11 Dicas de SEO para Youtubers

O YouTube pode se tornar uma ótima ferramenta para conquistar novos clientes e, consequentemente, fazer novos negócios. E uma de suas vantagens está na polivalência, ele pode funcionar tanto como uma rede social – ou seja, pode trazer novos conteúdos relacionados e sugestões do algoritmo da plataforma – quanto pode ser acessado como uma ferramenta de pesquisa.

Dessa forma, na hora de criar conteúdo para o YouTube, as empresas devem prestar atenção em alguns pontos básicos que farão com que seus vídeos sejam visualizados pelo maior número de usuários possíveis.

Para ajudar nessa tarefa, elencamos algumas dicas de SEO, ou seja, otimizações que vão melhorar o desempenho do seu conteúdo na plataforma, para que você se comunique melhor com novos usuários e futuros clientes. Vamos às dicas.

Pesquisa de Palavras-chave

Dicas de SEO para Youtubers

Uma ótima maneira para que seus vídeos sejam encontrados no YouTube com facilidade é através da pesquisa de conteúdo, algo que é muito mais difícil em outras redes, como o Instagram por exemplo. Por isso, a definição das palavras-chaves do seu negócio é etapa essencial no momento de criar conteúdo para essa rede.

Para decidir quais palavras-chaves usar em títulos, descrições e no próprio conteúdo, você pode utilizar as ferramentas básicas para esse tipo de pesquisa, como o Google Keyword Planner – que é encontrado dentro da plataforma de anúncios pagos, Google Ads -, o Ubersuggest ou próprio autocompletar do YouTube

Título Impactante

Aparecer no resultado das pesquisas é importante, mas para garantir que seu vídeo vai receber o clique da visualização é tarefa bem mais difícil, ainda mais em um ambiente em que milhares de novos conteúdos são postados a cada hora nessa plataforma.

Para isso crie títulos claros, concisos e atrativos para seus vídeos. Também é importante incluir as palavras-chaves no início do título para aumentar a relevância do seu conteúdo para aqueles que estão procurando determinado produto.

Descrição Detalhada

Outra forma de ter seu conteúdo encontrado é através da descrição do vídeo que, por consequência, precisa ser a mais completa possível. Para isso acontecer, escreva descrições detalhadas para seus vídeos, incluindo informações relevantes e links importantes.

Utilize as primeiras linhas para resumir o conteúdo do vídeo e não deixe de incluir as palavras-chaves mais importantes para o seu negócio dentro da descrição, desde que elas apareçam de forma natural no texto.

Tags Relevantes

Dicas de SEO para Youtubers

Outra maneira de ter seu conteúdo destacado nas buscas da plataforma é através das tags relacionadas. Para isso acontecer, adicione tags relacionadas ao conteúdo do vídeo, usando uma mistura de palavras genéricas e específicas de seu negócio. Evite adicionar tags irrelevantes ou excessivas, pois essa ação pode prejudicar seu alcance.

Miniatura Atraente

Outra ação muito importante é criar miniaturas de qualidade. Elas devem ser atraentes e representar o conteúdo do texto. Para isso, utiliza-se cores vibrantes, um texto legível e imagens que despertem o interesse do usuário. Porém, é muito importante que, assim como o título e a descrição, a miniatura tenha relação direta com o conteúdo real do texto ou seu vídeo terá pouco retenção e passará a ser cada vez menos indicado pela plataforma.

Transcrições e Legendas

Uma ótima forma de deixar seus vídeos mais acessíveis – e fornecer mais texto para os motores de busca realizarem a indexação –  é através de inclusão de transições e legendas. Além disso, as legendas auxiliam seus vídeos a atingir um público ainda maior, incluindo pessoas com deficiência auditiva, por exemplo.

Engajamento do Público

Como dito antes, o YouTube possui características de mecanismos de busca e rede social, e como é comum nas últimas, o engajamento é um dos fatores mais importantes para essas plataformas. Dessa forma, incentive os espectadores a curtir, comentar e compartilhar seus vídeos ou assinar o seu canal, mostrando ao YouTube que seu conteúdo é relevante e valioso.

Vídeos Relacionados e Playlists

Outra forma de oferecer seu conteúdo de forma prática é através de playlists criadas a partir de temas relacionados, pois elas mantém os espectadores assistindo a mais vídeos em sequência. Também é uma estratégia de otimização colocar links para vídeos relacionados na descrição do vídeo ou através de cartões e telas finais, que se tornam ótimas ferramentas para promover outros conteúdos.

Frequência e Consistência

Para demonstrar ao algoritmo da plataforma o quanto a sua produção é relevante mantenha uma programação de postagem consistente, isso ajuda seus espectadores saberem quando esperar novos vídeos. A consistência também ajuda a construir uma audiência leal ao longo do tempo.

Compartilhamento em Redes Sociais

Dicas de SEO para Youtubers

Outra forma de aumentar a visibilidade de seus vídeos é promovê-los em outras redes sociais. Para isso utilizar hashtags relevantes ao compartilhar esse conteúdo, pois essa prática auxilia no alcance de um público mais amplo.

Análise e Otimização Contínua

Uma das grandes vantagens de oferecer conteúdo na internet é a possibilidade de analisar e otimizar seu desempenho em tempo real, e no YouTube não é diferente. Por isso, acompanhe as métricas de desempenho dos seus vídeos utilizando o YouTube Analytics e com bases nesses dados ajuste suas estratégias de SEO para melhorar, de forma contínua, o desempenho de seus vídeos. 

Quer mais dicas de como fazer seu negócio digital decolar? Acesse o restante do nosso blog para encontrar outras dicas de marketing digital ou então fale com um dos nossos especialistas e marque uma consultoria gratuita. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Gostou desse post? Siga nossos conteúdos nas redes sociais

Deixe um comentário

A importância do SEO no marketing local
Marketing Digital

A importância do SEO no marketing local

O SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que visam melhorar a posição de uma determinada página em um mecanismo de busca (como o Google, Bing, Yahoo e outros). Para

leia mais »
Marketing de performance - outros tipos de campanha
Marketing de Performance

Outros tipos de campanhas no Google Ads

Apesar da Campanha de Pesquisa ainda ser a mais associada ao Google Ads, outros tipos de campanhas vem ganhando espaço nos últimos anos, justamente por atuarem em outra etapa do funil de vendas, trazendo assim

leia mais »