Existem diversos fatores que fazem com que uma página apareça melhor colocada do que a outra quando se faz uma pesquisa. Segundo o próprio Google existem mais de 200 fatores que influenciam na posição de uma página. Porém nem todos eles são revelados ao público, na verdade a maioria desses fatores são identificados através de pesquisas e testes realizados pelos profissionais que trabalham diretamente com SEO e precisam saber o que pode ou não influenciar na posição de uma página.
Vamos conhecer os que os especialistas consideram como os principais fatores de ranqueamento do Google e outros motores de busca:
Autoridade da página
Antigamente conhecida como pagerank, era uma nota de 0 a 10 que o Google dava para página baseada na qualidade e quantidade de links recebidos. Esse ranking não é mais divulgado pelo Google, porém algumas empresas, como a Moz, criaram sua própria pontuação para ajudar aqueles que trabalham com SEO saber qual seria a pontuação de um site baseado nesse critério, dessa forma o site dá uma nota que vai de 0 a 100 de acordo com a autoridade de uma página sobre uma palavra-chave.
Autoridade do domínio
Com um sistema de pontuação semelhante ao de autoridade da página, a autoridade de domínio leva em conta a qualidade de um domínio, ou seja, todas as páginas de um site em relação a uma palavra-chave.
Conteúdo original
O principal caminho para uma página receber links e ganhar autoridade é através de seu conteúdo. Mas não basta ser um conteúdo qualquer, o Google valoriza conteúdos originais e pune aqueles que são copiados de outros sites sem a devida referenciação. Importante também é a qualidade do texto, se ele for interessante e fácil de compreender, mais tempo o usuário o permanecerá na página, o que conta pontos para a página. Outra característica importante é que o os motores de busca avaliam positivamente os conteúdos produzidos por pessoas ligadas à área do conhecimento, especialmente em áreas consideradas sensíveis, como medicina, investimentos e direito.
Tamanho do conteúdo
Outro fator relevante em relação ao conteúdo é sua dimensão, quanto maior ele for mais significativo será para o resultados das pesquisas. Aqui a lógica é simples, quanto menor for o conteúdo mais superficial será sua abordagem em relação ao assunto. Recomenda-se que as páginas tenham pelo menos 300 palavras de conteúdo de uma leitura simples e agradável.
Atualização do conteúdo
Os motores de busca priorizam conteúdos mais novos, pois acreditam que a atualização dos mesmos é essencial para que o usuário encontre as informações mais relevantes sobre determinada palavra-chave. Portanto é recomendado aos profissionais de SEO que revisem e atualizem os conteúdos de suas páginas de tempos em tempos.
Tempo de permanência
Se você entrar em uma página e gostar do que estiver lendo, e além disso for agradável e fácil de navegar, é bem provável que você permanecerá nela alguns minutos até concluir sua leitura. O contrário também é verdadeiro, conteúdo ruim, mal escrito, página lenta e com muitos anúncios irão afastar o usuário, que só permanecerá rapidamente na página.
Relevância dos links
Após criar uma página de boa quantidade e qualidade é provável que ela seja referendada a partir de links de outras páginas. Porém nem todos os links tem o mesmo valor, portanto poucos links de páginas bem avaliadas valem mais do que links de páginas que não tem ligação com o assunto tratado, por exemplo.
Palavra-chave no título
Se você está desenvolvendo um conteúdo para uma página é importante saber quais palavras-chaves você pretende ranquear. Por exemplo, se a palavra-chave da página é tênis de basquete, é importante que ela conste no título da página e na URL da mesma.
Palavra-chave no conteúdo
Assim como a palavra-chave é importante no título, também é importante dentro do conteúdo e subtítulos. Porém é importante ressaltar que ela não deve aparecer em demasia, tornando o texto cansativo e repetitivo. Para isso não acontecer pode-se abusar de sinônimos e outros recursos de linguagem para que o texto seja fluído e, portanto, de qualidade.
Velocidade do carregamento
Partimos agora para questões mais técnicas em relação à construção do site. Um dos fatores de ranqueamento é a velocidade de carregamento de uma página, quanto mais rápido ela carregar mais pontos irá receber. Páginas com um carregamento maior do que 3 segundo são penalizadas pelo Google e outros buscadores.
Arquivos multimídia
Páginas com arquivos multimídia recebem melhor nota, por isso recomenda-se pelo menos uma imagem por página, mas a verdade é que quanto maior for a quantidade de recursos multimídia – imagens, vídeos, infográficos, etc – melhor. Porém é preciso ficar atento a qualidade e o tamanho desses recursos, pois arquivos pesados podem fazer com que a página demore para carregar.
Otimização das imagens
Mas não é só o tamanho e a qualidade das imagens que fazem diferença no ranqueamento de uma página, é importante também informar do que elas se tratam. Essa é uma iniciativa para tornar a leitura de uma página mais acessível para deficientes visuais, portanto é necessário investir na descrição das imagens, nos textos alternativos e legendas.
Visibilidade da página
Você com certeza já entrou em um site e não conseguiu ler direito o conteúdo por conta de uma quantidade absurda de anúncios, ou então não conseguiu clicar em um botão muito pequeno que o fez desistir de acessar aquela página. Sites com navegação difícil são penalizados pelo Google, portanto crie uma página de fácil acesso em todas as suas partes.
Design responsivo
Com mais de 50 % das pesquisas sendo feitas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets (e com a probabilidade desse número aumentar ainda mais), o Google passou a raquear melhor as páginas que possuem design compatível com esses aparelhos. Porém é importante ressaltar que o design responsivo é diferente e versão mobile das páginas, pois o primeiro utiliza a mesma URL.
Certificado SSL
Com a quantidade de pessoas utilizando a internet e tendo dados importantes cadastrados em diversos sites é imprescindível que as páginas tenham a maior segurança possível, por isso páginas com HTTPS recebem melhor pontuação do Google.
Esses são apenas alguns dos fatores, muitos deles podem ser subdivididos em diversas práticas para melhorar o ranqueamento de uma página, porém essas são consideradas essenciais para um bom posicionamento no Google e outros motores de busca.
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