Dicas de marketing digital para o valentine’s day

Conhecida por ser a data mais romântica, especialmente em países do hemisfério Norte, o Valentine ‘s Dayou dia de São Valentim é uma época de grande movimentação comercial nesses locais. Formato semelhante ao dia dos namorados que acontece no Brasil, o Valentine’s é uma data de entrega de flores, presentes e jantares românticos, porém contém suas características próprias. A seguir vamos conhecer mais sobre o Valentine’s day e como ele pode ser utilizado pelo marketing digital.

A história de São Valentim

Dicas de marketing digital para o valentine’s day

Segundo a tradição católica, São Valentim foi um padre que viveu no século III depois de Cristo. Na época, os soldados do exército romano não podiam se casar, pois, segundo o pensamento da época, um soldado com família se dedicaria menos ao exército, ao mesmo tempo que teria mais medo de se arriscar em batalhas. 

Apesar da proibição, Valentim era conhecido por realizar casamentos de soldados em segredo. Após ser descoberto, ele foi preso e dentro da prisão acabou se apaixonando pela filha do carcereiro, Artérias, e os dois acabaram trocando cartas apaixonadas. Em 14 de fevereiro de 270 ele foi condenado à morte, justamente a data em que é comemorado o Dia de São Valentim. Desse acontecimento surgiu a prática de trocar cartas de amor (e presentes) nesta data.

Diferentemente do dia dos namorados brasileiro, o dia de São Valentim não se limita apenas a casais. A troca de cartas e presentes pode ser feita entre amigos e até parentes, mas na maioria das vezes ela é vista como uma data romântica, e assim como o exemplo brasileiro, os restaurantes ficam lotados de jovens casais em jantares românticos.

A história do Dia dos Namorados

Dicas de marketing digital para o valentine’s day

Ao contrário do dia de São Valentim, que é fruto de uma tradição de séculos, o dia dos namorados no Brasil foi uma data fabricada. Percebendo a queda de faturamento nos meses de inverno, as Lojas Clipper pediram ajuda ao publicitário João Dória que criou a ideia de uma data para presentear os namorados semelhante ao Valentine ‘s day, porém com foco no inverno brasileiro.

Porém, apesar de criada artificialmente, a data brasileira fez muito sucesso com os clientes e lojistas brasileiros. Isso porque a data escolhida, 12 de junho, é véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro da tradição católica e um dos mais populares entre os brasileiros, sobretudo se compararmos com São Valentim. Logo a data se tornou sinônimo de presentes românticos, como caixa de bombons, flores e, obviamente, jantares românticos, configuração muito parecida com o do dia de São Valentim.

No entanto, assim como outras tradições comerciais que foram importadas nesse mundo globalizado, como a Black Friday e o Helloween, o Valentine’s Day se apresenta como mais uma oportunidade de criar campanhas de marketing, especialmente para um público de pessoas românticas e apaixonadas. Vamos saber agora como aproveitar essa data para alavancar as vendas de seu negócio.

Crie conteúdos temáticos

Assim como outras datas comemorativas, o Valentine’s daymerece a criação de um conteúdo específico, que vá realçar as características da mesma. Isso pode ser feito em diversas mídias, desde anúncios pagos e posts em redes sociais, conteúdos de blog e nas páginas da empresa, com a utilização de banners ou até mesmo landing pages específicas para a data.

Divulgação nas redes

As redes sociais são ótimas ferramentas para chamar a atenção para a comemoração da data, portanto deve-se abusar dos motivos românticos nas postagens. O importante aqui é criar conteúdos que chamem a atenção e que relembrem o usuário de que as comemorações estão chegando.

Promoções especiais

Para aproveitar todas as possibilidades da data, pode-se criar promoções temáticas de apelo romântico, tudo dependendo do tipo de negócio. Itens com desconto ou cupons, frete grátis ou brindes, qualquer coisa que desperte ainda mais a atenção do usuário durante o período deve ser aproveitado.

Para saber mais sobre marketing digital e outras estratégias de vendas online, acesse o restante do blog para conhecer nosso conteúdo exclusivo.

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