O marketing de performance possui diversas ferramentas disponíveis para atender às inúmeras estratégias que esse modelo permite, basta a empresa ou profissional de marketing escolher qual a que combina melhor com seus objetivos.
Uma das mais utilizadas é o Meta Ads, antes conhecido como Facebook Ads, ferramenta pela qual a empresa pode anunciar nas páginas e aplicativos da plataforma, como o Facebook e o Instagram. Vamos conhecer um pouco mais sobre o Meta Ads e como ele pode fazer a diferença na sua estratégia de marketing de performance.
O que é o Meta Ads?
O Meta Ads é um gerenciador de anúncios pagos. Esses anúncios podem ser vinculados nas principais redes sociais da plataforma – Facebook e Instagram – redes que têm por grande diferencial o alcance de bilhões de usuários. Além disso, é possível através do Meta Ads escolher inúmeros formatos para veiculação desses anúncios, além da integração com outros serviços da Meta, como o Messenger e, principalmente, o Whatsapp.
Através deste gerenciador, a empresa pode centralizar todos os anúncios que serão vinculados, escolher o orçamento, horário de veiculação, público-alvo, formatos e os componentes de formação do anúncios como textos, call-to-action, imagens e vídeos.
Benefícios do Meta Ads
O principal benefício da utilização do Meta Ads para sua campanha de marketing de performance é o alcance. Para se valer de duas das redes sociais mais utilizadas no mundo, o Meta Ads pode veicular seu anúncio para um público de usuários enorme. Só no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas utilizam o Facebook e o Instagram não fica muito atrás.
Esse alcance é importante, pois à medida que o Facebook cresceu, as postagens orgânicas de páginas de empresa começaram a diminuir em impacto. Obviamente essa é uma estratégia da própria plataforma, em um esforço de vender mais anúncios. Mas a verdade é que esse é um sistema que funciona bem, ainda mais se verificarmos o números de configurações e aperfeiçoamentos que a empresa anunciante pode realizar em seu gerador.
Ligado à ideia de uma diminuição do impacto das postagens orgânicas, uma outra grande vantagem do Meta Ads é a possibilidade de anunciar com baixo orçamento, com campanhas podendo ser veiculadas a partir de U$ 1,00 (um dólar americano). Além da possibilidade de investir um valor razoável, especialmente para quem está começando, os anúncios no meta permitem um ajuste fino no orçamento, delimitando o valor a ser gasto por dia ou por campanha, assim como o valor máximo de vinculação de cada grupo de anúncios, tudo dependendo do planejamento e das estratégias da empresa.
Outro grande trunfo do Meta Ads é a possibilidade de criar um público-alvo extremamente segmentado, o que faz com que os anúncios tenham maior probabilidade de impactar o usuário. Além de dados demográficos habituais, como idade, gênero e localização, o Meta Ads contém todo o escopo de dados armazenados pela plataforma através do comportamentos do usuário – likes, compartilhamentos, comentários, páginas que seguem e etc – informações coletadas que caracterizam cada usuário. Dessa forma, a empresa pode anunciar para um público “look a like”, ou seja, para pessoas que tenham os mesmos interesses e comportamento dentro de um determinado dado demográfico.
Por fim, outra característica importante do Meta Ads, e um dos seus maiores benefícios, é a possibilidade de mensurar os resultados. Através do dados coletados, a empresa anunciante pode saber o número de veiculação de cada anúncio, quantas pessoas foram impactadas, quantas acessaram o link, quantas efetuaram uma conversão, qual anúncio teve o custo por clique mais barato e assim por diante. Todas essas informações são muito importantes no momento de descobrir quais campanhas deram certo e quais precisam ser melhoradas, podendo encontrar possíveis pontos de melhorias facilmente para a otimização.
Estrutura de uma campanha no Meta Ads
O Meta Ads funciona com uma hierarquia em três partes: Campanha>Grupo de anúncios>anúncios. Dessa forma, as configurações que são feitas em uma campanha afetam os Grupos de anúncio e consequentemente seus anúncios, mas as que foram feitas nos Grupos de anúncios só afetaram os anúncios dentro desse grupo.
Assim, algumas configurações devem ser definidas no momento de criação de cada etapa da campanha.
Campanha
- Objetivo da campanha: conversão (vendas, geração de leads), aumento do tráfego, visibilidade da marca, etc;
- Orçamento: orçamento diário da campanha ou definição de um orçamento total que valerá até determinada data;
- Estratégias de lance: Quanto a empresa está disposta a pagar por cada clique ou visualização de anúncios, dependendo do ajuste na campanha.
Grupo de anúncios
- Público: informações demográfica, público por interesse, remarketing;
- Horário: dias da semana e horas em que os anúncios serão vinculados;
- Veiculação: quantidade máxima que cada usuário poderá visualizar o anúncio por dia.
Anúncios
- Recursos multimídia: imagens e vídeos a serem usados no anúncio;
- Textos: descrições, títulos, call-to-action dos anúncios;
- Formatos: possibilidades de veiculação do anúncio, como feed, banners laterais, stories e messenger, por exemplo.
Essas são apenas alguns exemplos das possibilidades de utilização do Meta Ads, suas configurações são complexas em um primeiro momento, mas são necessárias para que a ferramenta possa ser utilizada para atingir seu máximo potencial, garantindo assim que os objetivos da campanha sejam alcançados.
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