Como surgiu o SEO

Apesar de hoje ser um tema muito popular por aqueles que trabalham e estudam a classificação dos sites nos mecanismos de pesquisa, o termo SEO já tem uma história de mais de duas décadas. Mas afinal, como surgiu o conceito de SEO e como ele se transformou nessa terminologia tão importante?

O surgimento da Internet

Como surgiu o SEO

Em 6 de agosto de 1991 a internet como se conhecia na época foi alvo de uma revolução. Foi a data da publicação do projeto da world wide web na internet por seu idealizador, Tim Berners-Lee. Essa mudança de paradigma mudou a forma como a internet era consumida, de um banco de dados utilizado especialmente por instituições de ensino e pesquisa, para algo muito mais amplo e de apelo universal.

Com o aumento exponencial das páginas na internet começam a surgir ferramentas para auxiliar os usuários a encontrar as informações que desejavam. Foi assim que se deu o surgimento dos primeiros mecanismos de busca: o Architext (posteriormente Excite) em 1993, o Yahoo em 1994 e o Google em 1997.

O modelo Google

Com o passar dos anos o Google passou a ser sinônimo de busca na internet e não foi à toa. O grande diferencial do Google para outros mecanismos de pesquisa foi a introdução do Pagerank.

Retirando a inspiração das publicações acadêmicas, em que um artigo bem conceituado está sendo constantemente sendo referendado pelos seus pares, os criadores do Google, Larry Page e Sergey Brin criaram um sistema de pontuação parecido com o modelo acadêmico. Nesse modelo, cada página era indexada e recebia uma nota do algoritmo do Google, o que melhorava o resultado da busca.

A origem do termo SEO

Como surgiu o SEO

A origem do termo SEO é bem controversa, existem algumas dúvidas de quando e como o termo realmente surgiu. O relato mais famoso e, de certa forma, também mais fantasioso, conta que o empresário da banda Jefferson Starship teria ficado indignado com o fato de que o site oficial da banda estar na quarta página nos mecanismos de pesquisa. Isso levou o vice-presidente da empresa Cybernautics, responsáveis pelo desenvolvimento de audiências do site da banda, Bob Heyman a começar uma série de testes e melhorias para que o site ficasse na primeira colocação.

As melhorias realizadas no site ganharam um nome Search Engine Optimization (SEO), que pode ser traduzido como otimização de mecanismos de busca e foram apresentadas para o público em uma publicação de Heyman (mais Leland Harden e Rick Brunner) de 1997 chamada Net Results.

A partir daí os desenvolvedores de sites começaram a focar nas estratégias propostas por Heyman e o SEO começou a ser prática recorrente para aqueles que desejam figurar nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Com o passar do tempo muitas alterações, atualizações e melhorias foram feitas nos algoritmos de busca, assim como nas técnicas de SEO, para dar ao usuário a melhor experiência na hora de navegar pela internet.

Para saber mais sobre SEO acesse nossa página com conteúdo exclusivo e para mais posts sobre marketing digital e negócios digitais, acesse nosso blog.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Gostou desse post? Siga nossos conteúdos nas redes sociais

Deixe um comentário

Atribuição no Marketing de Performance
Marketing de Performance

Atribuição no Marketing de Performance

No universo do marketing digital, entender como cada canal contribui para conseguir uma conversão é essencial, pois essa análise permite tomar decisões estratégicas e alcançar resultados mais eficazes.  É nesse contexto que se encontra a

leia mais »
A importância do SEO no marketing local
Marketing Digital

A importância do SEO no marketing local

O SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que visam melhorar a posição de uma determinada página em um mecanismo de busca (como o Google, Bing, Yahoo e outros). Para

leia mais »