No dia 25 de maio de cada ano é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, data em que os fãs de quadrinhos, jogos de RPG, games e filmes se unem para demonstrar seu amor por esse tipo de conteúdo que, se antes pertencia a um público seleto, hoje em dia é extremamente popular.
Porém, essa popularidade é recente, muito em função de alguns fenômenos culturais que começaram nas últimas décadas, como filmes, livros e séries. A seguir vamos contar como surgiu o orgulho nerd e como ele pode ser aproveitado em uma estratégia de Marketing Digital.
Dia da Toalha
No dia 11 de maio de 2001 o mundo perdeu um dos seus autores mais influentes em termos de cultura geek. Douglas Adams teve uma carreira prolífica como escritor e roteirista de obras que misturavam ficção-científica com humor.
Seu título mais famoso é a série de cinco livros do “Guia do Mochileiro das Galáxias”, que além de milhões de cópias já foi adaptada para o cinema e a televisão. Além disso, lançou outros best-sellers (como a Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently) e trabalhou no roteiro de séries como “Doctor Who” e “Monty Python Flying Circus”.
O Dia do Orgulho Nerd começou justamente duas semanas após o falecimento de Adams, no 25 de maio do mesmo ano, quando fãs de sua obra se organizaram para prestar uma homenagem e saíram às ruas com toalhas nas mãos ou penduradas em mochilas, uma alusão ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”, no qual é relatado que a toalha é o item mais importante para se levar em uma viagem interplanetária.
Dia do Orgulho Nerd
Em 2006 o dia 25 de maio ganhou um novo significado, isso porque alguns fãs da série de filmes Star Wars (ou Guerra nas Estrelas, como foi lançado originalmente no Brasil) perceberam que o Dia da Toalha era o mesmo do lançamento do primeiro filme da franquia, em 1977 e organizaram comemorações para a data.
Logo, as comemorações que se restringiam aos fãs de Adams, começaram a ter mais participantes, de diferentes produtos ligados à cultura geek como HQs, filmes, jogos de RPG e outros. Esse dia começou a ser chamado de “Dia do Orgulho Nerd” e começou a ganhar popularidade junto com o crescimento de interesse por esse tipo de conteúdo, que aumentou exponencialmente nas últimas décadas, especialmente por conta do cinema.
Crescimento da cultura Geek
As últimas décadas foram marcadas pelo crescente interesse pelo conteúdo nerd, especialmente os filmes de super-heróis da Marvel e DC (campeões de bilheteria), mas também através de outros fenômenos de vendas: livros, filmes e séries de títulos como Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Game of Thrones e a sitcom Big Bang Theory.
Essa popularidade fez com que, o que antes era um grupo de jovens até certo ponto excluído, se tornasse um conteúdo de massa, apreciado por diferentes tipos de público-alvo e sem a tarja pejorativa que os acompanhava nas últimas décadas.
Com interesse cada vez maior, não foram só as obras perceberam um aumento de popularidade, mas itens relativos a elas, como roupas, acessórios e action figures. Além disso, muitas empresas passaram a associar as suas marcas a esses conteúdos, em suas embalagens ou campanhas promocionais, atraindo para si o desejo de compra de um público ávido por consumir esse tipo de produto.
Usando o Dia do Orgulho Nerd em uma campanha
Obviamente ao criar uma campanha de Marketing Digital relativa ao Dia do Orgulho Nerd deve-se prestar atenção aos direitos autorais, portanto o foco deve ser no público que esse dia representa e não nos nomes famosos que possam atrair mais visitantes.
Além disso, é importante ligar o que a empresa pode oferecer ao público-alvo que consome o conteúdo geek, de uma forma bem-humorada, divertida e que apresente as referências necessárias para uma identificação desse público com a empresa.
Por fim, é preciso criar um conteúdo interessante que possa chamar a atenção desse público específico, com pesquisa e informação que possa agregar conhecimento e ligar a marca a esse tipo de material.
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