Como identificar e alcançar seu público-alvo ideal

A criação de uma campanha de Marketing Digital possui inúmeras vantagens, e uma das mais atraentes é a possibilidade de criar anúncios personalizados e que vão atingir apenas usuários que são potenciais clientes. Mas como saber quem são essas pessoas?

Existem diversas maneiras de definir qual seu público-alvo mais lucrativo, porém é um trabalho contínuo e que exige dedicação. A seguir vamos enumerar algumas dicas  de como identificar e alcançar seu público-alvo ideal.

1. Definir objetivos claros

Antes de criar qualquer tipo de campanha de Marketing online é preciso definir objetivos claros, ou seja, o que você pretende conseguir através dessa campanha. Só assim, a partir desses objetivos definidos é que é possível estruturar uma campanha para que ela dê bons resultados.

Os objetivos de uma campanha podem ser inúmeros, desde o aumento de vendas, geração de leads, reconhecimento da marca ou até mesmo o aumento do tráfego de um site. Compreender quais seus objetivos ajudará a direcionar melhor seus esforços para identificar e alcançar o público-alvo adequado.

2. Pesquisa demográfica

Como identificar e alcançar seu público-alvo ideal

O segundo passo é realizar uma pesquisa demográfica para determinar o perfil de seu público-alvo ideal com informações como idade, gênero, localização geográfica e outros aspectos que a empresa achar relevante. Essa pesquisa pode ser feita, online ou presencialmente, com os clientes que a empresa já possui e servirão para direcionar os esforços da campanha.

Para aqueles que estão começando e não possuem uma cartela de clientes estabelecidas,  o segredo é procurar por ferramentas de análise de público disponíveis. Elas são várias e podem variar desde em relação a profundidade de informações ao valor. A ferramenta de anúncios pagos do Google (Google Ads), por exemplo, conta com vários insights sobre público-alvo e ajuda as empresas a construir públicos melhores para a exibição de seus anúncios.

3. Análise de comportamento

Após definir o seu público-alvo é preciso analisar como ele se comporta, por isso estude o comportamento online desse público e tente compreender quais são seus interesses, seus comportamentos de compra e preferências de navegação como horários ativos ou dispositivos utilizados.

Para esse tipo de análise uma ótima ferramenta é o Google Analytics, que permite visualizar o comportamento do usuário no site da sua empresa. Com essas informações valiosas você poderá realizar um estudo aprofundado desse comportamento

4. Criação de personas

Apesar da utilização de um público-alvo ser algo muito comum em outros meios de marketing tradicionais, no Marketing Digital é aconselhado a criação de um tipo de público mais aprofundado, com melhores nuances e que permite a criação de campanhas de marketing mais assertivas. Para isso são utilizadas as personas.

A persona consiste na criação de indivíduos semi-fictícios que tem como objetivo direcionar a criação das campanhas de marketing e ela serve para diversos aspectos, desde a escolha da mídia social correta, a utilização da linguagem mais indicada e até mesmo prever alguns comportamentos.

Para saber mais sobre pessoas e como realizar a sua criação, acesse nosso outro artigo sobre o assunto.

5. Segmentação de audiência

Como identificar e alcançar seu público-alvo ideal

Um dos grandes triunfos do Marketing Digital, especialmente as plataformas de anúncio online é a possibilidade de segmentar seu público-alvo, deixando-os extremamente específicos. Isso permite criar campanhas específicas para determinados públicos aproveitando recursos disponíveis nas plataformas como localização geográfica, interesses, comportamentos online e dados demográficos e outros dados disponíveis.

6. Teste e otimização

Uma das vantagens de criar mais de um público segmentado nas plataformas de anúncio online é a possibilidade de realizar testes A/B. Os testes A/B nada mais são do que campanhas iguais em que apenas uma variável é modificada, com o intuito de determinar assim qual delas tem maior eficácia.

Dessa forma, um público segmentado pode ser uma dessas variáveis. A partir dos dados gerados é possível analisar regularmente as métricas e identificar quais as segmentações estão proporcionando os melhores resultados.

7. Remarketing

Todo mundo já foi impactado por alguma estratégia de remarketing online, afinal quem de nós não se viu perseguido por aquela promoção de tênis depois de visitar um site qualquer ou algo semelhante. E essas campanhas existem pois são extremamente eficientes e trazem um ótimo retorno para as empresas que fazem uso dessa estratégia.

Mas para elas funcionarem plenamente, alguns cuidados são necessários, como a criação de anúncios personalizados e direcionados para usuários que visitaram determinadas páginas de seu site ou que realizaram ações ainda mais significativas como adicionar produtos ao carrinho de compras ou se inscreveram em sua lista de e-mail.

8. Acompanhamento e análise contínua

Como foi mencionado acima, uma das possibilidades de uma campanha de Marketing Digital é a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real. Porém apenas a coleta desses dados não é suficiente, é preciso saber o que fazer com eles. Por isso ajuste sua estratégia de acordo com o objetivos definidos lá no inícios, faça melhorias contínuas e otimize o alcance e a eficácia de suas campanhas junto a seu público-alvo,

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