Marketing Digital no Dia da Mulher

Você certamente já esteve em um desses dias, quando navegando por uma rede social (seja ela qual for), se deparou com uma enxurrada de postagens fazendo alusão ao Dia das mulheres. E apesar de encontrar coisas interessantes no meio disso tudo, a maioria delas é composta por frases genéricas e imagens de mulheres com flores.

E não há nada errado em uma imagem de mulheres com flores (assim como presentear uma mulher com flores na vida real), porém, e isso depende muito da qualidade da publicação, a impressão que a empresa pode passar é que esse foi um post (assim como o mimo) feito às pressas, sem o cuidado necessário para uma data tão importante.

Esse tipo de comunicação rasa, com o tempo, fará com que o branding da empresa perca valor, já que – muito por causa dessa abordagem genérica do tema – os usuários das redes sociais não vão prestar atenção na sua mensagem e seu conteúdo passará batido. Por isso, valorizar datas como essa, focando especialmente nos valores que devem ser propagados, deve ser parte essencial em uma campanha de marketing digital no dia das mulheres.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

Marketing Digital no Dia da Mulher

Apesar do que é propagado pelo senso comum, o Dia Internacional da Mulher não é uma referência ao incêndio que matou centenas de operárias em uma indústria têxtil nos Estados Unidos. Apesar desse ter sido um acontecimento que despertou a atenção da opinião pública para as más condições do trabalho feminino na época, esse fato foi apenas um dos dos muitos episódios da luta pelo direito das mulheres que aconteceram no começo do século passado.

As primeiras décadas do século XX foi uma época marcada por diversas lutas pelo direito feminino, não só por melhores condições de trabalho e salário, mas por direitos básicos, como o de liberdade de expressão, ir e vir e voto. Porém a data só foi receber esse nome em 1975, quando a Organizações das Nações Unidas decretou 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, aglutinando em uma mesma data as manifestações feministas que aconteciam em diversos países 

Em termos locais, apesar das muitas conquistas, o Brasil ainda apresenta uma forte desigualdade entre gêneros. Em uma pesquisa realizada pelo Fórum Social Mundial, o país estaria na 93° posição entre 146 países e nesse ritmo o problema só será solucionado em mais de 100 anos. 

Mas apesar de ser um problema que não vai ser resolvido de um dia para o outro, a desigualdade de gêneros deve receber uma atenção especial. E o marketing digital pode oferecer alguma ajuda nessa luta. 

Como fazer uma campanha de marketing digital no Dia Internacional das Mulheres

Marketing Digital no Dia da Mulher

Como deu para perceber, o Dia da Mulher não é uma data comum para o marketing e não deve ser tratado apenas para fins comerciais, como o Dia dos Namorados ou a Black Friday. É claro que se a empresa quiser oferecer alguma promoção ou desconto para as mulheres, ninguém vai reclamar, afinal economizar é sempre bom, mas esse não deve ser o foco principal da campanha.

Portanto antes de criar uma campanha de marketing digital para essa data, é importante saber qual mensagem se pretende transmitir, ou seja, fuja dos estereótipos e da comunicação rasa e foque no que a data realmente significa.

E para isso acontecer da melhor forma possível, nada melhor do que ouvir as próprias mulheres. Aproveite para fazer uma pesquisa com suas funcionárias, clientes ou qualquer presença feminina envolvida com sua empresa. É importante conhecer suas particularidades, seus gostos, seus interesses e, principalmente, suas opiniões sobre o que é ser mulher e a importância da igualdade entre gêneros.

Portanto, evidenciar a opinião feminina no Dia das Mulheres é essencial, ou sua campanha vai carecer de identificação e todo o discurso pode parecer genérico, assim como aquela flor desbotada comprada às pressas.

Para saber mais sobre marketing digital e suas estratégias, acesse o restante do nosso blog, sempre conteúdos novos e exclusivos.

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