Como utilizar o WhatsApp para vender mais: Dicas e cuidados para vender mais rápido no WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais utilizado pelos brasileiros, com mais de 147 milhões de usuários. Apena esse número já seria motivo suficiente para se investir em estratégias de marketing a partir dessa ferramenta. Porém, nos últimos anos o WhatsApp vem ampliando ainda mais suas funções, se tornando uma ferramenta ainda mais completa para quem deseja utilizá-la para aumentar as suas vendas.

Essas novas funcionalidades permitem ao seu negócio criar campanhas especialmente para o WhatsApp, aproveitando ainda melhor os benefícios de alcance, recurso que o aplicativo tem como principal trunfo. A seguir vamos enumerar algumas dicas de como utilizar o WhatsApp para vender mais:

Marketing no WhatsApp

Como utilizar o WhatsApp para vender mais

O WhatsApp é um dos aplicativos preferido dos brasileiros, não à toa está presente em cerca de 99% dos smartphones do país. Isso porque o serviço de mensagens instantâneas apresenta recursos que facilitam, e muito, a comunicação entre as pessoas, transformando todo contato em algo mais rápido e dinâmico.

Mas não só os usuários que se beneficiam dessa ferramenta, as empresas também podem utilizar o WhatsApp como um aliado, especialmente na hora de melhorar a comunicação com seus clientes. Foi por isso que o aplicativo criou a sua versão comercial, o WhatsApp Business, em 2019.

A empresa que utiliza o WhatsApp Business recebe uma série de benefícios que vão desde a possibilidade de enviar mensagens padronizadas, criar um catálogo de produtos e até medir o alcance das suas campanhas, ou seja, uma série de benefícios com o intuito de melhorar a comunicação entre o cliente e a empresa. A seguir vamos falar mais sobre os benefícios do WhatsApp Business e como ele pode ser empregado em uma estratégia de marketing B2B.

Benefícios do WhatsApp Business

Como utilizar o WhatsApp para vender mais

Criada para ser uma versão do aplicativo que facilita a comunicação entre clientes e empresas, o WhatsApp Business apresenta funções diferentes daquelas encontradas no aplicativo convencional.

Credibilidade

A primeira é a possibilidade de criar um perfil do seu negócio, com nome, endereço e catálogo de produtos. Essa função cria dois benefícios distintos. O primeiro é a possibilidade de se ter mais um lugar para apresentar o seu produto ou serviço, ou seja, mais uma vitrine para chamar a atenção do seu cliente. A segunda é que, para fazer o cadastro no WhatsApp Business, a empresa precisa fornecer dados que evidenciam a sua existência. Essa é uma forma de evitar fraudes e que dá mais transparência para os negócios realizados através do aplicativo, dando a empresa maior credibilidade junto ao público.

Mensagens automáticas

Outro recurso bem interessante é o de poder criar mensagens automáticas e elas podem servir para diversas ocasiões: como uma mensagem de boas vindas ou uma comunicação para alertar os horários de atendimento. Todas elas apresentam formas de manter um contato com o cliente mesmo quando a empresa não estiver funcionando, garantindo maior agilidade na comunicação.

Criação de etiquetas

Talvez um dos recursos mais vantajosos do WhatsApp Business seja a possibilidade de aplicar etiquetas nos diversos contatos da empresa, ou seja, essa é uma ótima forma de separar esses leads. Criar etiquetas para diferentes estágios da jornada de compra do cliente pode ser uma ótima opção para as vendas B2B, que tem por característica ser mais longa e complexa. Dessa forma a empresa pode definir quais são as mensagens que precisam ser respondidas com maior urgência e quais são os conteúdos que devem ser enviados para cada contato de acordo com o seu estágio no funil de vendas.

Medir resultados

Por fim, como qualquer ferramenta de Marketing Digital que se preze, um dos fatores mais importantes na utilização do WhatsApp Business é a possibilidade de mensurar os resultados e verificar quais estratégias estão dando certo e quais precisam ser melhoradas. 

Com essa versão do aplicativo é possível verificar o número de mensagens enviadas, quantas foram abertas e quais receberam cliques em algum link, entre outros números importantes para se conhecer o resultado de uma campanha e partir deles realizar melhorias.

Como usar o WhatsApp para vendas B2B

Como utilizar o WhatsApp para vender mais

A seguir algumas dicas e cuidados na hora de utilizar o WhatsApp Business como ferramenta de Marketing Digital:

Respeite a privacidade do usuário

Um dos maiores erros que as empresas podem cometer ao utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de negócios é enviar mensagens não solicitadas para seus contatos. Além de ser uma prática proibida pela Lei Geral de Proteção de Dados  (LGPD), essa prática não é bem vista pelos usuários, já que a maioria usa o aplicativo para fins pessoais.

Portanto, antes de mandar uma mensagem para algum lead, é importante perguntar qual é a sua forma preferida de contato. Se o potencial cliente optar pelo WhatsApp, então pode-se fazer um ótimo uso dele.

Isso porque o WhatsApp é uma ferramenta muito dinâmica, especialmente para estreitar o relacionamento com um lead, fazer o acompanhamento de uma negociação, além é claro de fechar um negócio.

Além disso, o aplicativo pode ser usado como um divulgador do conteúdo da empresa, desde que seja feito de forma coerente. Ele pode se tornar uma ferramenta interessante para a demonstração de produtos, envio de convite para eventos ou até mesmo links para os conteúdos da empresa.

Porém, como dito antes, essa é uma ferramenta que deve ser usada com parcimônia, ou a empresa passará a dar a impressão de ser inconveniente e perceberá o número de aberturas de suas mensagens cair vertiginosamente. Por isso, não transforme o aplicativo, que pode ser um grande aliado, em um vilão.

Seja profissional

Essa parece uma dica simples, porém não é sempre utilizada. A primeira dica é separar o WhatsApp pessoal do profissional, de preferência com um número diferente. A separação do público com o privado é importante pois dá mais credibilidade ao negócio, informando ao usuário que a empresa é séria e comprometida com seus clientes.

Além disso, é de extrema importância para o negócio utilizar o WhatsApp Business. Ele não só vai aumentar essa credibilidade, como também vai liberar outras funções importantíssimas para aumentar o crescimento do seu negócio.

Convenhamos, criar qualquer estratégia de Marketing Online baseada apenas no achismo, especialmente com todos os recursos que temos atualmente, é no mínimo contraproducente. Com esse tipo de ferramenta a mão, por que não utilizá-la?

Crie catálogos

Uma das funções mais interessantes do WhatsApp Business é a possibilidade de criar um catálogo dentro do perfil do negócio. Dentro deste catálogo a empresa pode subir as fotos do produto e preencher outros dados, como título, descrição e preço. Também é possível inserir links para os produtos, caso a empresa possua um site próprio.

Mas caso a empresa esteja começando e ainda não tenha sua própria página, o catálogo é uma ótima forma de oferecer seus produtos e serviços de forma prática e dinâmica, contando com a flexibilidade permitida pelo aplicativo.

Crie campanhas específicas

O WhatsApp Business permite a criação de etiquetas para cada usuário, o que facilita para a empresa dividir os contatos que estão em diferentes estágios de um funil de vendas. Dessa forma, é possível criar mensagens diferentes para cada estágio do funil de vendas, prática essencial para uma boa comunicação com o seu lead.

Após essa separação do público, um passo importante para uma campanha de Marketing Digital no WhatsApp é definir o conteúdo e as datas que serão enviadas essas mensagens. É importante para a empresa delimitar a frequência com que essas mensagens serão enviadas, para que elas não fiquem repetitivas e causem incômodo.

Uma boa maneira de evitar com que o seu negócio não fique marcado pela má fama é a criação de conteúdos interessantes e que não tem, a princípio, a intenção de vender algo. A criação de conteúdo informativo e divertido vai, além de melhorar a imagem da marca, criar autoridade para o seu negócio.

Além do conteúdo, é importante também prestar atenção no formato dessas mensagens. Cada pessoa tem sua forma de lidar com o aplicativo, certamente cada um de seus contatos utilizam ele de forma diferente, portanto utilize formatos que sejam de fácil leitura e que não tomem muito tempo do usuário. Se for enviar algum aúdio é imprescindível perguntar para o contato se você pode mandar esse tipo de mensagem antes, pois muitas pessoas, dependendo do lugar onde estão, não podem ou não querem ouvir uma mensagem de áudio, portanto não seja inconveniente.

Dessa forma, crie diferentes conteúdos para os diferentes estágios da jornada de compra e quando possível utilize ofertas especiais para chamar a atenção, como cupons de desconto, alertas e lembretes de promoções, eles são ótimos para criar uma boa impressão para a empresa.

Divulgue seu número

Além de mandar mensagens para os contatos existentes, é importante para a empresa adquirir novos leads. Para isso, as redes sociais são ótimas aliadas para essa divulgação, especialmente o Facebook e o Instagram – ambas empresas da mesma empresa que o WhatsApp, a Meta –  o que facilita a integração entre elas e o aplicativo. Para quem possui um site de negócios, o botão de WhatsApp para contato é essencial.

Porém, mais importante do que adquirir novos contatos, é adquirir os contatos certos. De forma alguma compre listas prontas e mande mensagens sem autorização. Além de ser uma estratégia com baixo retorno, ela é proibida por lei, ou seja, além de prejudicar a imagem de sua marca, pode prejudicar financeiramente o seu negócio.

Conheça o seu público

Por se tratar de uma ferramenta de mensagens rápidas, o WhatsApp permite mais informalidade, porém todo o estilo de comunicação depende do seu tipo de público. Antes de mandar qualquer mensagem é preciso saber que tipo de linguagem se pode usar – tudo depende do seu mercado e do tom de sua marca.

Porém, não importa qual a linguagem, é preciso antes de tudo ser objetivo. O WhatsApp é rápido e dinâmico e as pessoas não vão querer perder tempo lendo textos muito longos e prolixos, por isso aposte na rapidez.

Utilize também os gatilhos mentais de escassez e urgência para chamar a atenção para a sua oferta, esse tipo de promoção costuma trazer bons resultados se for aplicado de forma coerente e com alguma parcimônia.

Por fim, conte com uma equipe de vendas bem treinada e que possa responder de forma eficaz as dúvidas do consumidor. É importante que eles dominem o tipo de linguagem proposta pela marca e que consigam responder rapidamente às mensagens do cliente ou todo o esforço da campanha pode ser em vão.

Utilize o status

Uma ótima forma de ser menos invasivo e mesmo assim se comunicar com o seu lead, é a utilização do “status”, que possui o mesmo formato do stories do Instagram e pode ser visualizado por 24 horas. O “status” é uma ótima maneira de oferecer novos produtos ou informar sobre promoções por tempo limitado.

Além disso, ele também pode ser uma ferramenta para levar para outros conteúdos interessantes fora do aplicativo, como vídeos e infográficos, por isso use e abuse de suas funções.

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