Dicas de SEO para instagram que vão impulsionar seu perfil

O instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, especialmente pelos brasileiros. São mais de 100 milhões de usuários no país e esse número é um forte indicativo das potencialidades dessa rede social para promover um negócio.

Para ajudar o seu perfil a se destacar e aparecer para mais pessoas, é possível utilizar técnicas de SEO, e dessa forma atrair novos clientes. Mas o que é SEO e como ele pode ajudar a destacar o perfil de sua empresa no instagram. Vamos conhecer as respostas para essas perguntas a seguir:

O que é SEO?

Dicas de SEO para instagram que vão impulsionar seu perfil

SEO é a sigla para o termo Search Engine Optimization, ou na tradução livre, otimização para mecanismos de busca. O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam uma página a ficar nas primeiras posições em uma pesquisa em algum mecanismo de busca, como o Google, por exemplo.

Através do SEO são realizadas diversas melhorias que fazem com que uma determinada página fique melhor posicionada nas pesquisas, aprimoramentos tais como a utilização de palavras-chaves no título e texto, velocidade da página, descrição de imagens e outros.

O SEO é um trabalho complexo e demorado, e só é possível alcançar resultados positivos com uma estratégia a longo prazo, porém é uma ótima estratégia em relação ao custo benefício. Apesar das características das redes sociais serem bem diversas dos mecanismos de busca, alguns dos conceitos de SEO podem ser aplicados na hora de ajudar a sua empresa a ser encontrada nas redes. Vamos conhecer algumas dicas de como utilizar as técnicas de SEO para impulsionar sua página no Instagram.

Utilização das palavras-chave

Similar à estratégia de SEO para os mecanismos de busca, parte importante das técnicas de SEO para o Instagram está na utilização das palavras-chave. Elas devem ser utilizadas estrategicamente, não só nos conteúdos postados, mas também na biografia da empresa e, quando for possível, na @ do usuário.

Apesar de no Instagram não ter uma página de resultados, a utilização das palavras chave facilita um perfil a ser encontrado na barra de pesquisa da rede, além de ajudar o usuário a identificar rapidamente se aquele é o perfil que está procurando. Porém, é importante frisar que a pesquisa no Instagram se dá por perfil e não pelo conteúdo postado, essa característica é muito importante no momento de criar uma estratégia de SEO envolvendo palavras-chave.

Cuidados com a Biografia

Dicas de SEO para instagram que vão impulsionar seu perfil

O instagram não permite uma biografia extensa, então é importante utilizá-la da forma mais assertiva possível. Por isso crie uma pequena biografia que explique claramente o que a sua empresa fornece, utilizando palavras-chave que fazem ligação com sua empresa.

Também é importante preencher todas as informações de contato, como telefone e links. Uma sugestão interessante é a utilização de um agregador de links, no qual é possível fornecer diversos canais de comunicação (site, outras redes sociais. endereço, telefone) em apenas uma página.

Utilize hashtags

As hashtags são ótimas formas de identificar o conteúdo e a própria empresa. Elas são utilizadas para encontrar determinado conteúdo e por isso funcionam como as palavras-chave de um mecanismo de busca,

Porém, a utilização das palavras-chaves  vem com algumas regras. A primeira é utilizar apenas hashtags que tenham a ver com o seu negócio e com o seu conteúdo, caso contrário elas não vão atrair os usuários que você deseja. A outra dica é utilizá-las com parcimônia, optando por aquelas que fazem sentido com o conteúdo publicado.

Interação com os usuários

Dicas de SEO para instagram que vão impulsionar seu perfil

Assim como a utilização das hashtags, o engajamento com a publicação é uma das formas com que o algoritmo do Instagram mede o sucesso de uma publicação. Quanto mais engajamento melhor. Mas esse engajamento deve ser natural, as redes sociais punem quem tenta criar um engajamento forçado, apenas para ver o número de suas curtidas aumentar.

Portanto responda os comentários em suas publicações ou mensagens privadas, crie conteúdos chamativos e facilite o compartilhamento. Um perfil ativo e engajado é um perfil de sucesso e as redes sociais valorizam esse comportamento.

Insira a localização e utilize textos alternativos

Outras práticas simples podem ajudar na divulgação do seu perfil e negócio. No caso de ele ser uma empresa de negócios locais, a utilização da localização das postagens é uma ótima opção para informar para as pessoas próximas quais sobre novidades ou promoções que estão acontecendo perto, por exemplo.

Já os textos alternativos nas imagens ajudam a descrever o seu conteúdo, então utilize essa função para apresentar de forma clara o que está contido na mídia postada. Essas boas práticas aumentam o alcance de sua publicação, criando maior engajamento e maior público para o seu negócio.

Para mais dicas sobre SEO e boas práticas nas redes sociais, acesse o restante de nosso site que consta sempre com novos conteúdos sobre marketing digital.

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