Um dos principais aliados na criação de uma estratégia de Marketing Digital eficiente, e de ótimo custo-benefício, é a utilização das técnicas de SEO. SEO é sigla para o termo em inglês search engine optimization ou, em uma tradução livre, otimização para mecanismos de busca.
Essas otimizações ou melhorias tem como objetivo fazer com que uma página melhore sua posição nos buscadores da internet (como Google, Bing e similares) e, consequentemente, receba mais cliques, o que pode representar maior tráfego para um site e mais oportunidades de venda.
São inúmeras as otimizações que podem ser feitas em uma determinada página ou mesmo em um site inteiro. A seguir vamos conhecer algumas dicas simples de como melhorar o SEO do seu site:
Pesquisa de palavras-chave
O primeiro passo para realizar uma boa estratégia de SEO é definir quais são as palavras-chaves de seu site. São elas que vão definir diversos pontos importantes dessa estratégia, desde o título das páginas, passando pela criação de conteúdo e até as URLs do site.
Para definir essas palavras chaves é preciso realizar uma pesquisa profunda de quais são os termos relevantes para o seu nicho de mercado. Uma ferramenta muito utilizada para essa pesquisa é o Google Keyword Planner, ela facilita a busca por palavras relevantes, além de dar informações cruciais como o volume de buscas e a concorrência das mesmas.
Conteúdo de alta qualidade
Um dos pontos principais de uma estratégia de SEO está na criação de conteúdos de alta qualidade. Os motores de busca estão sempre melhorando seus algoritmos com o objetivo de fornecer a melhor resposta para as dúvidas dos usuários e um conteúdo completo e de qualidade certamente responderá essas perguntas.
Dessa forma, crie conteúdo original, informativo e relevante para o seu público-alvo. Escreva artigos completos, bem estruturados e que responda às perguntas e necessidades dos usuários
URL amigável
A criação de boas URLs é parte importante das estratégias de SEO. Para isso acontecer é necessário criar URLs curtas, bem descritivas e que contenham palavras-chaves chaves relevantes para o negócio.
Velocidade do site
Com grande parte dos usuários utilizando a internet em dispositivos móveis e muitas vezes sem o auxílio de redes wi-fi, uma página leve e de carregamento rápido é essencial para uma boa experiência do usuário.
Por isso é preciso melhorar a velocidade de carregamento do site, pois esse dado afeta diretamente a experiência e o ranking de determinada página nos motores de busca. Para conseguir isso faça a compressão das imagens, utilize cache e considere a utilização de uma CDN (Content Delivery Network).
Responsividade
Novamente, levando em conta a quantidade cada vez maior de usuários que se conecta através de seus smartphones, a responsividade, ou seja, a compatibilidade das páginas com tamanhos menores de telas, é etapa essencial na hora de criar páginas que performem melhor nos mecanismos de busca.
Link building
Uma das formas mais seguras de melhorar a posição de determinada página no ranking dos buscadores é fazer com que ele seja referência em outras páginas de sites diferentes. Por isso construa uma estratégia de link building, obtendo links de qualidade de outros sites relevantes para o seu conteúdo. Isso pode ser feito por meio de guest posts, parcerias, participação em fóruns, entre outras táticas.
Compartilhamento em redes sociais
Uma boa forma de trazer usuários para o seu site é através do compartilhamento desse conteúdo nas redes sociais. Essa ação aumenta a visibilidade e o tráfego de sua página, além de que o compartilhamento social também pode aumentar as chances de se obter backlinks naturais (uma das técnicas de White Hat, saiba mais sobre esse tema em nosso post sobre o assunto).
Meta tags e atributos ALT
Uma prática pouco utilizada, mas que é essencial para melhorar a posição de uma página nos motores de busca é a utilização de meta tags para descrever o conteúdo de cada página. Outra ação importante é adicionar atributos ALTs (que servem como a descrição das imagens da página) nas fotos e ilustrações para que os motores de busca possam indexá-las corretamente.
Sitemap XML
Para que o ranqueamento e o indexamento de uma página se dê de forma rápida e instantânea é necessário criar um sitemap XML e enviá-lo para o Google Search Console, ferramenta da plataforma que oferece números e insights sobre como o seu site está posicionado em determinadas pesquisa. O site XML ajuda os mecanismos de busca indexar e entender a estrutura do seu site.
Crie conteúdo evergreen
Além de notícias e informações sazonais, invista em conteúdo evergreen, ou seja, posts que continuem relevantes ao longo do tempo. Isso ajudará a atrair tráfego contínuo e a aumentar a autoridade do seu site.
Melhore a experiência do usuário
Certifique-se de que o seu site seja fácil de navegar, com menus intuitivos e uma estrutura de informações clara. Uma boa experiência do usuário leva a taxas de rejeição menores e maior engajamento, fatores valorizados pelos motores de busca.
Lembre-se de que o SEO é um processo contínuo, e os resultados podem levar algum tempo para aparecer. Mantenha-se atualizado com as melhores práticas de SEO, monitore o desempenho do seu site e faça ajustes conforme necessário.
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