Apesar de hoje ser um tema muito popular por aqueles que trabalham e estudam a classificação dos sites nos mecanismos de pesquisa, o termo SEO já tem uma história de mais de duas décadas. Mas afinal, como surgiu o conceito de SEO e como ele se transformou nessa terminologia tão importante?
O surgimento da Internet
Em 6 de agosto de 1991 a internet como se conhecia na época foi alvo de uma revolução. Foi a data da publicação do projeto da world wide web na internet por seu idealizador, Tim Berners-Lee. Essa mudança de paradigma mudou a forma como a internet era consumida, de um banco de dados utilizado especialmente por instituições de ensino e pesquisa, para algo muito mais amplo e de apelo universal.
Com o aumento exponencial das páginas na internet começam a surgir ferramentas para auxiliar os usuários a encontrar as informações que desejavam. Foi assim que se deu o surgimento dos primeiros mecanismos de busca: o Architext (posteriormente Excite) em 1993, o Yahoo em 1994 e o Google em 1997.
O modelo Google
Com o passar dos anos o Google passou a ser sinônimo de busca na internet e não foi à toa. O grande diferencial do Google para outros mecanismos de pesquisa foi a introdução do Pagerank.
Retirando a inspiração das publicações acadêmicas, em que um artigo bem conceituado está sendo constantemente sendo referendado pelos seus pares, os criadores do Google, Larry Page e Sergey Brin criaram um sistema de pontuação parecido com o modelo acadêmico. Nesse modelo, cada página era indexada e recebia uma nota do algoritmo do Google, o que melhorava o resultado da busca.
A origem do termo SEO
A origem do termo SEO é bem controversa, existem algumas dúvidas de quando e como o termo realmente surgiu. O relato mais famoso e, de certa forma, também mais fantasioso, conta que o empresário da banda Jefferson Starship teria ficado indignado com o fato de que o site oficial da banda estar na quarta página nos mecanismos de pesquisa. Isso levou o vice-presidente da empresa Cybernautics, responsáveis pelo desenvolvimento de audiências do site da banda, Bob Heyman a começar uma série de testes e melhorias para que o site ficasse na primeira colocação.
As melhorias realizadas no site ganharam um nome Search Engine Optimization (SEO), que pode ser traduzido como otimização de mecanismos de busca e foram apresentadas para o público em uma publicação de Heyman (mais Leland Harden e Rick Brunner) de 1997 chamada Net Results.
A partir daí os desenvolvedores de sites começaram a focar nas estratégias propostas por Heyman e o SEO começou a ser prática recorrente para aqueles que desejam figurar nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Com o passar do tempo muitas alterações, atualizações e melhorias foram feitas nos algoritmos de busca, assim como nas técnicas de SEO, para dar ao usuário a melhor experiência na hora de navegar pela internet.
Para saber mais sobre SEO acesse nossa página com conteúdo exclusivo e para mais posts sobre marketing digital e negócios digitais, acesse nosso blog.