Uma das ferramentas mais utilizadas no Marketing de Performance é o Google Ads. A partir dessa ferramenta é possível criar diversos tipos de campanhas de anúncios pagos com diferentes tipos de metas, cada qual com sua particularidade, o que os torna mais eficientes.
Uma das grandes vantagens em utilizar o Google Ads para promover um negócio na internet é a sua variedade de possibilidades na hora da criação das campanhas. A forma mais comum é através de anúncios pagos que ficam antes dos primeiros e dos últimos resultados das páginas de pesquisas (as SERPS), porém essas não são as únicas formas de se anunciar através do Google.
Outra forma bem interessante de anunciar é através dos anúncios de display: banners geralmente encontrados em páginas de notícias ou blogs com grande quantidade de tráfego orgânico. Outra forma bastante utilizada por conta da sua eficácia é através de anúncios em vídeos no Youtube. Mas é claro, que utilizar determinado tipo de campanha depende de qual será o seu objetivo e o público-alvo dela, e antes de criar qualquer tipo de anúncio, é muito importante definir esses aspectos.
Criar uma conta no Google Ads é relativamente simples, porém o usuário precisa ficar atento a alguns detalhes para que suas funcionalidades operem de forma correta. Vamos conhecer um pouco mais de como criar uma conta no Google Ads e como funciona sua estrutura básica:
Criando a conta
Criar uma conta no Google Ads é relativamente fácil, basta entrar na página do Google da ferramenta e fazer a inscrição, que pode ser feita como perfil pessoal ou de empresa ou então fazer o login, caso você já tenha feito essa inscrição anteriormente.
Após a inscrição do Google Ads é preciso efetuar algumas configurações básicas como: selecionar o idioma, escolher um nome para a conta, especificar o fuso horário (dado muito importante, pois você poderá estabelecer que seus anúncios aparecem apenas em horários específicos) e outros dados do contato.
Outra etapa importante deve ser feita no espaço de ferramentas e configuração, na aba faturamento. Nela existe um espaço para especificar alguns dados como o país, a moeda em será feita a cobrança, o endereço de email e como será o método de pagamento da conta. Todas essas configurações devem ser feitas antes da criação de qualquer campanha.
Criando uma campanha

A utilização do Google Ads funciona através da criação de campanhas. A partir dela são delimitados pontos importantes da estratégia de marketing utilizada. A primeira delas é qual o objetivo dessa campanha. São várias as possibilidades, ele pode ser de venda, de criação de leads, de geração tráfego para o site, de alcance e reconhecimento da marca, de promoção de um aplicativo, de gerar visitas para alguma loja local, entre outros.

Após definir esse objetivo é preciso definir qual será o tipo de campanha, e a escolha do objetivo será fundamental, já que cada meta funciona melhor com um tipo de campanha. Para o alcance e reconhecimento da marca, a opção por anúncios em rede de display ou no Youtube são as mais indicadas, por exemplo. Por outro lado, a criação de leads possui um leque de opções maior e pode ser conseguida através de outras opções como a pesquisa ou a campanha de discovery.
As opções de criação de campanha no google ads atualmente são as seguintes:

- Pesquisa: anúncios nas página que são resultados de pesquisa do Google (as SERPS):
- Rede de display: anúncios, geralmente gráficos, que aparecem em sites e blogs de bastante tráfego.
- Shopping: anúncios nas páginas de pesquisa ou de shopping de um produto ou marca específico;
- Vídeo: anúncios rápidos em vídeo antes de conteúdos longos do Youtube
- App: anúncios em aplicativos;
- Smart: campanha com pouca personalização, onde o Google ads cuida automaticamente da maioria das configurações;
- Discovery: anúncios parecidos com os de display, mas com foque nos sites e ferramentas do Google, como o Youtube e o Gmai,
- Performance Max: anúncio com diversos tipos de mídias em que o algoritmo do Google ads exibe aquele de melhor performance.
Após a definição do tipo de campanha é preciso dar um nome para ela, de preferência de fácil identificação, especialmente em relação ao objetivo e ao público-alvo. Em seguida, outras configurações precisam ser feitas, como a escolha do local e do idioma, por exemplo. É importante salientar que esse é o idioma em que está sendo usado o navegador ou aplicativo, e não do conteúdo ou busca.
Outra configuração importante é o valor que será gasto diariamente na campanha. Aqui um ponto deve ser identificado: O Google faz uma estimativa de gasto diário, ou seja, ele pode gastar mais em um dia e menos em outro, o valor estipulado deve ser entendido como uma média. Além disso, o cálculo é feito levando em conta um mês com 30 dias, ou seja, uma campanha com R$ 100,00 reais poderá gastar R$ 700,00 reais por semana, mesmo que ela não rode em determinados dias, como finais de semana, por exemplo.
Hierarquia das campanhas do Google Ads
A maioria dos tipos de campanha funcionam com uma hierarquia de três partes. A primeira é justamente a campanha em si, essa é dividida em grupos de anúncios. Nesses grupos algumas configurações especiais podem ser feitas para diferenciar um grupo de outro, como o público-alvo ou os canais onde os anúncios irão passar.

Por fim, existem os anúncios, esses são de fato a terceira parte dessa hierarquia. Recomenda-se que a empresa crie diversos modelos de anúncios, para que eles possam ser mensurados, dessa forma se obtém uma análise melhor de qual anúncio está performando melhor e quais devem ser descartados. Na verdade, a possibilidade de medir e testar é um dos grandes trunfos do Google ads e outras ferramentas do Marketing de Performance, por isso é importante criar diversas versões para serem analisadas.
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