10 dicas para otimizar seu site B2B

Para quem trabalha com um modelo de negócio B2B (ou business-to-business, ou seja, de negócios para negócios e que por sua vez não envolve o consumidor final) a internet pode se tornar uma ótima aliada para atrair clientes, afinal ela pode facilitar a comunicação com seu público, além de permitir que a oferta de seu produto seja mais ampla do que os métodos de publicidade tradicionais.

Porém, ao se criar uma estratégia de marketing para uma empresa B2B, diversos fatores devem ser levados em conta, afinal ele é um modelo de negócio com características bem específicas que precisam ser levadas em conta na hora de delimitar essa estratégia.

Uma delas é a criação de um site que, por motivos óbvios, não terá as mesmas configurações de um site de venda para o consumidor final. Ele precisa possuir design, componentes e conteúdos específicos para vendas B2B.

A seguir vamos elencar algumas dicas de como otimizar seu site B2B para conseguir mais contatos (leads) e, por consequência, realizar mais vendas online. Vamos às dicas.

Design Profissional e Limpo

Dicas para otimizar seu site B2B

Um dos segredos para atrair mais visitantes para o seu site, e dessa forma adquirir um tráfego qualificado de potências contatos, é possuir um design limpo e profissional. Para isso acontecer, é preciso manter um layout que transmita confiança aos seus visitantes: utilize cores, fontes tipográficas e imagens adequadas ao público corporativo

Informações Claras e Objetivas

Nesse mesmo mundo corporativo ninguém quer perder tempo e um site confuso, se as suas informações forem ambíguas e prolixas um site pode se tornar um vilão ao invés de um aliado para seus negócios. Por isso descreva com clareza os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, com destaque para as vantagens competitivas que ela oferece. É necessário tornar fácil para seus visitantes encontrar as informações de contato, bem como detalhes sobre como realizar negócios com sua empresa.

Demonstre Credibilidade

Na mesma medida que a internet pode se tornar uma ótima alternativa para se conectar com novas pessoas e realizar novos negócios, ela também pode representar dores de cabeça, afinal inúmeros são as tentativas de golpes e fraudes envolvendo essa tecnologia. Por isso é necessário demonstrar a credibilidade de sua empresa que pode ser conseguida através de depoimentos de clientes satisfeitos, certificações, parcerias e prêmios recebidos. Disponibilize também estudos de caso ou exemplos de projetos bem sucedidos, tudo que possa melhorar a transparência de seus negócios.

Páginas de Produtos/Serviços Detalhadas

Dicas para otimizar seu site B2B

Como os negócios B2B são operações mais demoradas e envolvem muito mais pesquisa por parte do comprador, é preciso que as páginas de produtos ou serviços estejam bem detalhadas. Dessa forma, crie páginas específicas para cada produto ou serviço e que contenha informações bem detalhadas sobre suas características, funcionalidade e benefícios. Inclua também informações sobre a aplicação desses produtos e serviços em cenários corporativos que sirvam de amostragem.

Conteúdo Relevante e Autoridade

Uma ótima maneira de atrair visitantes para um site B2B é através de um conteúdo de boa qualidade e que seja relevante. Para realizar essa tarefa mantenha um blog de conteúdo atualizado sobre as tendências de mercado, insights do setor e as melhores práticas. Esse tipo de conteúdo irá posicionar o seu negócio como uma autoridade de seu nicho, além de ser visto como uma empresa que compartilha conhecimento valioso.

CTA (Call-to-Action) Estratégicos

Em um site para o consumidor final os botões de compra estão bem visíveis, afinal eles são os responsáveis por finalizar o processo de vendas de um site. Em um site B2B essa estratégia não é muito diferente, afinal também está se utilizando dessa tecnologia para realizar negócios, a diferença é que nesse tipo de site se incentiva o usuário a entrar em contato, solicitar um orçamento ou agendar uma demonstração. Porém as mesmas regras de um botão de venda se aplicam no caso B2B, use botões de CTA com cores contrastantes e chamativos para que se destaquem na página.

Páginas de Geração de Leads

Dicas para otimizar seu site B2B

A realização de negócios em uma página de negócios B2B envolve a geração de leads, ou seja, usuários que oferecem formas de contato (como e-mail e telefone) para receber ofertas e conteúdos  da empresa. E para essa estratégia de geração de leads funcionar de forma eficiente o ideal é criar uma página específica para a captura desses leads. Para isso crie páginas de destino (landing pages) específicas para campanhas de marketing ou promoções direcionadas a clientes B2B. Nessas páginas ofereça materiais exclusivos, como e-books e outros conteúdos ricos em troca das informações de contato do visitante.

Responsividade e Velocidade

Assim como em outras formas de negócio online, a responsividade de um site e a velocidade do mesmo são características cada vez mais importantes na hora de criar um site de qualidade. Por isso, garanta que seu site seja responsivo, ou seja, que se adapte de forma prática a aparelhos como dispositivos móveis e tablets. Também é necessário otimizar o desempenho do site para que ele carregue rapidamente, evitando que potenciais clientes desistam de entrar nele devido ao longo tempo de carregamento.

SEO (Search Engine Optimization)

Uma das melhores maneiras, pelo menos na questão custo-benefício, de atrair tráfego para o seu site é através do SEO, ou otimização para mecanismos de busca. Por isso, pesquise palavras-chaves relevantes para o seu nicho de mercado e otimize o conteúdo do seu site para melhorar o posicionamento nos resultados de busca. Para saber mais sobre SEO, acesse nosso guia sobre o assunto.

Integração com Mídias Sociais

Por fim, integre os ícones das redes sociais ao seu conteúdo e incentive os visitantes a seguirem a sua empresa nessas redes para acompanhar as novidades e atualizações. Além disso, compartilhe o conteúdo do blog e outras informações relevantes para ampliar o alcance da sua marca nas redes. 

Obviamente essas são apenas dicas básicas e cada empresa terá suas necessidades diferentes em relação a design, conteúdo e público-alvo e que deve ser adaptado ao site para se obter resultados mais significativos, porém essas são dicas gerais que certamente trarão ótimos resultados.

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