10 estratégias para vender mais no Instagram

O Instagram surgiu como uma rede social em que os usuários publicavam suas fotos – do seu dia a dia, mais artísticas ou apenas para deixar registrado alguma ocasião – mas à medida que a plataforma foi evoluindo, novos usos para ela começaram a surgir: de novas ferramentas como reels e stories até outros motivos para usar o site.

Uma das funções que mais cresceu nos últimos anos foi a possibilidade de aumentar o poder de uma marca e fazer negócios através do Instagram. Isso porque a própria rede criou ferramentas para facilitar esse tipo de interação.

Com o Instagram contando hoje com mais de 2 bilhões de usuários, fica fácil entender como essas negociações são possíveis. Pesquisas demonstram que a maioria das contas seguem marcas ou já se sentiram inclinadas a comprar algum produto após a visualização de uma determinada postagem.

Mas como utilizar o Instagram para vender mais? A seguir vamos enumerar algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a crescer através dessa rede social tão polivalente. Mas antes de tudo é necessário frisar que essas dicas só vão ter algum resultado se a empresa criar um “Instagram for Business”.

Através dessa ferramenta seu negócio estará apto a divulgar melhor as informações de sua empresa, terá insights sobre seu público-alvo e poderá ter acesso a ferramentas de publicação e impulsionamento. Vamos as dicas:

Crie uma bio completa

estratégias para vender mais no instagram

Antes de qualquer coisa, a sua empresa precisa ser apresentada para o público e isso só é possível com uma bio completa. Entenda ela como um cartão de visitas, com as informações necessárias para que o usuário entenda do que se trata o negócio, além de outros pontos importantes como horário de atendimento, endereço e tudo mais que você julgar necessário que o cliente saiba em um primeiro momento.

Escolha bem os links

A escolha dos links é parte importantíssima de uma estratégia de Marketing Digital através do Instagram, afinal é ele que levará o usuário interessado a ter um maior contato com a empresa. Aqui a escolha deve ser pelo link que gerará mais interações: pode ser o número de Whatsapp da empresa, o site do seu negócio ou mesmo um agregador de links, disponíveis gratuitamente na internet.

Capriche nas imagens

Apesar de todas as opções de formato para as publicações que surgiram nos últimos anos, o Instagram ainda é uma rede social que prioriza as imagens e, portanto, sua empresa deve fazer o mesmo. Opte por imagens de boa qualidade e com algum diferencial, de preferência fuja dos bancos de imagens e seus modelos padronizados, aqui a criatividade é que conta.

Crie conteúdo relevante

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Apesar das possibilidades de realizar negócios, o Instagram ainda é uma rede social onde, na maioria das vezes, as pessoas não frequentam para ver anúncios publicitários. Portanto tente diversificar suas publicações e traga um conteúdo interessante e informativo, e que possa chamar a atenção do usuário. Essa prática melhora a imagem da marca e ainda traz autoridade para a empresa.

Utilize CTAs nas publicações

As “Chamadas para ação” ou CTAs (call to action, em inglês) são frases que indicam o que o usuário deve realizar a seguir em uma página. Na maioria dos sites elas vêm em formato de botão (clique aqui, enviar, leia mais) e são ótimas aliadas na hora de realizar negócios na internet. No Instagram não é diferente, utilize os CTAs e dedique um tempo para escolher a frase certa para instigar o seu público a fazer o que você deseja.

Utilize vídeos para chamar a atenção

Ainda que a maioria das postagens no Instagram ainda sejam na forma de imagem, os vídeos vêm ganhando popularidade nos últimos anos, especialmente os formatos curtos como reels e stories. Utilizar essas novas possibilidades pode trazer um novo tipo de interação com seu público e novas oportunidades de comunicação com ele

Utilize sua página como uma vitrine

Essa é uma dica especial para quem tem um negócio que trabalha com produtos, utilize uma parte das suas publicações para expor seus principais produtos, como se fossem a vitrine de sua loja. Portanto capriche nas imagens e na descrição dos mesmos.

Não abra mão das hashtags

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As publicações nas redes sociais, em especial o Instagram, não são rastreadas pelos buscadores (como o Google e Bing), portanto não funcionam através de palavras-chaves. Porém uma forma para que o conteúdo de seu negócio seja encontrado pelo público é através de hashtags, portanto não deixe de usá-las. As hashtags são ótimas para que o seu negócio seja encontrado por novos usuários, porém cuidado, sua utilização deve ser feita com parcimônia, ou sua publicação irá parecer carregada demais.

Interação e engajamento são importantes

As redes sociais, em especial o Instagram, dão grande valor ao engajamento. É a partir dele que o algoritmo dessas redes define o que é do interesse do público ou não. Portanto, não deixe de interagir com os seus seguidores, desde respostas aos comentários das publicações ou através de recursos disponibilizados pela plataforma, como enquetes e pesquisas. Porém é importante realizar esse engajamento de forma natural, ou suas publicações serão descartadas pelo algoritmo da rede.

Considere utilizar o Instagram Ads

Todas as práticas acima, se bem executadas, vão garantir um aumento de seguidores e de possibilidades de fazer negócio a longo prazo, porém é necessário frisar que o Instagram se sustenta através de anúncios e portanto as publicações orgânicas não vão ter o mesmo impacto que um anúncio nessa rede. Portanto, quando o orçamento permitir, invista em anúncios patrocinados, eles aumentarão ainda mais o alcance de suas publicações e criarão novas possibilidades de venda através dessa rede.

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