Como criar uma campanha de pesquisa no Google Ads

A campanha de pesquisa do Google Ads é uma das mais populares (se não a mais popular) formas de anunciar um negócio na internet. Como atua diretamente na página de resultados de uma pesquisa e não precisa de muitos recursos, ela é uma ótima opção para quem deseja começar a oferecer seu produto ou serviço online. A seguir vamos conhecer como funciona uma campanha de pesquisa no Google Ads e quais são as práticas recomendadas para que ela dê os melhores resultados.

Como criar uma campanha de pesquisa no Google Ads

Como funciona uma campanha de pesquisa no Google Ads

Uma campanha de pesquisa funciona através da seguinte hierarquia:

  • Campanha: onde são definidos o orçamento diário, o local onde os anúncios irão aparecer, os horários entre outros;
  • Grupo de anúncio: onde são estabelecidos as palavras-chaves que irão disparar os anúncios;
  • Anúncios: os anúncios propriamente ditos que irão aparecer no resultado das pesquisas do Google como um snippet de anúncio.

Você poderá criar inúmeros grupos de anúncio dentro de uma campanha. Da mesma forma inúmeros anúncios dentro de um grupo de anúncios. Tudo dependendo das metas e estratégias utilizadas.

Criando uma campanha de pesquisa no Google Ads

Como criar uma campanha de pesquisa no Google Ads

Antes de criar qualquer tipo de campanha no Google Ads é importante definir quais serão as conversões que vão ser monitoradas, assim como estabelecer previamente quais serão as palavras-chave utilizadas nos diversos grupos de anúncios, assim como o tipo de correspondência

Feito isso comece criando a campanha no ícone como sinal de mais no canto superior à esquerda – em que está escrito criar – de sua conta do Google Ads e escolha a campanha.

Em seguida escolha seu objetivo (leads, vendas, tráfego para o site) ou crie uma campanha sem metas. Após isso, escolha o tipo de campanha de pesquisa e quais serão as conversões a serem monitoradas nessa campanha. Por fim, dê um nome à campanha.

A etapa seguinte será a criação de um grupo de anúncios e de um primeiro anúncio, porém é preciso ficar atento a alguns detalhes. Outras configurações da campanha que precisam ser feitas virão mais tarde no modelo de criação do Google Ads atual, porém elas precisam de cuidado, pois interferem diretamente em toda a campanha, como:

  • Orçamento: valor diário médio que poderá ser gasto nessa campanha (poderá variar de dia para dia dependendo dos valores do leilão);
  • Local: onde seus anúncios irão aparecer. Podem ser divididos em Presença (pessoas que estão na sua região de segmentação ou que frequentam a área) ou Interesse (pessoas que buscam suas regiões de segmentação);
  • Idiomas: os anúncios irão aparecer para os idiomas utilizados pelo navegador. Se o usuário estiver no local, mas o navegador estiver configurado em outro idioma, o anúncio não irá aparecer.;
  • Segmentos de público-alvo: pode-se segmentar um público-alvo específico baseado em seus interesses, por exemplo;
  • Programação de anúncios: dia da semana e horários que os anúncios serão vinculados;
  • Lances: qual valor máximo que o negócio está disposto a pagar por clique (cpc) no anúncio.

Criando um grupo de anúncios

A primeira etapa na criação de um grupo de anúncios é definir quais serão as palavras-chaves a serem utilizadas, cada grupo de anúncio pode ser criado com palavras-chaves diferentes (ou com as mesmas, mas com um tipo de correspondência diferente, por exemplo). Apenas insira as palavras no campo determinado já com o tipo de correspondência desejado.

Novas palavras-chaves podem ser incluídas posteriormente na campanha. Outra etapa importante da mensuração dos resultados da campanha é negativar palavras-chaves, dessa forma seu anúncio não será vinculado quando elas forem digitadas.

Criação de anúncios

Como criar uma campanha de pesquisa no Google Ads

Os anúncios são parte essencial de uma campanha de pesquisa. Anúncios pouco chamativos não vão receber os cliques necessários para darem resultado. 

A primeira etapa de criação de anúncio é definir a página de destino. Essa etapa é muito importante, já que uma página criada para obter o máximo de conversões (landing page) é essencial para se obter melhores resultados.

Em seguida são preenchidos os títulos e as descrições. Esses devem ser completados com o maior número de opções possíveis, o que dará ao algoritmo do Google mais opções para criar e testar os anúncios, escolhendo automaticamente as melhores combinações.

Os títulos podem ter no máximo 30 caracteres e devem ser bem chamativos (sempre respeitando as normas de utilização do Google), já as descrições podem ser de até 90 caracteres e devem descrever as vantagens do negócio, utilizar gatilhos mentais e chamadas para a ação.

Outros campos também podem ser preenchidos, porém não são obrigatórios. Por exemplo, o campo de imagens, o de frases chamariz, sitelinks, snippets estruturados, preços, promoções, chamadas e outros.

Esses outros campos devem ser completados dependendo da necessidade do negócio. Mas quanto mais eles forem preenchidos melhor, isso chamará a atenção do usuário e dará um aspecto mais profissional para o anúncio.

Outro detalhe importante em relação ao anúncio é que a criação de variações deles, pois a partir dessas variações é possível analisar as principais métricas e quais são os anúncios que recebem a maior quantidade cliques e, consequentemente, devem receber maior investimento.

Para saber mais sobre outras características  do Google Ads e outras possibilidades do Marketing de Performance, acesse nosso blog com conteúdo exclusivo

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