Estratégias eficazes de marketing para pequenas empresas

Para pequenas empresas, especialmente para aquelas que estão começando, um dos maiores desafios é conquistar novos clientes, afinal boa parte de seus parceiros de negócio ainda não sabe que sua empresa está no mercado.

Uma ótima aliada para descobrir e interagir com esses potenciais clientes é a internet. Através dela você pode anunciar seus produtos ou serviços para um vasto público, o que seria praticamente impossível através dos meios de publicidade tradicionais – geralmente reservados para empresas com um grande orçamento para esse tipo de campanha.

E na internet são inúmeras as estratégias de Marketing Digital disponíveis, desde as mais simples e práticas até campanhas mais complexas que envolvem um grande número de ajustes. Felizmente esses tipos de estratégias estão ao alcance de empresas de qualquer porte e qualquer um pode criar uma presença online.

A seguir vamos elencar algumas práticas extremamente eficazes para que sua empresa marque presença na internet. Vamos conhecer elas:

Defina seus objetivos

Estratégias eficazes de marketing para pequenas empresas

Antes de começar qualquer ação na internet é importante para a empresa definir seus objetivos. Opte por metas claras e que possam ser medidas. Por exemplo, se sua meta é trazer mais usuários para o site da empresa, determine um número de visitas, mas caso sua meta seja obter mais formas de contato com seu potencial cliente, então a meta pode ser a conquista de leads qualificados.

Depois de definir essas metas fica mais fácil, não só criar as campanhas de marketing necessárias para atingi-la, mas também fazer os ajustes necessários caso elas não estejam performando na forma ideal

Crie um Website Responsivo

Há tempos que a criação de uma página do negócio em alguma rede social solucionava o problema da presença online de uma empresa, hoje é praticamente impossível de se fazer negócios na internet sem um site próprio e de qualidade.

São inúmeros os motivos para você criar um site para sua empresa, mas o principal é o controle dos dados. As páginas das redes sociais podem lhe dar dados importantes sobre seus seguidores e movimentações de suas páginas, mas nada impede que uma mudança em suas políticas faça com que essas informações sejam extintas.

Além disso, como as redes sociais possuem suas próprias diretrizes, suspensões ou proibições podem acontecer de um dia para outro, isso sem contar que elas simplesmente podem perder a relevância depois de um determinado período de tempo.

Por isso, tenha um site moderno, fácil de navegar e, principalmente, otimizado para dispositivos móveis. Cada vez mais cresce o número de usuários que navegam na internet através de smartphones, tablets e outros dispositivos, portanto, estar adaptado a esses aparelhos é imprescindível.

SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

Uma das maneiras de atrair usuários é através da pesquisa nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Dessa forma, quanto melhor for a posição de uma página no resultado dessas pesquisas, maior será a quantidade de cliques que ela receberá.

Para atingir esse resultado é necessário realizar o SEO, ou otimização para mecanismos de busca. Se trata de um conjunto de melhorias que vão desde a utilização de palavras-chaves do negócio em pontos estratégicos do site (como títulos e URLs, por exemplo) até a velocidade de carregamento de uma página. Para saber mais sobre o que é o SEO e quais são seus benefícios, acesse nosso guia sobre o assunto.

Marketing de Conteúdo

Estratégias eficazes de marketing para pequenas empresas

Uma das estratégias que utiliza o SEO – e portanto traz novos usuários através da posição de uma página em um resultado de pesquisa – é a utilização de um blog corporativo com assuntos relevantes para o tipo de negócio e consequentemente para os futuros clientes.

Este é um exemplo de marketing de conteúdo, ou seja, quando a empresa oferece informações valiosas e interessantes para atrair o usuário para o site do seu negócio. Mas o blog não é o único meio de atrair novas visitas, outras formas de distribuição de conteúdo também podem ajudar nesse trabalho, como a criação de guias, infográficos e tutoriais, tudo o que for relevante, útil e de qualidade e que possa atrair e envolver seu público-alvo

Mídias Sociais

Apesar de não servirem como única estratégia quando se fala de Marketing Digital, as mídias sociais são extremamente importantes na hora de divulgar seu produto, serviço ou marca. Antes, porém, é necessário avaliar quais são as mídias que melhor combinam com seu público-alvo e que trariam melhores resultados.

Depois dessa definição, é necessário criar uma rotina de compartilhamento de conteúdo, essa regularidade vai permitir aos algoritmos dessas redes entregar seu conteúdo da melhor forma possível. Por fim, não deixe de interagir com seus seguidores, responder aos comentários, e elucidar dúvidas que possam surgir sobre o seu negócio.

Anúncios Online

Às vezes seu conteúdo e publicações precisam de um empurrãozinho. Os anúncios online são uma forma bem interessante de divulgar sua empresa de forma prática e com ótimo custo benefício, especialmente nas campanhas que utilizam custo por clique (cpc)

Aqui o importante é definir que tipo de anúncio e plataforma combina melhor com seu público-alvo e cada caso é um caso. Procure fazer um estudo detalhado de qual o melhor lugar para fazer os seus anúncios e depois monitore os resultados.

Google Meu Negócio

Estratégias eficazes de marketing para pequenas empresas

Uma ótima ferramenta para divulgar o seu negócio online é o Google Meu Negócio, é a melhor parte ele é gratuito. Com o GMN você pode ser encontrado por pessoas que estão procurando por empresas de seu nicho nas imediações, para isso basta realizar um cadastro simples na plataforma.

Porém, para o Google Meu Negócio ser melhor utilizado é preciso aproveitar suas ferramentas: fazer um cadastro bem completo, endereço, horário de atendimento, formas de contato. Capriche nas fotos do local e peça aos clientes para realizarem uma avaliação no Google, todas essas ações vão ajudar a seu perfil a se destacar.

Avaliações e Depoimentos

Para uma pequena empresa, especialmente se ela estiver começando, um dos grandes desafios é demonstrar a qualidade de seu serviço e produto, e uma das melhores formas de mostrar isso é através da avaliação dos clientes.

Por isso, incentive seu público a deixar avaliações positivas, tanto no Google quanto nas redes sociais, pois elas podem influenciar novos potenciais  clientes. Esse tipo de prova social é uma das melhores ferramentas para se posicionar em um mercado competitivo.

Analytics e Monitoramento

Por fim, todas essas ações só terão efeitos se puderem ser avaliadas. Um dos grandes trunfos do Marketing Digital é a possibilidade de analisar e monitorar o desempenho de suas campanhas em tempo real.

Para isso utilize ferramentas como Google Analytics para acompanhar o desempenho de suas estratégias e ajustá-las para atingir as metas definidas no começo do projeto.

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