O Inbound Marketing é uma das estratégias de publicidade que mais vem crescendo nos últimos anos, especialmente com a preocupação com a proteção de dados e privacidade online, prática que vem ganhando ênfase através de leis especiais para esses casos em diversos lugares do mundo.
Criada para ser uma alternativa mais orgânica de campanha marketing digital, o Inbound marketing tem como a principal premissa ser uma troca de informações entre a empresa e o usuário, e que deve acontecer de forma natural e, portanto, menos invasiva do que as formas tradicionais de marketing.
Mas como acontece o Inbound Marketing? E como ele se difere do Outbound Marketing? Tentaremos explicar essas questões de forma simples e concisa a seguir:
Características principais do Outbound Marketing

Mesmo que você desconheça as principais características do Outbound Marketing, é bem provável que você já tenha sido atingido por alguma de suas campanhas hoje mesmo, afinal o Outbound Marketing está em todo o lugar, desde as formas clássicas de campanhas de publicidade – como o anúncio em emissoras de rádio ou televisão – até mesmo de forma mais sutil, como aquele anúncio antes de um vídeo no Youtube ou aquela publicidade que você precisa assistir antes de uma partida de um jogo para mobile.
O Outbound Marketing é o tipo de publicidade mais direto, é aquele que informa promoções, benefícios ou lançamentos e tenta impactar o maior número de pessoas possíveis dentro de seu público-alvo. O seu tipo de comunicação é muito mais unidirecional, a campanha promove algum produto ou serviço (preço, benefícios, prazo de entrega e etc) e por isso é considerado uma abordagem muito mais ativa de publicidade.
Porém a sua utilização vem com algumas particularidades não necessariamente positivas. A primeira é que esse tipo de abordagem pode afastar ao invés de atrair o potencial consumidor, geralmente por causa da repetição do anúncio ou mesmo pela perturbação em momentos inapropriados (como o telemarketing, por exemplo, um exemplo clássico de Outbound Marketing que ainda é bastante utilizado).
Outra característica importante é que, na maioria das vezes (especialmente nas campanhas mais tradicionais) o Outbound Marketing é um tipo de campanha que requer um investimento inicial mais alto, o que diminui a possibilidade de seu uso para pequenas empresas que estão começando ou que não possuem um orçamento para substanciais investimentos em publicidade..
Características principais do Inbound Marketing

Apesar de ser discutida como uma nova opção de Marketing Digital, o Inbound Marketing tem origem no final do século passado, mas começou a ser utilizada mais efetivamente no final da primeira década do milênio e, desde então, vem ganhando cada vez mais espaço. Mesmo assim, ela é uma abordagem muito mais recente se comparada ao marketing tradicional.
O grande diferencial do Inbound Marketing é a sua abordagem – muito menos intrusiva e mais orgânica – no contato com o possível consumidor. A ideia básica do Inbound Marketing é que o usuário deve ser atraído pelo conteúdo que a marca pode oferecer, estreitando assim as relações com a mesma, até se tornar um potencial cliente.
Existem diversas estratégias de Inbound Marketing, mas todas elas são focadas na criação de conteúdo relevante e que possa agregar algum valor ao usuário. A ideia principal é atrair voluntariamente a atenção do público-alvo utilizando blogs, mídias sociais, tutoriais em vídeo, entre outros.
Através do consumo desse conteúdo, o usuário estará mais confiante no momento de interagir com a marca, fornecendo dados de contato, como telefone ou email, por exemplo. A partir do fornecimento desses dados começa uma nova fase de conversas entre a marca e esse potencial cliente – também conhecido como lead – baseada em uma comunicação bidirecional. Os consumidores interagem voluntariamente com a marca, participam de conversas e recebem informações relevantes.
O Inbound Marketing funciona através da criação de uma jornada do cliente, desde o momento em que ele consome o conteúdo da marca, passando pela fase em que ele recebe mais informações sobre o produto ou serviço (lead) até que finalmente se torne possível começar as negociações para torná-lo um cliente. Todo esse processo leva tempo e possui características distintas, por isso o Inbound Marketing só pode ser encarado como uma estratégia a longo prazo.
Em compensação, uma das suas particularidades mais atraentes desse método, é o seu custo/benefício. O Inbound Marketing pode ser mais econômico a longo prazo, especialmente após a construção de uma presença online sólida e do aumento da confiança do consumidor, pois constrói relacionamentos baseados em permissão.
Em muitas estratégias de marketing modernas, há uma combinação de abordagens inbound e outbound para maximizar a eficácia da campanha. Cada empresa deve avaliar suas necessidades, público-alvo e objetivos para determinar a combinação ideal de estratégias antes de escolher a estratégia certa para a sua campanha de Marketing Digital.
Quer mais dicas de como fazer seu negócio digital decolar? Acesse o restante do nosso blog para encontrar outras dicas de marketing digital ou então fale com um dos nossos especialistas e marque uma consultoria gratuita. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.