Duração dos vídeos: Qual a melhor opção para o seu negócio?

Nos últimos anos uma tendência vem se verificando na produção de conteúdo digital, é o gradativo aumento da importância das produções em vídeo. Essa relevância se dá por inúmeros motivos, desde o crescimento de interesse por conteúdos audiovisuais, até o comportamento dos usuários (especialmente de gerações mais novas), passando pela melhoria na tecnologia, o que permite a visualização de vídeos em dispositivos móveis com maior facilidade.

Porém, para quem possui um negócio digital, essas mudanças podem apresentar algumas dificuldades, afinal esses novos comportamentos e tendência podem causar confusão na hora de tomar decisões e, consequentemente, no momento de criar estratégias de marketing online. Uma dúvida constante é em relação a duração dos vídeos – longos, curtos – qual seria a melhor opção para o seu negócio?

Para ajudar a esclarecer essas questões, desenvolvemos esse artigo que apresenta algumas sugestões na hora de optar por algum conteúdo audiovisual. Mas afinal qual é a melhor opção para um negócio digital? Vídeos curtos ou vídeos longos? Tentaremos responder essas questões a seguir.

Importância de escolher a duração dos vídeos de forma correta

Duração dos vídeos: Qual a melhor opção para o seu negócio?

Como foi dito antes, o conteúdo em vídeo vem ganhando cada vez mais espaço e se tornou nos últimos anos a principal forma pelos quais os usuários consomem conteúdos digitais. Essas mudanças são fruto de várias mudanças na produção dos vídeos e no comportamento dos usuários.

A popularidade do Tik Tok fez com que as empresas de tecnologia concorrentes apostassem em formatos de vídeos curtos, como os shorts do You Tube e o reels no Instagram. E essa aposta no conteúdo curto se deve também ao fato de que as gerações mais novas consomem ainda mais esse tipo de conteúdo.

Porém essa preferência possui algumas nuances. Um dado muito importante é que muitos dos usuários que consomem ativamente esses formatos curtos de vídeo, o utilizam muitas vezes para descobrir conteúdos novos, quase que como um mecanismo de busca para temas maiores.

Outro dado relevante é que nos últimos anos  se percebeu um aumento do público e da produção de conteúdos de vídeos de grande duração, que são aqueles com uma duração maior de vinte minutos, especialmente no You Tube.

Esse tipo de conteúdo – geralmente encontrado na forma de tutoriais, cursos, webinars, transmissões ao vivo (as lives) e podcasts –  possui um público cativo e que vem aumentando ao longo dos anos, sobretudo após a pandemia de Covid-19, que fez com que muitos criadores tivessem que pensar novas formas de apresentar seu conteúdo e que encontrou na internet uma ótima forma de continuar a ter contato com seu público

Por fim, um fato muito importante é que muitos usuários estão mudando a forma como consomem conteúdos na internet. Por mais que se perceba um aumento gradativo de visualizações através de dispositivos móveis, percebe-se também o aumento do consumo desses vídeos em televisores, ou seja, muitos usuários estão trocando a programação da televisão por alternativas digitais, como o Youtube e a Twitch.

Mas em relação a criação de vídeos para a sua empresa, qual forma utilizar? A seguir vamos enumerar algumas vantagens de cada opção.

Vantagens dos vídeos curtos

Duração dos vídeos: Qual a melhor opção para o seu negócio?

Apostar na tendência dos vídeos curtos traz inúmeras vantagens, mas a maior delas é a abordagem direta e concisa. Esse tipo de formato tem um grande taxa de visualização e se torna uma ótima forma de apresentar a sua empresa para um público novo. 

Além disso, esse tipo de formato permite a criação de conteúdo mais dinâmico, com uma formagem menos formal e que pode atrair novos usuários para suas redes sociais ou até mesmo o site da empresa.

Por fim, esse é um formato que conta com uma alta taxa de engajamento, especialmente pelos usuários da Geração Z, consumidores ávidos de vídeos curtos e que preferem esse tipo de vídeo em detrimento de outros modelos mais tradicionais.

Vantagens dos vídeos longos

Mas engana-se que os vídeos curtos são a única opção, com um trabalho eficaz de planejamento e produção, os vídeos mais longos podem ser o grande diferencial em sua estratégia de marketing.

Eles podem ser utilizados de diversas formas, especialmente no aprofundamento de temas que seriam impossíveis com vídeos mais curtos (sempre lembrando da importância do direcionamento de um público para vídeos longos a partir dos vídeos curtos). Ou seja, a partir de métricas, como a  parcela de visualização, é possível perceber qual usuário está realmente interessado em seu conteúdo, se tornando um ótimo público para estratégias direcionadas como o remarketing, por exemplo.

Onde usar um vídeo curto ou vídeo longo

Duração dos vídeos: Qual a melhor opção para o seu negócio?

A verdade é que a escolha depende da estratégia da empresa e do público-alvo. Os vídeos curtos, por exemplo, atraem uma audiência mais ampla, enquanto os vídeos longos aprofundam o envolvimento de públicos interessados.

Vídeos curtos são ideais para redes sociais como Instagram, shorts do You Tube e TikTok. Já os vídeos longos são apropriados para podcasts, webinars, canais do YouTube e sites, além disso, esses modelos precisam de um roteiro eficaz para manter o interesse dos espectadores nesse formato

Em muitos casos, combinar diferentes formatos pode ser a chave para o sucesso. Utilize vídeos curtos para servir como uma porta de entrada para o seu negócio, atraindo interesse e apresentando seu produto ou serviço. E reserve os vídeos longos para atender aos públicos mais interessados e já familiarizados, com maior probabilidade de se tornarem clientes em um futuro próximo.

Quer mais dicas de como fazer seu negócio digital decolar? Acesse o restante do nosso blog para encontrar outras dicas de marketing digital ou então fale com um dos nossos especialistas e marque uma consultoria gratuita. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Gostou desse post? Siga nossos conteúdos nas redes sociais

Deixe um comentário

Marketing de performance - outros tipos de campanha
Marketing de Performance

Outros tipos de campanhas no Google Ads

Apesar da Campanha de Pesquisa ainda ser a mais associada ao Google Ads, outros tipos de campanhas vem ganhando espaço nos últimos anos, justamente por atuarem em outra etapa do funil de vendas, trazendo assim

leia mais »