Ferramentas de SEO do Google

Com o intuito de auxiliar os desenvolvedores de sites e os profissionais que trabalham com SEO, o próprio Google disponibiliza diversas ferramentas para ajudar na análise da qualidade tanto da estrutura quanto do conteúdo dos sites. Vamos conhecer algumas delas, todas gratuitas e fáceis de usar:

Google Analytics

Ferramentas de SEO do Google

O analytics é uma ferramenta essencial para medir o tráfego de um site. Com ela é possível ter acesso a diversas métricas sobre o usuário que entrou em determinada página, como o tempo de permanência, o número de visualizações, taxa de rejeição e etc. Além disso, a partir do analytics é possível saber a origem dos usuários, se eles encontram a página através de uma pesquisa, redes sociais ou anúncio pago, por exemplo, além de ter insights sobre o seu público como faixa etária, gênero, cidade, entre outros.

Através do dados coletados pelo analytics é possível criar relatórios detalhados sobre a performance de determinada página e realizar modificações para obter um melhor resultado, priorizando sempre a satisfação do usuário.

Google Optimize

Ferramentas de SEO do Google

Uma ótima forma de realizar testes em sua página é através dessa ferramenta que permite criar versões alternativas de uma determinada URL. A partir do Optimize é possível trocar cores, textos, títulos, entre outros componentes. Além disso, ela permite estipular um prazo ou número de acessos para verificar qual delas obteve uma maior taxa de conversão, ou seja, qual gerou um maior número ação por parte do usuário, como preenchimento de formulário, compra, solicitação de contato, entre outras ações possíveis.

Após a criação da página alternativa, a própria ferramenta criará um relatório com gráficos explicando qual das duas versões foi a que deu melhor resultado e portanto o que deve ser mantido ou modificado.

Google Mobile-Friendly Tool

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A utilidade dessa ferramenta já está explicada no nome. Como o número de usuários que acessam as páginas através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, vem crescendo a cada ano, é necessário que as páginas se adequem a esse formato. Através dessa ferramenta é possível se ter uma ideia de o quão amigável sua página está em relação a esses dispositivos.

Assim como as outras ferramentas o Google, ela lhe dará um resultado dos testes feitos em sua página para saber quais são os aspectos que devem ser otimizados para uma melhor experiência mobile, especialmente em relação a sua funcionalidade e tamanho de arquivos multimídia, dado especialmente importante se levarmos em consideração a quantidade da população que utiliza dados móveis para acessar as páginas.

Google Search Console

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Essa é uma ótima ferramenta para quem trabalha com SEO e quer saber como sua página está aparecendo no resultado das pesquisas. Através do Google Search Console é possível saber para quais palavras-chaves sua página está rankeando e qual é a sua posição no resultado de pesquisa do Google. Ele também fornece métricas para páginas específicas, além da quantidade de impressões e cliques de uma palavra-chave ou página.

Por contar com uma quantidade impressionante de informações, essa é uma ferramenta muito útil para determinar quais páginas devem receber mais atenção, ter seu conteúdo ou estrutura melhorado, se deve receber alguma atualização, além de ter uma melhor ideia de como sua página aparece nos resultados de pesquisa e descobrir palavras-chaves de cauda longa.

Google Tag Manager

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Para que todas essas informações sejam coletadas a partir de um site, é preciso que ele contenha uma tag html que faça o rastreio do comportamento do usuário. A forma mais fácil de instalar essas tags é a partir do Tag Manager, uma ferramenta que centraliza todas essas funções em apenas um recurso.

Essa é uma ótima ferramenta para quem utiliza os recursos do Google Ads e precisa ter informações sobre a quantidade de conversões de determinada campanha, pois conhecer as páginas que performaram melhor em uma estratégia de anúncio pago é essencial.

Google Meu Negócio

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Essa ferramenta não está relacionada diretamente à página de um negócio, mas pode ajudar a trazer mais usuários para ela. Com o Google Meu Negócio é possível deixar as informações sobre o empreendimento ainda mais completa, como horário de atendimento, localização, contato e promoções. Além disso, ele é uma ótima forma de divulgar a empresa, especialmente se ela possui clientes nas imediações.

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