A utilização do Meta Ads para divulgar seu negócio nas redes sociais é uma das estratégias mais utilizadas no Marketing de Performance, isso porque ela é uma ferramenta completa, de grande alcance e custo/benefício.
Criar uma campanha no Meta Ads não é nada complicado, porém requer bastante trabalho e atenção. Para quem está interessado em começar a utilizar essa ferramenta, montamos esse pequeno guia de criação de campanha no Meta Ads.
Algumas informações importantes sobre o Meta Ads
Todas as ações para a criação de uma campanha no Meta Ads são feitas a partir do gerenciador de anúncios. A partir dessa ferramenta é possível configurar todas as etapas de uma campanha, desde definir o orçamento e o público-alvo até a criação do anúncio em si. Para acessar esse gerenciador basta ter uma conta no Facebook.
Pixel de conversão
Através de uma tag, um código html instalado na página da empresa, o Meta Ads consegue monitorar o comportamento daqueles que clicaram no seu anúncio, obtendo informações valiosas para identificar como otimizar vários aspectos da campanha, desde ajustes no público-alvo até melhorias na página que irão melhorar suas vendas.
Criando uma campanha no meta ads
Entrar no gerenciador de anúncios
Parece uma etapa óbvia, mas ela é importante pois muitas vezes as pessoas confundem o impulsionamento de uma publicação com a criação de anúncios. O impulsionamento só é possível ser realizado a partir de publicações no Feed da página e conta com poucos recursos de controle.
Ao contrário, com o gerador de anúncios as possibilidades são infinitas. Desde a criação de públicos-alvos específicos para diferentes tipos de anúncios, definição de diferentes metas e orçamentos, até a criação de anúncios que não estão no feed da página, os dark posts.
Para saber mais sobre os tipos de publicação no Meta, acesse nosso artigo sobre o assunto.
Objetivo
Ao criar uma campanha no meta ads será possível escolher entre três objetivos: reconhecimento, consideração e conversão. Cada um entrega resultados diferentes, por isso é importante definir quais são os objetivos de determinada campanha antes de começá-la.
Reconhecimento
O objetivo desse tipo de campanha é aparecer para o maior número de usuários possíveis, ou seja, criar um público para a página empresa. Esse é objetivo interessante para negócios que estão começando ou que ainda não tem uma boa estrutura digital e familiaridade com as redes sociais.
Consideração
Esse objetivo foca no engajamento dos usuários. Esse tipo de campanha tem como meta trazer mais seguidores para sua página nas redes sociais, aumentar o engajamento com suas postagens e trazer tráfego qualificado para o site. Esse objetivo de campanha é interessante para a divulgação de novos produtos ou novidades de seu negócio.
Conversão
Esse é objetivo final de qualquer campanha de marketing de performance. A partir dele a meta deve ser trazer usuários qualificados para o site e que realizarão uma ação de conversão: uma compra ou um preenchimento de cadastro, por exemplo. Ou seja, aqui o foco é no cliente em potencial. Esse é o objetivo mais utilizado e é importantíssimo sua utilização caso a sua empresa já possua uma boa estrutura de vendas online.
Segmentação do público
A criação e a segmentação de públicos é um dos grandes trunfos do Meta Ads. A partir dessa segmentação é possível escolher públicos específicos para determinados anúncios. Se a sua empresa já tem bem definido quem é o seu público-alvo, essa é uma ótima forma de melhorar o custo-benefício de sua campanha.
Aqui existem diversas formas de definir quais são seus públicos, falamos com maiores detalhes sobre a criação e os diferentes tipos de público alvo nesse artigo especial sobre o tema.
Posicionamento
O posicionamento é a forma como seus anúncios poderão aparecer nas redes sociais do Meta e ele pode ser ajustado manualmente ou, como é recomendado pela própria plataforma, pode ser feito de forma automática.
Controle de gastos
Aqui você irá definir o custo médio diário de cada campanha. Porém outras configurações podem ser feitas, como a delimitação de um custo por clique máximo (CPC) e a programação dos anúncios. Essa informação é muito importante, pois é possível programar os anúncios apenas para as horas e dias em que seu público ideal está normalmente conectado.
Conteúdo dos anúncios
Etapa final da criação de uma campanha, a criação do anúncio é uma das que mais exigem cuidado. Primeiro você terá que escolher entre as formas de publicação, poderá utilizar o feed da empresa ou criar um novo anúncio (um dark post).
A criação do anúncio (dar post) possui diversas vantagens, pois, além de deixar o feed da empresa mais limpo, ele pode ser configurado de diversas maneiras, aumentando a possibilidade de testes e otimizações. Para se criar um anúncio será necessário completar os seguintes requisitos:
Imagem ou vídeo
Aqui você pode subir uma imagem ou vídeo do produto ou serviço da sua empresa. O importante nessa fase é saber quais são as possibilidades de vinculação desses anúncios: feed, stories, reels, carrossel ou até mesmo no messenger, tudo dependendo da imagem ou vídeo escolhido e objetivo da campanha.
Links
Espaço para colocar o link que levará o usuário para a página da empresa. O importante nessa fase é escolher um link que leve diretamente para o produto apresentado ou para uma landing page criada especialmente para a conversão. Utilizar a página principal de um site não produz os mesmos resultados, pois o usuário terá que procurar o produto e, consequentemente, pode desistir da ação.
Textos
Parte importantíssima da criação do anúncio, pois aqui é preciso apresentar o produto ou serviço em poucas palavras e, ao mesmo tempo, chamar a atenção do usuário. Além do texto principal, é possível criar títulos e descrições diferentes para diferentes produtos, caso você opte por um carrossel de imagens, por exemplo. Isso é importante pois identifica o produto mais facilmente para o usuário, aumentando assim o interesse do mesmo.
Chamadas para ação
o Meta Ads possui um espaço de chamadas para ação pré-estabelecidas que estarão presentes dentro do anúncio. Aqui o segredo é utilizar a que mais combina com o seu objetivo de campanha. Se você quer que o usuário compre um produto em seu site, utilize a CTA de “Compre agora”, por exemplo.
Agora é só publicar. Outro trunfo da Meta Ads é a possibilidade de criar testes A/B, ou seja, duas diferentes versões de um mesmo anúncio para verificar qual o que teve melhor resultado. Essa e outras métricas devem ser constantemente analisadas para que a sua campanha performance da melhor forma possível, ou seja, com o maior número de objetivos alcançados e com o menor custo benefício.
Para saber mais sobre anúncios em redes sociais e marketing de performance, acesse nosso blog para mais conteúdos exclusivos. E não deixe de comentar e compartilhar essa publicação.