Como escolher um domínio para o site de sua empresa

Com a quantidade de negócios sendo feitos na internet aumentando gradativamente nos últimos anos, é quase impensável para qualquer empresa não possuir uma presença online. E apesar do benefício das mídias sociais, especialmente na hora de promover e divulgar um produto ou serviço, elas não devem ser as únicas opções quando se trata de realizar negócios digitais.

Para uma estratégia de Marketing Digital completa, uma empresa precisa mesmo é de um site próprio. E inúmeros são os motivos para que sua empresa possua um (e abordamos diversos deles nessa publicação sobre o tema), porém um dos momentos mais importantes na criação de seu site é a escolha do domínio correto.

A seguir vamos explicar o que é um domínio, sua importância, e como escolher um domínio certeiro para o site de sua empresa.

O que é um Domínio?

Como escolher um domínio para o site de sua empresa

O domínio nada mais é do que o endereço onde seu site está hospedado. Ele pode ser comparado com o endereço físico de sua empresa, por exemplo, se uma pessoa não possuir o endereço correto, ele não vai saber como chegar nela e, consequentemente, não se tornará um novo cliente.

Na web funciona da mesma forma, o domínio é a forma pela quais seus potenciais clientes vão encontrar sua empresa e por isso mesmo ele deve ser escolhido com cuidado. Um domínio com problemas pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha de Marketing Digital.

Como escolher o domínio correto

Como escolher um domínio para o site de sua empresa

Para a escolha do domínio correto, algumas observações devem ser feitas em relação ao mercado em que a empresa está atuando, às boas práticas na escolha e as possibilidades de extensões que podem ser utilizadas. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses fatores

Utilização de palavras chaves

Você já ouviu falar se SEO? SEO é a sigla para o termo em inglês que pode ser traduzido como “otimização para mecanismos de busca” ou seja, se trata de um conjunto de práticas e estratégias que visam colocar determinada página no primeiro resultado de uma pesquisa na internet.

Entre as muitas técnicas de SEO, uma das mais importantes é a escolha das palavras-chaves que vão definir o seu negócio na internet. Essas palavras-chaves vão determinar que tipo de conteúdo o seu site vai apresentar, não só em relação aos textos dentro das páginas, mas também em relação a outros itens da mesma, como fotos, títulos e a URL.

Por isso é importante fazer uma boa avaliação dessas palavras-chaves antes de escolher um domínio: ele vai contar apenas com o nome da empresa ou vai contar alguma palavra chave dentro do mesmo? (Por exemplo, se você tem uma clínica veterinária, pode ser uma boa opção colocar veterenarianomedomeunegocio.com.br, dependendo da situação) Essas são questões que devem ser levantadas e debatidas antes da escolha do domínio.

Facilidade da escrita

Em termos de escolha de um domínio uma premissa pode ser utilizada com tranquilidade “menos é mais”, quão menor for o domínio, mais fácil ele vai ser memorizado, portanto opte pelo menor domínio possível.

Porém cuidado, escolher pelo menor não significa utilizar atalhos que vão prejudicar a utilização das palavras-chaves corretas, por isso muito cuidado com abreviações (especialmente se forem em outras línguas) ou escritas diferenciadas. Não utilize caracteres especiais (alguns nem são permitidos), como hífens ou underlines, Também não se aconselha a utilização de números ou outras particularidades que possam causar confusão ao usuário na hora de digitar.

Extensão como aliada

Os domínios são formados por três partes. O subdomínio (o famoso www por exemplo) que hoje já não é necessário, mas que pode ter outras variações como loja. ou shop., por exemplo. O segundo nível, onde se situa o nome da marca. E por fim o TLD (top level domain) mais conhecido por extensão.

A extensão mais famosa é a .com (em relação a sites brasileiros Brasil o .com.br também faz sucesso), mas ela não precisa ser a única opção. As extensões tem como objetivo apresentar a função do site antes do usuário entrar. O .com por exemplo nada mais é do que uma abreviação para comercial, .org para órgãos governamentais e .edu para instituições de ensino.

Nem todas as extensões estão disponíveis, algumas só podem ser usadas para motivos específicos (.org e .edu, por exemplo), porém outras estão ganhando novo significado à medida que seu uso ganha popularidade. 

.ai: Originalmente, a extensão .ai é a de Anguila, um território britânico no Caribe. No entanto, é frequentemente usada por empresas de tecnologia e startups, pois “AI” também pode ser uma abreviação para “inteligência artificial.”

.cc: A extensão .cc pertence às Ilhas Coco (Cocos Keeling Islands), que são territórios australianos no Oceano Índico. No entanto, é comumente usada para nomes de domínio relacionados a sites comerciais, clubes e comunidades.

.io: A extensão .io pertence ao Território Britânico do Oceano Índico. No entanto, também se tornou popular entre empresas de tecnologia e startups, pois “IO” pode ser interpretado como abreviação de “input/output” em computação.

.co: A extensão .co é a da Colômbia. No entanto, muitas empresas e organizações internacionais usam .co como uma alternativa ao popular .com, pois pode ser interpretado como abreviação de “company” ou “corporation.”

.tv: A extensão .tv pertence a Tuvalu, uma nação insular no Oceano Pacífico. É frequentemente associada a sites relacionados a transmissões de vídeo ou entretenimento devido à associação com “televisão.”

Apesar dessas extensões de domínio estarem associadas a certos países ou territórios, não há regras rígidas que restrinjam seu uso a empresas ou indivíduos nesses locais. Muitas vezes, essas extensões são escolhidas por seu significado ou conveniência para o tipo de site que se pretende criar.

Para saber se algum domínio (e consequentemente sua extensão) está disponível, várias são as ferramentas que proporcionam esse serviço, as mais famosas são as do registro.br (para terminações .br) e o da Godaddy para extensões internacionais.

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