13 dicas para ter uma loja virtual de sucesso

Após o período, e consequentemente, os efeitos da pandemia da Covid-19 uma premissa ficou bastante óbvia para os comerciantes: a necessidade de investir em uma loja virtual. Porém, passado a pandemia, a verdade é que essa tendência deve aumentar e continuar.

As pesquisas de mercado afirmam um crescimento médio de 20% anual no comércio eletrônico e as razões são inúmeras: melhores preços, custo/benefício e comodidade, são alguns dos motivos para investir em uma loja virtual de qualidade. 

Porém, são vários os fatores que fazem um comércio eletrônico obter o sucesso desejado, às vezes pequenas ações podem ser a diferença de um aumento nas vendas ou produtos parados no estoque. Vamos conhecer algumas dicas de como ter uma loja virtual de sucesso.

Cuidado na escolha uma plataforma de e-commerce

Dicas para ter uma loja virtual de sucesso

Essa é a primeira dica por ordem de importância, a escolha de uma boa plataforma de e-commerce é etapa essencial na construção de uma loja virtual, já que é a partir dela que serão feitas todas as configurações posteriores.

Atualmente existem diversas plataformas para diferentes tipos e tamanhos de negócios, o importante aqui é fazer uma boa pesquisa, conhecer os pontos fortes e fracos de cada uma e optar por aquela que melhor combina com seu projeto.

A escolha da plataforma é importante por diversas razões, uma delas é a velocidade do site, já que muitos usuários não têm paciência para esperar por páginas que demoram muito para carregar. Semelhantes a essa preocupação da velocidade é a da responsividade, ou seja, se a página está configurada para ser acessada por smartphones ou tablets, aparelhos cada vez mais utilizados para acesso a internet.

Escolher uma plataforma de e-commerce também garante maior eficiência e segurança para sua loja virtual, já que elas são especializadas nesses tipos de site, trazendo as configurações necessárias para que o seu cliente possa fazer uma compra online segura.

Descreva os produtos

Dicas para ter uma loja virtual de sucesso

Uma boa descrição dos produtos oferecidos possui dois benefícios. O primeiro é mais óbvio, ele vai dar as informações necessárias para o usuário conhecer bem o produto. Material utilizado para a fabricação, medidas, itens adicionais, tudo que o potencial cliente precisa saber antes de realizar a compra.

O segundo motivo é extremamente importante, porém só será percebido a longo prazo. Uma boa descrição fará com que, depois de algum tempo, seu produto comece a aparecer nos buscadores da internet. Para isso acontecer será necessário utilizar técnicas de SEO on page que vão direcionar a melhor forma de explorar o conteúdo da página que, além da descrição do produtos, deve receber atenção em partes importantes como o título, URL, imagens, entre outros.

Tire boas fotos

Dicas para ter uma loja virtual de sucesso

Porém não adianta nada uma boa configuração de SEO em suas imagens se elas não chamarem a atenção. Como a página do produto será a única forma de contato do usuário com o item vendido, caprichar nas imagens é essencial.

Opte por imagens bem iluminadas, nítidas e do maior número de ângulos possíveis, isso dará maior confiança ao usuário antes de adquirir seu produto online.

Organize seus produtos

Apesar de sua configuração online, uma boa loja virtual deve ser bem organizada, assim como uma loja física, ou seja, deve possuir departamentos e seções para agrupar determinados tipos de produtos.

Essa etapa é importante para que o usuário encontre o produto que deseja com maior facilidade. Outro ponto importante para o sucesso de uma loja virtual é ela possuir um bom mecanismo de busca interno, além de filtros, para que o cliente ache exatamente o que está procurando.

Opte por diversas formas de pagamento

Dicas para ter uma loja virtual de sucesso

A diversidade de escolhas na forma de pagar é etapa essencial em uma loja virtual. Maiores opções significa uma maior oportunidade de concluir a venda. Atualmente essas opções estão cada vez maiores, com pagamentos através de cartões de débito e crédito, boleto e pix.

Possuir diversas formas de pagamento significa uma menor probabilidade de abandono do carrinho na hora de concluir a compra e, portanto, mais vendas em sua loja virtual.

Configure as opções de frete

Na hora de criar uma loja virtual deve-se ter um cuidado especial com as opções de frete e a agilidade de envio. O ideal é permitir ao usuário identificar o gasto com o frete antes de começar a compra, para que ele não desista no meio da ação.

Ainda mais importante é a agilidade no envio. Apesar de o consumidor ter optado por uma alternativa online, ainda assim ele deseja desejar receber o produto o mais rápido o possível, portanto tenha um estoque bem organizado e em dia, e envie os produtos o mais rápido possível.

Tenha embalagens especiais

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Essa dica não funciona para todos os tipos de produto e envio, mas se for possível para o negócio, ela pode fazer a diferença. O cliente, ao receber um produto bem embalado e com cuidado certamente terá uma visão positiva da aquisição, ou seja, a chance dele voltar a comprar em sua loja virtual é muito maior.

Se for possível, opte por enviar algum brinde, amostra grátis ou até mesmo um cupom de desconto para a próxima compra, todas alternativas viáveis para fidelizar o cliente.

Invista em canais de contato

Apesar de uma loja virtual representar a oportunidade de realizar vendas sem a necessidade de uma ajuda humana, para muitas pessoas um contato para tirar as dúvidas é essencial, portanto deixe bem à vista opções de interação para tirar as dúvidas.

Além da opção por email ou mesmo uma página com as perguntas mais frequentes, é importante para a empresa possuir formas de contato imediatas como um chat on line (opção que as melhores plataformas de e-commerce possuem) e número de whatsapp. Quanto mais dinâmico for o atendimento, maior será a chance de finalizar a venda.

Valorize os carrinhos abandonados

A venda em uma loja virtual envolve diversas etapas, desde encontrar o produto até o pagamento da compra, e no meio desse processo muitos usuários desistem e por inúmeras razões, por isso é imprescindível identificar esses motivos. Porém, também é necessário investir nesse consumidor, pois ele já demonstrou interesse no produto, portanto a chance de efetuar a compra é muito maior.

Para isso a empresa deve focar em estratégias para trazer esse usuário de volta para o site, com cupons de desconto ou e-mails lembrando do carrinho abandonado, essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas com pouco investimento.

Aposte nas redes sociais

Dicas para ter uma loja virtual de sucesso

Com os usuários cada vez mais passando tempo nas redes sociais, uma ótima alternativa para chamar para os seus produtos são as redes sociais, por isso capriche nas postagens, opte por imagens de qualidade e textos que farão seus produtos se diferenciarem.

Se o orçamento permitir, opte por uma estratégia de anúncios pagos, eles vão garantir que seus produtos se destaquem para determinado público-alvo específico. O marketing de performance possui inúmeras vantagens que vão ajudar a aumentar suas vendas virtuais. Saiba mais.

Invista em promoções

Dicas para ter uma loja virtual de sucesso

De mãos dadas com as redes sociais, uma ótima alternativa para chamar a atenção dos seus produtos online é apostar em promoções. E elas podem ser de diversos tipos: frete grátis, cupons de desconto e dois pelo preço de um, por exemplo. Tudo vale na hora de chamar a atenção para a sua loja virtual.

Explore o email marketing

Coletar as informações de quem acessa a sua loja virtual é uma prática essencial (desde que feita com clareza e com o consentimento do usuário) pois a partir desses dados é possível criar uma estratégia de email marketing eficiente.

O email marketing possui diversas vantagens, especialmente a do custo benefício, já que os usuários que irão receber o seu email são aqueles que já tiveram contato com seu site ou mesmo um produto específico, e portanto já demonstraram interesse por aquilo que você vende.

Não esqueça do conteúdo

Dicas para ter uma loja virtual de sucesso

Uma estratégia a longo prazo, porém poderosa, é investir no conteúdo de seu site e de suas redes sociais. Esse conteúdo não será responsável por uma venda em si, mas vai atrair pessoas para a sua página ou mesmo valorizar a sua marca.

Um conteúdo de qualidade possui diversas vantagens. Se você investir em um blog, por exemplo, você pode atrair visitantes de determinado conteúdo para visitar uma página de algum produto ou mesmo selecioná-los como público-alvo de uma campanha de remarketing.

Caso você opte por investir em conteúdo para redes sociais como o Instagram ou Youtube, esse conteúdo trará maior credibilidade para sua marca, além de aumentar o alcance da mesma, todos fatores farão ela se tornar uma referência no mercado.

Prontos para começar a vender online? Para saber mais sobre outras estratégias de marketing digital acesse nosso blog para acessar mais conteúdos sobre o tema. E para uma consultoria gratuita de seu negócio online, acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas.

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