Ferramentas para fazer Inbound Marketing

A ideia por trás do Inbound Marketing é muito simples, ao invés de constantemente interromper a navegação do usuário através de anúncios em redes sociais, portais de notícia e outros sites populares da internet, a empresa foca em um conteúdo que vai atrair esse usuário para o seu site.

Porém criar conteúdo não é tarefa fácil, afinal existe uma série de técnicas e recomendações que melhoraram a qualidade de entrega dessas postagens. Da mesma forma que pode se tornar algo difícil monitorar quais usuários são mais interessados em sua solução e que por isso exigiram maior atenção.

Para ajudar a resolver esses pequenos problemas recorrentes na implementação do Inbound Marketing surgiram ferramentas para auxiliar nessas tarefas. E elas variam, desde a facilidade de uso, passando por preço e utilidade. A seguir vamos citar algumas dessas principais ferramentas e porque elas são importantes em uma estratégia de Inbound Marketing.

Ferramentas de palavras-chaves

A escolha das palavras-chaves corretas é importante para qualquer estratégia de marketing digital e no Inbound Marketing não é diferente, afinal elas serão o norte para a criação de todo conteúdo feito pela empresa. Porém a escolha das palavras-chaves não é uma tarefa simples e não pode ser feita através de instinto ou adivinhação.

Para realizar essa escolha duas ferramentas se destacam. A primeira é o Google Keyword Planner, ferramenta que está dentro da plataforma de anúncios pagos Google Ads. Ao utilizar o Keyword Planner você poderá ter uma melhor noção de quais são as palavras relativas ao seu negócio que são mais procuradas, além de outros números relevantes na hora de criar uma campanha de Inbound Marketing.

Outra ferramenta gratuita é o Answer the Public. Criada por um dos nomes mais influentes do marketing digital, Neil Patel, essa ferramenta mostra como determinada palavra-chave pode ser pesquisada e ainda dá sugestão de outras formas que ela pode aparecer em seu conteúdo.

Ferramentas de SEO

Ferramentas para fazer Inbound Marketing

Escolher a palavra-chave correta é apenas o primeiro passo em uma campanha de marketing digital. Ao se criar uma campanha de Inbound Marketing um dos aspectos mais importantes é utilizar as técnicas de SEO. O SEO são otimizações feitas – tanto na questão do conteúdo, quanto na parte técnica do site – com o objetivo de melhorar o posicionamento de uma página nos motores de busca (Google, Bing, etc).

A ferramenta mais completa nesse sentido é o SEMrush. Através dela sua empresa terá um desenho completo da situação de seu site em diversas áreas, da velocidade do seu site, passando pela sua posição nas pesquisas e até na qualidade dos backlinks (links de outras páginas para seus site), item importantíssimo no SEO.

Outra ferramenta semelhante, especialmente na questão dos backlinks, é o Ahrefs, também criada por Neil Patel. O Ahrefs serve para analisar métricas da criação de links em outras páginas, bem como a autoridade (número que demonstra o quão referenciada é essa página em quantidade e qualidade) do domínio e de alguma determinada pagina.

Automação de Marketing

Se as primeiras etapas de uma campanha de Inbound Marketing estiverem dando bons resultados é bem provável que a empresa contará com diversos usuários em diversos estágios do funil de vendas, desde aqueles que visitam o site pela primeira vez até aqueles que já estão negociando uma compra.

E entregar esses diversos conteúdos para diferentes formas de contato pode se tornar uma tarefa hercúlea, especialmente se ela não for feita com a devida organização. Para isso foram criadas ferramentas que automatizam essas funções, entregando conteúdos variados para diferentes contatos dentro de um funil de vendas.

Entre as plataformas mais famosas que fornecem esse tipo de serviço estão a RD Station, a Activecampaign e HubSpot, empresa pioneira na implementação da estratégia de Inbound Marketing, ainda na primeira década deste século. Apesar de terem as suas melhores funções através de uma assinatura, cada uma delas vale o investimento a longo prazo, já que elas facilitam muito o trabalho e a organização do marketing de uma empresa.

CRM

O CRM (ou Customer Relationship Management) é um termo em inglês que pode ser traduzido livremente para o português como Gerenciador de Relacionamento com o Cliente, e é basicamente uma ferramenta criada para reunir e automatizar todos os contatos realizados com um determinado cliente.

Extremamente importante para gerenciar a comunicação com clientes em potencial (leads) ou mesmo com aqueles em que já foi iniciada uma negociação, os CRM disponibilizam detalhadamente todas as formas de contato realizadas (e-mails, reuniões, ligações, etc), tornando muito mais fácil a organização e as ações de uma equipe de vendas.

Existem diversas plataformas que proporcionam esse serviço, entre elas as supracitadas RD Station e Hubspot, e outras bem reconhecidas pelo mercado, como a Pipedrive, Salesforce, Piperun e Zoho CRM.

Email Marketing

Ferramentas para fazer Inbound Marketing

Novamente, o profissional de marketing ou vendas pode ficar sobrecarregado ao ter que definir quais e-mails mandar para determinados contatos. Para facilitar sua vida existem as plataformas de e-mail marketing que automatizam o envio e a classificação dos contatos.

Essas plataformas deixam tudo mais simples, já que você pode separar por lista esses contatos, de acordo com qual estágio do funil de vendas eles se encontram. Além disso, é possível programar envios automáticos e a personalização no corpo do email (como o primeiro nome no título e saudação) que trazem ótimos resultados em termos de taxa de abertura, leitura e cliques em links.

Entre as principais plataformas de email marketing estão as já citadas RD Station e Activecampaign que possuem essas funções em suas plataformas. Outras empresas porém são mais voltadas para o email marketing em si, como o caso da Mailchimp, Sendinblue, Convert Kit e Mailerlite.

Obviamente essas são apenas algumas das empresas que fornecem esses serviços. Grande parte delas possui funções gratuitas para quem está começando, mas a maioria disponibiliza as suas melhores ferramentas em planos pagos e o preço possui uma grande variação (a maioria em Real, mas algumas apenas em Dólar americano).

Por isso é importante realizar uma pesquisa antes de adquirir qualquer uma dessas ferramentas. As opções gratuitas ou que fornecem testes por um determinado tempo também são válidas, afinal é possível ter uma boa noção da utilidade de cada uma, portanto pesquise e teste antes de comprar.

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