Inteligência artificial no marketing digital: como utilizar as ferramentas de IA de forma produtiva em suas campanhas

Diversas empresas enfrentam alguns desafios em suas campanhas de marketing digital, especialmente em relação a identificação e segmentação precisa do público-alvo e a criação de conteúdo personalizado para cada segmento. Além disso, a coleta, análise e interpretação de grandes volumes de dados – provenientes de diversas fontes – para tomar decisões informadas é outro desafio significativo enfrentado pelos profissionais de marketing. Já a otimização das campanhas em tempo real, visando maximizar o retorno sobre o investimento (ROI), é outra área crítica que exige atenção constante. 

A inteligência artificial (IA) surge como uma solução poderosa para abordar esses desafios, trazendo uma série de benefícios significativos, como a análise de comportamento dos usuários em tempo real, o que permite a IA segmentações mais precisas e dinâmicas, além de criar recomendações de produtos e conteúdo personalizado com base nas preferências e interações dos usuários. 

Ferramentas de IA podem processar e analisar grandes volumes de dados rapidamente, identificando padrões e insights que seriam difíceis de detectar manualmente, além de prever tendências de mercado e comportamento do consumidor, permitindo uma melhor preparação e adaptação das campanhas. 

A seguir, vamos explicar afinal o que é IA (Inteligência Artificial) e como ela é utilizada no marketing digital, quais são seus principais benefícios, além de algumas dicas de ferramentas com IA que podem lhe ajudar em uma campanha de marketing digital cada vez mais assertiva e lucrativa.

O que é IA e como ela funciona no marketing digital

Inteligência artificial no marketing digital

Definição de IA

Antes de entender como a Inteligência Artificial pode ajudar sua empresa a desenvolver melhores campanhas de marketing digital, é preciso compreender, afinal, o que é a IA. A Inteligência Artificial, também conhecida como IA ou AI (do inglês artificial intelligence) é um campo da ciência da computação que desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como reconhecimento de padrões, tomada de decisões e aprendizado a partir de dados. Ou seja, em termos mais simples a IA busca desenvolver máquinas capazes de aprender e realizar tarefas de forma autônoma, com raciocínio e tomadas de decisão similares aos dos humanos.

Principais tipos de IA utilizados no marketing digital

Apesar de todos estarem englobados nesse grandioso nome, nem toda Inteligência Artificial funciona da mesma forma. A seguir vamos elencar as principais formas e meios em que a IA atua.

Aprendizado de máquina (Machine learning)

Uma das formas mais comuns em que a IA é utilizada é a partir do aprendizado de máquina, e que consiste na utilização de algoritmos para analisar dados, aprender com eles e fazer previsões ou decisões sem ser explicitamente programado para cada tarefa. Alguns exemplos comuns de utilização dessa tecnologia estão nas recomendações de produtos baseada no histórico de compras do usuário e nos feeds das redes sociais.

Processamento de linguagem natural (Natural language processing – NLP)

O NLP, como é mais conhecido, permite que as máquinas compreendam, interpretam e respondem a linguagem de maneira útil e eficiente. Esse tipo de tecnologia pode ser facilmente encontrado em chatbots, esses “robôs de conversa” que interagem com o público, analisam o comportamento dos usuários em redes sociais e respondem a consultas de atendimento ao cliente.

Visão computacional (Computer vision)

Já a visão computacional está ligada à capacidade das máquinas de lidar com elementos visuais, como a possibilidade de interpretar e entender o mundo visual, seja na identificação de objetos, rostos e cenas ou na geração de imagens. Esse tipo de IA pode ser encontrada na análise de imagens para reconhecer logotipos de marcas nas fotos compartilhadas em redes sociais, por exemplo.

Benefícios da IA para o marketing digital

Inteligência artificial no marketing digital

Muito se fala na utilização da Inteligência Artificial por parte das empresas, mas como ela pode beneficiar as suas campanhas de marketing digital? A seguir vamos conhecer os principais benefícios da utilização do IA no marketing digital.

Melhore a segmentação do público

A utilização de inteligência artificial permite à empresa analisar grandes volumes de dados, o que é essencial para identificar padrões e tendências no comportamento do usuário. Isso também permite a criação de públicos-alvos mais precisos e segmentados, o que resulta em campanhas mais eficazes e personalizadas, aumentando a possibilidade desse usuário se tornar um cliente.

Crie conteúdo personalizado

A inteligência artificial pode ajudar na criação de conteúdo cada vez mais personalizado para cada usuário – prática essencial para que uma campanha de marketing digital dê bons resultados – e ela faz isso com base no seu histórico de navegação, compras anteriores e preferências. Esse tipo de conteúdo, cada vez mais pessoal, ajuda no aumento do engajamento e das conversões, pois os consumidores recebem mensagens e ofertas relevantes para seus interesses específicos.

Automatize tarefas repetitivas

Um dos grandes trunfos da IA é a possibilidade de automação, ela permite que tarefas repetitivas ou rotineiras – como gerenciamento das redes sociais, criação de sequência de emails ou otimização de anúncios – sejam automatizadas. Isso libera um tempo maior para que os profissionais de marketing se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas, aumentando assim a eficiência operacional.

Otimize campanhas de marketing

Como foi dito antes, a utilização de IA para a automação de campanhas de marketing tem uma das duas maiores utilidades na otimização das mesmas. As ferramentas de Inteligência Artificial podem analisar dados de campanhas de marketing em tempo real, identificando oportunidades de melhoria e ajustando as estratégias para um crescente retorno sobre o investimento (ROI). Ou seja, campanhas com melhores performances, com ajustes rápidos e baseados em insights precisos e dados atualizados, resultam em uma maior eficiência e eficácia.

Ferramentas de IA para marketing digital

Inteligência artificial no marketing digital

A seguir, vamos apresentar algumas ferramentas de Inteligência Artificial que podem lhe ajudar a criar uma campanha de marketing digital cada vez mais otimizadas e precisas:

1. Canva

O Canva é uma ferramenta de design gráfico online que permite a criação de gráficos, apresentações, postagens e outros conteúdos visuais atraentes para mídias sociais ou campanhas de marketing. A ferramenta utiliza IA para recomendar layouts, combinação de cores e imagens com base nas preferências do usuário, bem como conta com um gerador de imagens (e vídeo) por IA próprio da plataforma.

2. Chatfuel

Já o Chatfuel emprega IA para a criação de chatbots que simulam conversas humanas de forma natural e eficiente, o que auxilia as empresas a interagir com os clientes de maneira mais assertiva e dinâmica. Além disso, através da ferramenta, é possível adaptar as respostas com base nas interações anteriores e no perfil do usuário.

3. Notion

O Notion não é uma ferramenta baseada diretamente em IA, mas algumas de suas funções possuem automatizações sugeridas por Inteligência Artificial, como a criação de tarefas ou textos simples. Dessa forma, o Notion pode usar IA para priorizar tarefas e sugerir melhorias no fluxo de trabalho.

4. Capcut

O Capcut é uma das ferramentas de edição de vídeo mais utilizadas no mundo, graças a facilidade de suas funções e utiliza IA para oferecer recursos avançados de edição, como o reconhecimento de rostos e objetos, bem como ajustes automáticos de cores e efeitos. Além disso, a ferramenta pode cortar e montar clipes automaticamente, economizando tempo e esforço.

5. Mid Journey

Assim como o Canva, o Mid Journey utiliza a IA para gerar imagens através de descrições textuais, permitindo a criação de visuais únicos e personalizados, a diferença é que o Mid Journey é uma ferramenta muito mais completa para esse fim. Além disso, a plataforma fornece novas ideias visuais baseadas em tendências e estilos de arte sugeridos pela IA

6. Google Ads

Uma das plataformas que mais utilizam automações para a melhora dos resultados é o Google Ads. Através da IA o usuário pode otimizar a entrega de anúncios, definir lances e segmentar audiências. Além disso, análises preditivas ajudam a segmentar o público certo com base no comportamento e interesses dos usuários.

7. Jasper

A Jasper utiliza IA para gerar conteúdo escrito de alta qualidade, adaptado para diferentes necessidades e plataformas, criando textos persuasivos e otimizados para SEO rapidamente, o que é ótimo para adaptar o conteúdo para um público-alvo específico, aumentando a relevância e o engajamento.

8. Browse.ai

Ótima ferramenta no auxílio à prospecção, o Browser.ia utiliza Inteligência Artificial para extrair e analisar dados de websites, transformando em insights valiosos. Compilando informações de concorrentes e do mercado, o Browser.ia fornece dados preciso e atualizado que podem ser utilizados para a geração de relatórios que ajudam a ajustar as estratégias de marketing. 

9. Reply.io

Já Reply.io possui uma dinâmica parecida com o Chatfuel, porém mais voltado para o e-mail marketing. Através da ferramenta é possível personalizar e automatizar as comunicações via e-mail com leads e clientes, e isso pode ser feito com base no comportamento e perfil do destinatário.

10. Chat GPT

Ferramenta que trouxe a voga a utilização da Inteligência Artificial para grande parte do público, o Chat GPT não pode ser entendido como um gerador de lero-lero, mas sim com uma ferramenta mais complexa e com diversas possibilidades. Por exemplo, ela pode produzir sugestões criativas de conteúdos para marketing, slogans e mensagens promocionais.

11. Facebook Ads

Assim como a outra ferramenta de gerenciamento de anúncios, o Google Ads, o Facebook Ads também emprega IA para segmentar melhor o público, ajustar lances para maximizar o desempenho e otimizar campanhas a partir de dados demográficos e comportamentais.

12. Gemini

O Gemini é uma ferramenta muito parecida com o Chat GPT e pode ser utilizada para fins semelhantes, com a diferença que ela foi criada pelo Google, o que facilita a integração com outras ferramentas da plataforma.

13.Hootsuite

Já o Hootsuite tem como principal destaque a sua otimização de redes sociais, dessa forma ela utiliza IA para sugerir horários de postagem, análise de desempenho e identificação de tendências nas redes.

14.HubSpot

O HubSpot é uma plataforma de CRM e inbound marketing e que utiliza IA para automação de marketing, análise de dados e personalização de interações com leads. Com a ferramenta você poderá automatizar o fluxo de trabalho e nutrição de leads com base em comportamento e interações com esses potenciais clientes.

Dicas para usar IA no marketing digital com sucesso

Inteligência artificial no marketing digital

A seguir, algumas dicas para utilizar a inteligência artificial no marketing de forma correta e satisfatória

Tenha objetivos claros

Antes de implementar IA em algumas tarefas, estabeleça metas e mensuráveis para os números que você deseja alcançar – como aumento de conversões, melhor engajamento ou maior eficiência operacional. Por exemplo, você pode definir um aumento das vendas online em 20% nos próximos seis meses através das recomendações personalizadas de produtos.

Escolha as ferramentas certas

Muitas ferramentas de Inteligência Artificial se apresentam como a última inovação no mercado – e em alguns casos até podem ser – mas será que elas são necessárias para a sua empresa ou são apenas as penas do pavão? Portanto, analise as necessidades específicas e práticas de marketing digital e determine quais são as ferramentas de IA que podem atender a essas necessidades e que estejam dentro do seu orçamento. Por exemplo, se o seu foco é melhorar o engajamento nas redes sociais, uma ferramentas com insights de melhorias nessa área pode ser mais interessante que as outras

Integre a IA com as estratégias existentes

A utilização da Inteligência Artificial deve ter o intuito de complementar e potencializar suas estratégias de marketing digital atuais e não para substituí-las completamente, isso porque as melhores funções da IA no marketing ainda são de automatização e otimização, ou seja, não servem para a criação de um pensamento macro sobre o mercado. Dessa forma, você pode utilizar a IA para personalizar e-mails de marketing, ao invés de criar uma campanha do zero.

Meça os resultados

As ferramentas de IA são ótimas facilitadoras na hora de acompanhar o desempenho de suas campanhas de marketing digital, e a partir dos insights por elas disponibilizados é possível realizar ajustes para otimizar os resultados utilizando métricas e KPIs relevantes. Você pode, por exemplo, utilizar uma ferramenta de análise de dados para monitorar sua taxa de cliques (CTR) e a taxa de conversão de suas campanhas, ajustando as mensagens ou o público-alvo conforme o necessário.

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