conteúdo, como acontece nos motores de busca como o Google, portanto o uso das hashtags é essencial. Através delas os usuários podem pesquisar sobre determinado assunto, desde que utilizadas da forma correta.

Por isso é importante prestar atenção a dois pormenores. O primeiro é apenas utilizar hashtags que façam relação com sua postagem: de nada serve utilizar hashtags do momento se esse não é assunto tratado pela sua postagem, isso só deixará o usuário confuso e decepcionado, diminuindo o impacto da sua marca.

O segundo é não utilizar hashtags demais, escolha aquelas que expliquem melhor seu conteúdo e que façam sentido com o que está sendo publicado, evitando assim poluir de sua publicação. Às vezes menos é mais.

Interação e engajamento

Como foi dito antes, as redes sociais, como Instagram, valorizam o engajamento, afinal é dessa forma que eles podem monitorar como cada conteúdo postado está sendo recebido pelos usuários. Quanto mais engajamento, mais usuários satisfeitos e que vão continuar utilizando a plataforma.

Dessa forma é importante, não só responder os comentários que são feitos em suas postagens, mas também engajar com outras publicações. Obviamente isso deve ser feito de forma coerente e natural, valorizando o conteúdo dos outros usuários e sem ser inconveniente.

Posts patrocinados

Aqui é preciso esclarecer alguns pontos, apesar de todos os cuidados ao executar uma estratégia de conteúdo no Instagram, nem sempre os resultados vão aparecer a curto prazo, especialmente porque uma das formas dessa rede social lucrar é na venda de anúncios patrocinados em seu feed.

Por isso, anunciar no Instagram pode ser uma opção viável para aumentar o seu número de seguidores, porém ele deve ser feito de forma correta e estratégica. A opção de aumentar o alcance de sua publicação certamente dará resultados, porém eles não trarão um público de qualidade, para isso acontecer é necessário utilizar a ferramenta de anúncios pagos proporcionada pela plataforma, o Facebook Business.

Nela é possível não apenas aumentar o número de usuários impactado pela sua marca, mas também criar uma estratégia completa – escolhendo o melhor público alvo, através de informações demográficas e com a possibilidade escolher perfis com gostos e atitudes específicas – e com a possibilidade de utilizar dark posts (posts comerciais que não farão parte do seu feed), o que deixará o seu perfil mais limpo, focado mais nas publicações de conteúdos relevantes e informativos, o que deixa a imagem da empresa menos desgastada.

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