Como vender mais com um calendário sazonal

A chegada do ano novo é um ótimo momento para que seu negócio invista em um calendário sazonal de vendas. Amplamente utilizado no comércio varejista, especialmente em datas comemorativas, o calendário sazonal pode ser facilmente adaptado para as estratégias de marketing digital com ótimos resultados. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles e como vender mais com um calendário sazonal.

As datas comemorativas mais importantes do ano

Como vender mais com um calendário sazonal

O marketing digital não deve ser encarado como uma forma totalmente inovadora de atrair novos clientes, mas sim como uma derivação dos conceitos e estratégias existentes no marketing tradicional que estão, cotidianamente, sendo adaptados para o mundo digital. Portanto é importante aprender com os exemplos do passado quais são as principais datas comemorativas e se aproveitar delas para gerar crescimento para vendas. No Brasil, atualmente, existem 7 grandes datas que movimentam o comércio, tanto o tradicional quanto o eletrônico:

  • Páscoa;
  • Dia das mães;
  • Dia dos namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das crianças;
  • Black Friday;
  • Natal.

Elas são amplamente utilizadas por inúmeros setores do varejo, porém um calendário sazonal de vendas não deve se basear apenas nessas únicas datas ao ser criado. Outros eventos podem ser levados em conta.

Outras oportunidades de vendas sazonais

Como vender mais com um calendário sazonal

Dependendo do setor do comércio diferentes períodos se apresentam como oportunidade de vendas, basta que a empresa esteja atenta ao calendário e identifique quais são as datas importantes. Uma loja de artigos geek, por exemplo, poderá criar campanhas especiais para o Dia do Orgulho Nerd, já uma clínica veterinária ou pet shop poderá criar algo especial para o Dia Mundial dos Animais e assim por diante.

Porém, não são apenas as datas de grande valor comercial ou identificados com a empresa que devem aparecer no calendário sazonal, um negócio atento ao mundo à sua volta poderá criar conteúdos para datas que não necessariamente estão ligados a idéia de compras e presentes, como o Dia da Consciência Negra ou Dia do Orgulho LGBTQ+, demonstrando, dessa forma, que também é uma empresa interessada em outros aspectos da sociedade, não apenas em campanhas visando a venda.

Para empresas que trabalham com o comércio B2B (business to business, ou “empresa para empresa” na tradução livre para o português) os eventos do setor são de grande valia e precisam ser explorados. Feiras e encontros são essenciais para esse tipo de negócio e precisam de máxima atenção, devendo ser divulgados tanto antes de acontecerem, quanto os resultados que apresentaram no final.

Outras datas que podem ser exploradas são as trocas de estações, especialmente se o negócio vende artigos mais utilizados nesses períodos, férias e volta às aulas. Basta a empresa descobrir quais são as necessidades de seu público-alvo. Vamos conhecer um pouco mais de como criar um calendário sazonal para vender mais.

Dicas para vender mais com um calendário sazonal

Conhecer o perfil do cliente

Criar um calendário sazonal é relativamente fácil, porém alguns passos devem ser feitos antes. O primeiro é conhecer seu público-alvo e como ele se relaciona com seu negócio. Dessa forma ficará mais fácil criar campanhas que despertem a atenção do cliente. Esse conhecimento é importante na hora da criação do material de divulgação, já que ele deverá ter o tom e os elementos certos e que agradem o seu público-alvo.

Crie um calendários de estratégias

Como vender mais com um calendário sazonal

Após definir quais são as datas mais importantes para o seu negócio é preciso pensar em quais serão as estratégias utilizadas em cada uma delas: marketing de conteúdo, campanhas de anúncio pago, postagens em redes sociais ou email marketing, por exemplo. Essa definição das estratégias irá garantir que o material a ser criado para essas datas possa ser feito com antecedência e com o máximo cuidado e dedicação.

É importante que cada data possua seu próprio texto e arte, podendo em alguns casos se utilizar um paleta de cor espacial que dialogue com o evento (como o vermelho no Natal, o preto da black friday, e assim por diante) e que, principalmente, esteja de acordo com o gosto de seu público-alvo.

Faça a divulgação e promoções

Além da divulgação do material exclusivo criado para as datas especiais, uma ótima maneira de aproveitar essas ocasiões é criar promoções ocasionais. Estratégias como descontos, frete grátis e cashbacks criam no público um sentimento de urgência e que pode ser explorado de forma benéfica pelo negócio em algumas datas do calendário sazonal de vendas.

Estruture seu estoque

Para quem possui um e-commerce ou um negócio de grande rotatividade, certas datas merecem uma atenção especial em relação ao estoque e às entregas. Nada mais decepcionante do que uma compra cancelada por falta do item ou por uma demora no envio. Esses pontos devem ser levados em conta especialmente no caso das principais datas de vendas, pois a maioria delas está relacionada à ideia de entrega de presentes, por isso, a agilidade na estrutura de vendas e envio deve ser prioridade do site.

Analise os resultados

Essa é uma prática já utilizada pelo marketing tradicional, mas que fica muito mais fácil de usar com o marketing digital. As informações de campanhas passadas ficam armazenadas nas plataformas utilizadas para determinadas estratégias e a maioria delas permite a integração de informações, o que possibilita um olhar macro sobre os resultados, além da identificação de erros e acertos de anos anteriores e que podem servir de base para criação de novas campanhas.

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