Google Ads ou SEO? Qual a melhor estratégia para sua empresa?

Quem deseja realizar negócios pela internet sabe que um dos principais meios de conseguir novos clientes é ficando nas primeiras posições de uma pesquisa e quando estamos falando de mecanismos de pesquisa geralmente estamos falando de Google. Apesar de existirem outros serviços de busca – como Bing ou Yahoo – a maior parte das buscas é feita no Google mesmo.

E existem duas formas para uma página ficar nas primeiras posições de uma busca. A primeira é conhecida como a forma “orgânica”. Nela a empresa, através da qualidade de seu site e conteúdo, aparece “naturalmente” nas primeiras posições de uma busca. Isso é conquistado através de um conjunto de técnicas conhecido como SEO.

A segunda é através de anúncios pagos do serviço de publicidade do Google, o Google Ads. Nessa alternativa a empresa investe em um leilão online para que sua página apareça nas primeiras posições de uma busca e o link é identificado como “anúncio” na página de resultados.

A seguir vamos definir melhor essas duas formas de aparecer nos primeiros resultado de uma pesquisa, identificar os prós e contras de cada proposta e analisar qual estratégia é a melhor para a sua empresa.

O que é SEO?

Google Ads ou SEO? Qual a melhor estratégia para sua empresa?

SEO é a sigla para o termo em inglês “Search Engine Optimization” que em uma tradução livre seria algo como “otimização para mecanismos de busca”. O SEO são diversas técnicas e estratégias que passam pelo conteúdo até o desenvolvimento do site e que tem como objetivo colocar uma página nas primeiras posições de uma pesquisa na internet.

Segundo o Google existem mais de 200 diferenciadores que fazem com que uma página seja melhor rankeada do que outra, mas apesar da plataforma não esclarecer quais são esses fatores, é possível identificar os mais importantes. 

Pode-se diferenciar as otimizações em duas vertentes: as on-page e as off-page. As otimizações on-page são todas aquelas relacionadas às melhorias realizadas dentro do site como a escolha de palavras-chaves, a qualidade do conteúdo, a velocidade de carregamento, entre outras dezenas de fatores. Já as otimizações off-page são aquelas realizadas fora das páginas, é a relação de uma página com o restante da web, ou seja, qual a quantidade e a qualidade dos links que levam até essa determinada página.

Dessa forma, se a empresa realizar todas as otimizações necessárias, com o tempo ela poderá figurar entre as primeiras posições de uma pesquisa, área que recebe a maioria dos click de uma pesquisa e dessa forma atrair mais usuários e potenciais clientes.

O que é Google Ads?

Google Ads ou SEO? Qual a melhor estratégia para sua empresa?

O Google Ads é a plataforma de anúncios de produtos do Google, através dela sua empresa pode anunciar nos principais serviços da empresa – como o Youtube, o Gmail, banners em sites de terceiros – e, principalmente, nas páginas de resultado de uma pesquisa.

Para aparecer nas primeiras posições dessa categoria sua empresa vai precisar participar de um leilão, ou seja, vai concorrer com outras empresas que também desejam aparecer nos resultados de uma pesquisa de uma determinada palavra-chave.

A estratégia do Google Ads utiliza o PPC (pay-per-click) pague por clique, ou seja, a empresa não vai pagar por aparecer nas pesquisas, apenas quando o usuário clicar em um anúncio de sua empresa. E existem diversos fatores que influenciam no valor desse clique, desde a concorrência (algumas palavras-chaves são, obviamente, mais caras que outras), passando pela qualidade do anúncio e se existe relação entre o termo pesquisado e a página anunciada, entre outros. 

Apesar de ser uma estratégia que envolve uma boa quantidade de investimento, o Google Ads costuma ser uma das estratégias com o melhor custo/benefício se bem utilizada, especialmente por trazer resultados rápidos e um aumento considerável de tráfego para o site da empresa. Mas sobre os prós e contras de cada estratégia vamos discutir com maior profundidade a seguir. 

Prós e contras de cada estratégia

Google Ads ou SEO? Qual a melhor estratégia para sua empresa?

Cobertura

Um dos grandes benefícios da utilização do Google Ads é, como foi dito anteriormente, a possibilidade de anunciar nos outros produtos da plataforma, como Youtube e Gmail. O Google está criando campanhas que estão cada vez mais mais intuitivas e automáticas e que utilizam todas as possibilidades de anúncio (palavras-chaves, imagens, vídeos), o que aumenta a abrangência das campanhas e facilita o uso para quem está começando.

Já as estratégias de SEO envolvem apenas o resultados das páginas de pesquisa, mas isso não significa apenas as pesquisas por termos, mas também por imagens e a página Shopping, cujo o cadastro é gratuito (existe a modalidade shopping no Google Ads que, assim como os resultados da página principal, fazem com que os anúncios apareceram antes dos resultados orgânicos).

Longevidade

Um dos grandes diferenciais das duas estratégias é a longevidade. Enquanto uma página otimizada pode aparecer – teoricamente – para sempre (desde que não seja ultrapassada por concorrentes, por isso a necessidade de constante otimização dessas páginas, mesmo aquelas que estão nas primeiras posições), as primeiras colocações de uma campanhas no Google Ads só vai acontecer à medida que empresa investir em anúncios. A partir do momento que as campanhas não receberem mais recursos, essas primeiras colocações se extinguem.

Utilização de palavras-chaves

Apesar das duas estratégias se basearem na utilização correta de palavras-chaves, elas as utilizam de forma bem distinta. Em uma estratégia de SEO é necessário um planejamento para escolher as palavras-chaves corretas e que vão influenciar toda a criação de conteúdo e demais otimização do site. Essa escolha envolve a observação de tendências de busca, um estudo da concorrência e do comportamento do usuário.

Já a estratégia de palavras-chaves do Google Ads, apesar de extremamente importante – pode-se dizer que é o coração de toda campanha – permite uma maior flexibilidade na escolha desses termos, bem como a possibilidade de testes, já que as campanhas podem ser divididas em inúmeros “Grupos de anúncio”, cada qual com suas palavras-chaves.

Outra característica bem interessante na utilização de palavras-chaves no Google Ads é a possibilidade de negativar alguns termos. Se a sua empresa vende “acessórios para caminhão” por exemplo, é importante negativar as palavras-chave que envolvam carros ou outros veículos, afinal quem está procurando por esses itens não vai conseguir encontrar eles em seu site e logo vai se decepcionar com o resultado. Ainda mais importante, você irá pagar por um clique de um usuário que certamente não é um cliente em potencial.

Custo/Benefício

Como dito antes, utilizar uma estratégia de campanhas baseada no Google Ads exige um investimento mensal que pode variar de empresa para empresa, e fatores como a competitividade do mercado e o potencial de investimento vão influenciar na capacidade da empresa em investir em anúncios online.

Já a estratégia baseada em SEO é – teoricamente – gratuita. Teoricamente, pois você não paga nada para aparecer de forma orgânica nas primeiras posições de um mecanismo de busca, porém é preciso levar em conta (nas duas estratégias) o tempo e o esforço gastos na implementação dessas estratégias. Uma estratégia de SEO de qualidade exige um esforço considerável e constantes otimizações no site, desde aspectos técnicos – que influenciam a velocidade e responsividade do mesmo – até a criação de conteúdo baseado nas palavras-chaves escolhidas para essa estratégia.

Resultados e métricas

Um dos grandes diferenciais dessas duas estratégias são seus resultados a curto e longo prazo. Se uma campanha de Google Ads pode trazer resultados quase que imediatos, uma estratégia de SEO só irá dar resultados a longo prazo, porém eles serão mais consistentes, com um tempo de vida maior.

As métricas utilizadas para cada estratégia também se diferenciam. Apesar de ambas poderem se beneficiar da análise dos resultados coletados por ferramentas de coleta de dados, como o Google Analytics, por exemplo, cada estratégia contará com métricas diferentes como o “preço por clique” no Google Ads ou a “posição média” nas pesquisas orgânicas. De uma forma ou de outras, a análise e as otimizações resultantes dessa análise são fundamentais para que qualquer campanha de Marketing Digital tenha sucesso.

Mas afinal qual escolher?

Google Ads ou SEO? Qual a melhor estratégia para sua empresa?

A resposta infelizmente não é objetiva, tudo depende da capacidade de investimento da empresa, mas o ideal é que as duas estratégias sejam utilizadas em conjunto. A otimização por SEO vai garantir resultados ao longo do tempo, vai ser responsável pela qualidade geral do site e é extremamente eficiente na criação de conteúdos ricos – como blogs, tutoriais e infográficos – que vão contribuir para criar uma autoridade da empresa em seu mercado.

Já uma estratégia de Google Ads, além de trazer novos clientes de forma mais dinâmica, é uma ótima forma de expandir o alcance da marca, atingindo usuários que normalmente não teriam contato com seu produto ou serviço de forma orgânica.

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