Marketing digital para clínicas e consultórios

A área da saúde é um dos mercados que mais cresce, não só no Brasil, mas no mundo todo. Porém, apesar do crescimento de oportunidades, também cresce a concorrência e uma das melhores formas de se destacar nesse mercado é através do Marketing Digital.

Nesse artigo explicamos as diferentes estratégias para realização de campanhas de marketing digital para clínicas e consultórios, quais são os conteúdos mais relevantes para área e quais são os principais benefícios de atrair e cativar usuários através de uma presença online.

Como fazer Marketing Digital para clínicas e consultórios

Marketing digital para clínicas e consultórios

Existem diversas estratégias de Marketing Digital que podem ser utilizadas em clínicas e consultórios, cada qual com suas vantagens e desvantagens, a seguir, vamos conhecer as principais:

Desvendando o Marketing Digital

O Marketing Digital refere-se ao conjunto de técnicas e estratégias utilizados pelas empresas para promover sua marca online, atraindo dessa forma novos usuários e, consequentemente, novos clientes. Portanto, no momento de optar por alguma dessas estratégias para sua clínica ou consultórios, alguns fatores devem ser levados em conta, como: o valor do investimento, tempo gasto na implementação dessas estratégias e, principalmente, qual o seu objetivo, ou seja, o que você pretende alcançar através do Marketing Digital.

Depois de definir seu objetivo principal – você pode até ter mais do que um objetivo, porém um deles deve ser o norteador da campanha – fica mais fácil descobrir qual estratégia é a mais indicada para a sua empresa. Se o seu objetivo principal for aumentar o número de agendamentos de consulta, por exemplo, será necessário um tipo de estratégia específico (na maioria das vezes, muitas delas combinadas), já se o seu objetivo for criar uma consciência da marca na mente das pessoas, outras técnicas serão necessárias.

Porém, uma coisa é certa, não importa qual o objetivo e estratégias serão escolhidas, o Marketing Digital possui inúmeras vantagens em relação às campanhas de publicidade tradicionais. E as duas principais são investimento e assertividade:

  • O valor de investimento de uma estratégia em relação a uma abordagem tradicional de publicidade é muito menor, especialmente se compararmos com campanhas de rádio e televisão. Além disso, o Marketing Digital possui a possibilidade de escalonamento, ou seja, você pode começar investimento um valor menor e ir aumentando esse investimento à medida que vai atingindo melhores resultados.
  • E atingir melhores resultados é essencial no Marketing Digital. Ao contrário de outras formas de publicidade, no Marketing Digital você não só pode, mas deve acompanhar os resultados em tempo real. Isso permite que você realize ajustes na sua campanha e aloque seus investimentos nas campanhas que estão dando melhores resultados, gerando um melhor retorno sobre o seu investimento (ROI).

Criando um site de sucesso

O primeiro passo para criar uma campanha de Marketing Digital é criar (ou otimizar) o site de sua empresa. É a partir dele que serão coletadas as principais métricas que serão utilizadas para conhecer os resultados de uma campanha.

Dessa forma ele deve ser construído como um grande cartão de visita, com design atraente, apresentando a clínica ou consultório e, principalmente, quais são os benefícios que os clientes podem obter ao escolher sua empresa em relação as demais. Por isso, deve-se focar mais nas soluções para os problemas trazidos pelos clientes do que em qualquer outro aspecto da empresa.

E no caso do Marketing Digital, os sites precisam apresentar um outro diferencial muito importante, eles devem ser otimizados para a Conversão. A Conversão nada mais é do que o objetivo principal de uma campanha de Marketing Digital, em sites como lojas virtuais ou e-commerce, a Conversão será a venda de um produto, porém em outros casos a Conversão pode ser medida de outras formas. No caso de um site para clínicas ou consultórios a Conversão pode ser:

  • Um contato por WhatsApp;
  • Um agendamento online;
  • O preenchimento de um formulário.

Não importa qual será a Conversão escolhida, o site deve ser otimizado para que essa Conversão seja realizada da forma mais eficaz o possível, e isso é possível graças a diversas otimizações, desde a escolha de textos persuasivos até o destaque dos botões de CTA (call-to-action ou chamada para a ação em inglês, são os textos que indicam o que o usuário deve fazer em seguida: compre, se inscreva, agende agora, etc) que devem possuir um design especial para chamar a atenção.

Por último, mas não menos importante, o seu site deve ser encontrado pelos usuários e para isso existe o SEO. O SEO (search engine optimization ou otimização para motores de busca) nada mais é do que um conjunto de técnicas que fazem com que o seu site fique nas primeiras posições em uma busca na internet.

Como dito antes, são as diversas técnicas utilizadas no SEO que influenciam na posição de seu site em uma busca, desde a velocidade de carregamento, a utilização de palavras-chaves nos títulos e subtítulos, responsividade (se ele se adapta corretamente para tablets e smartphones) e tamanho das imagens, por exemplo. A utilização do SEO é realizada de mãos dadas com uma estratégia muito utilizada de Marketing Digital nos últimos anos, o Marketing de Conteúdo. Vamos saber um pouco mais sobre ele a seguir.

Marketing de conteúdo para saúde

A estratégia de marketing de conteúdo, como o nome já diz, consiste em criar conteúdo instigante e significativo para o seu público-alvo através de diversos canais de distribuição. A criação desse conteúdo possui diversos objetivos, mas o principal deles é atrair usuários para o seu site, tornando-os clientes em potencial.

Porém o marketing de conteúdo também possui outros benefícios em conjunto. Um dos principais é que ele funciona como um provedor da marca, fazendo com que o nome de sua clínica ou consultório esteja constantemente na mente dos usuários. Outro ponto importante é que o marketing de conteúdo traz autoridade para sua empresa, ou seja, ao criar conteúdo de qualidade você está demonstrando que conhece sobre o assunto em questão, fortalecendo sua autoridade sobre o tema.

Existem diversas formas de se realizar marketing de conteúdo, porém as mais utilizadas são blogs, redes sociais e vídeos. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas:

  • Criar um blog em seu site pode ser uma ótima estratégia de marketing de conteúdo. A criação de artigos informativos e bem escritos vai fazer com que seu site se destaque nos mecanismos de busca, atraindo usuários de forma orgânica (ou seja, não utilizando anúncios pagos). Esta estratégia está intimamente ligada às técnicas de SEO que não só podem, mas devem ser utilizadas de forma conjunta.
  • Outra forma de demonstrar seu conhecimento para o seu público-alvo é através das redes sociais, especialmente aquelas que permitem diversos tipos de conteúdo como texto, vídeo e fotos como é o caso do Facebook, Twitter e, principalmente, Instagram. Esse conteúdo é uma ótima forma de chamar a atenção para a sua marca e também contribui para a autoridade da sua empresa.
  • A criação de vídeos também é outra ótima estratégia para atrair usuários para o seu negócio. Apesar de a maioria das redes sociais permitirem vídeos hoje em dia, na maioria das vezes eles são conteúdos curtos e impactantes. Porém vídeos longos, como tutoriais, também podem ser interessantes para a exposição de sua marca. Conteúdos como lives, webinars e tutoriais em plataformas como o Youtube dão ótimos resultados, desde que utilizados de forma correta.

O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia levando em conta o custo-benefício a longo prazo, afinal – fora o tempo gasto na criação do conteúdo – não se gasta nenhum valor na promoção desse material. Porém essa estratégia só funciona com um bom planejamento e com a criação de conteúdo de forma constante e padronizada, ou seja, vale mais a pena postar a cada mês um conteúdo completo e cuidadoso, do que postar 10 vezes de qualquer jeito e de uma vez só.

Mídias sociais para clínicas e consultórios

Como dito antes, as redes sociais são importantes aliadas na hora de promover o seu negócio e atrair potenciais clientes para o seu site. Porém é importante ressaltar que nem todas as redes sociais funcionam da mesma forma e escolher a rede social ideal para o seu negócio é fundamental.

Essa escolha depende de dois fatores: conteúdo e público. Primeiro, deve-se escolher a rede que melhor se adapte a sua forma de conteúdo (texto, vídeo, fotos, etc) e que possa trazer melhores resultados. Obviamente pode-se utilizar mais de uma rede por vez, porém é importante ressaltar que muitas vezes um tipo de conteúdo terá que ser adaptado de uma rede para a outra.

Outro ponto importante é em relação ao público- alvo, ou seja, qual a rede social mais utilizada pelo seu potencial cliente. De nada adianta fazer ótimos conteúdos se o seu público não utiliza determinada rede social. Portanto antes de começar a planejar a criação do conteúdo é necessário escolher a plataforma correta.

A partir dessa definição é possível começar a criação dos conteúdos, desde que se realize um planejamento. Os algoritmos das redes sociais priorizam conteúdos constantes, ou seja, não basta criar o conteúdo, mas ele deve ser postado de uma forma contínua e padronizada.

A quantidade de postagens depende de cada plataforma. Redes sociais como o twitter, por exemplo exigem postagens mais regulares, enquanto outras como o Instagram essa recorrencia depende muito do tipo de formato da postagem, afinal postagens de feed (ou seja na página da empresa) não precisam ter a mesma recorrência que as postagens em stories (muito mais dinâmicas e de curta duração).

Mas não importa qual a rede social escolhida, um fato é essencial, o conteúdo postado deve chamar a atenção e ser engajador. Quanto mais usuários curtirem, comentarem e compartilharem sua postagem, melhor e isso só vai acontecer se o seu conteúdo se destacar dos demais. Mais cuidado, ele não pode ser apelativo, ou então vai afastar os usuários e, em alguns casos, pode até sofrer punições das plataformas.

Anúncios online para a área da saúde

A publicidade online na área da saúde é uma ferramenta poderosa para atrair novos pacientes e expandir a presença de clínicas, consultórios e hospitais. Utilizar plataformas como Google Ads e Facebook Ads, além de outras disponíveis, pode fazer uma grande diferença na visibilidade e no alcance dos serviços de saúde. Vamos explorar como essas plataformas podem ser usadas de forma eficaz.

O Google Ads é uma das ferramentas mais populares devido ao seu amplo alcance e capacidade de segmentação precisa. Na área da saúde, os anúncios podem ser configurados para aparecer quando usuários buscam por termos específicos relacionados a serviços médicos. A rede de pesquisa do Google permite que anúncios apareçam nos resultados de busca, por exemplo, para uma clínica odontológica que queira atingir pessoas buscando por “dentista perto de mim” ou “dentista em caxias do sul”, por exemplo. 

Já a rede de display, por sua vez, exibe anúncios em sites parceiros do Google, ampliando o alcance. Além disso, o remarketing é uma estratégia eficaz para mostrar anúncios a usuários que já visitaram o site da clínica, incentivando-os a retornar e agendar consultas. Para obter os melhores resultados com Google Ads, é essencial utilizar palavras-chave específicas, incluindo termos geográficos para alcançar um público local, e otimizar as landing pages para conversões, como agendamentos online.

O Facebook Ads também é uma ótima  plataforma para a publicidade na área da saúde, oferecendo a capacidade de segmentar públicos com base em interesses, comportamentos e dados demográficos, o que permite criar anúncios altamente direcionados. Os anúncios de imagem e vídeo são particularmente eficazes para explicar procedimentos ou mostrar depoimentos de pacientes. 

Os anúncios em formato de carrossel permitem destacar diferentes serviços ou tratamentos em um único anúncio, e as campanhas de leads facilitam a coleta de informações de contato diretamente através do Facebook, simplificando o agendamento de consultas. Para maximizar o impacto, é importante usar segmentação detalhada para atingir públicos específicos, como novos pais para pediatras ou idosos para clínicas geriátricas, e criar conteúdo educativo que ofereça valor ao público.

Para criar campanhas de anúncios eficazes e atrair novos pacientes, é fundamental conhecer o público-alvo e ajustar as campanhas para abordar diretamente suas necessidades e preocupações. Mensagens atraentes que destacam os benefícios dos serviços oferecidos e utilizam depoimentos de pacientes ajudam a criar uma conexão com o público. Realizar testes A/B para diferentes versões de anúncios e mensagens é uma prática recomendada para identificar o que funciona melhor.

A eficácia das campanhas deve ser monitorada constantemente para garantir o melhor retorno sobre investimento (ROI). É crucial acompanhar métricas tais como custo por clique (CPC), taxa de conversão, custo por aquisição (CPA) e ROI. Ferramentas de análise como Google Analytics, Facebook Insights e os dashboards das próprias plataformas de anúncios fornecem dados detalhados que ajudam a ajustar a segmentação, mensagens, horários de exibição dos anúncios e alocação de orçamento. Além disso, coletar feedback dos pacientes é uma maneira valiosa de entender o impacto das campanhas e identificar oportunidades de melhoria.

Estratégias de Marketing para aumentar seus resultados

Marketing digital para clínicas e consultórios

A seguir, as principais estratégias para que suas campanhas de Marketing Digital para clínicas e consultórios gerem o melhor resultado possível.

Definindo seu público-alvo

Como dito antes, conhecer o seu público-alvo é essencial em qualquer estratégia de marketing, especialmente no meio digital. E para saber isso é necessário realizar algumas perguntas básicas: quem são seus pacientes ideais? Quais são suas necessidades? E quais são suas expectativas?

Após responder essas perguntas é possível criar um público-alvo ideal, o que lhe permite segmentar suas campanhas tornando-as mais eficazes. E o raciocínio é muito simples, afinal um público interessado em seu negócio provavelmente vai dar resultados melhores do que aquele formado por qualquer usuário. Portanto antes de criar qualquer estratégia de Marketing Digital defina qual o seu público-alvo ideal.

Criando sua Persona

A definição de seu público-alvo também é importante para outra estratégia do Marketing Digital, a definição de uma Persona. Uma Persona (ou buyer persona) é um ser fictício que possui diversas das informações de seu público-alvo, além de informações comportamentais. Na maioria das vezes, além de gênero, idade e localização geográfica definidos, a Persona possui um nome, uma ocupação e uma mini biografia.

Todo esse esforço na criação de uma Persona possui um objetivo, ele serve de norteador para a criação de todo o conteúdo de uma campanha de Marketing Digital. Ao invés de você criar uma postagem para a internet, você estará  criando uma postagem para aquela Persona específica, o que torna a mensagem muito mais assertiva e persuasiva.

Portanto, antes de criar uma campanha de Marketing Digital defina qual é o seu paciente ideal, quais são as características que o diferenciam das demais pessoas e que o tornam especial. Outro ponto importante, uma campanha pode ter mais de uma Persona, porém cuidado, muitas Personas farão com que o conteúdo se dilua, não tendo a assertividade necessária e tão importante no Marketing Digital. Para saber mais sobre Personas, acesse nosso conteúdo completo sobre o assunto.

Posicionamento da sua clínica ou consultório:

No competitivo cenário das clínicas e consultórios, diferenciar-se da concorrência é essencial para atrair e fidelizar pacientes e para isso acontecer, é fundamental identificar e destacar os pontos fortes que tornam sua clínica única. Pode ser a especialização em um determinado tratamento, a excelência no atendimento ao paciente, a utilização de tecnologias avançadas ou a experiência e qualificação da equipe médica. 

Além disso, promover depoimentos de pacientes satisfeitos e resultados positivos pode reforçar a credibilidade e confiança na sua clínica. Investir em conteúdos informativos e de qualidade, como artigos, vídeos e webinars, que abordem temas relevantes da área de atuação, também contribui para posicionar sua clínica como uma referência no setor, diferenciando-a de outras opções disponíveis no mercado.

Construir uma marca forte e reconhecida no mercado é um processo contínuo que envolve várias estratégias de marketing digital. Inicialmente, é crucial desenvolver uma identidade visual consistente e profissional, que inclua um logotipo bem desenhado, paleta de cores e tipografia que reflitam a missão e valores da clínica. 

A gestão de reputação online, respondendo prontamente a avaliações e feedbacks, e a utilização de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento nos motores de busca são fundamentais para consolidar a marca e assegurar que ela seja facilmente encontrada pelos pacientes em potencial.

Marketing de referência para clínicas e consultórios

Uma das estratégias mais eficazes de marketing para clínicas e consultórios é incentivar os pacientes atuais a indicarem seus serviços para amigos e familiares. Para isso, é importante criar um ambiente de confiança e satisfação onde os pacientes sintam-se valorizados e bem cuidados. Uma abordagem direta e amigável pode ser implementar um programa de indicação, onde os pacientes são informados sobre os benefícios de referir novos clientes, como descontos em consultas futuras, brindes ou serviços adicionais. 

A transparência e a clareza na comunicação desses benefícios são essenciais para garantir que os pacientes estejam cientes e motivados a participar. Além disso, a personalização das recompensas, ajustando-as às necessidades e preferências dos pacientes, pode aumentar ainda mais a satisfação e a fidelidade, fortalecendo a relação entre a clínica e seus pacientes.

A comunicação também pode ser facilitada por meio de campanhas de email marketing, mensagens personalizadas e postagens nas redes sociais, incentivando os pacientes a compartilhar suas experiências positivas. Testemunhos e avaliações online também podem servir como uma poderosa ferramenta de referência, uma vez que muitas pessoas confiam nas recomendações de outras ao escolher um profissional de saúde.

Conteúdos relevantes para seus pacientes

Marketing digital para clínicas e consultórios

Você já percebeu a importância de criar conteúdo para a sua empresa, mas qual o tipo de conteúdo deve ser produzido? Para essa pergunta não existe uma resposta certa, por isso vamos elencar algumas ideias de conteúdos que podem ser relevantes para sua página:

Dicas de saúde e bem-estar

Uma dica muito comum em diversas áreas da saúde é a de que prevenir é muito melhor do que remediar, portanto a criação de dicas de saúde envolvendo a prevenção de doenças através de alimentação saudável, prática de exercícios físicos e outros temas relacionados à sua área pode trazer uma série de ideias para a criação de seus conteúdos sobre saúde.

Novidades na área da saúde

A área da saúde é uma das que mais apresentou avanço tecnológicos nas últimas décadas. Sempre contando com pesquisas e novas opções de tratamento, a área da saúde está em constante evolução. Portanto, criar conteúdos sobre essas novidades é uma ótima opção para atrair novos usuários para seus conteúdos.

Informações sobre seus serviços

Outra maneira de informar o seu público-alvo sobre as novidades relacionadas a sua empresa é criar conteúdos sobre seus serviços, para os detalhes dos procedimentos que você oferece, podendo incluir valores e os diferenciais da sua clínica ou consultório.

Histórias de sucesso

Uma ótima maneira de demonstrar a qualidade dos serviços oferecidos por sua clínica ou consultório é através de depoimentos. Depoimentos de pacientes satisfeitos com seus serviços ajudam na criação de uma autoridade, pois os usuários são, mais do que tudo, humanos e possuem a tendência em acreditar na opinião de outras pessoas para validar suas próprias.

Esclarecendo dúvidas frequentes

Responder às perguntas mais comuns que seus pacientes fazem é uma ótima forma de criar um conteúdo que reverbera com a maioria dos usuários, afinal, se um dos seus pacientes tiver alguma dúvida é bem provável que outros usuários também as possuam.

Aspectos legais do marketing para clínicas e consultórios

Marketing digital para clínicas e consultórios

Legislação sobre publicidade médica

Algumas áreas do conhecimento recebem uma atenção a mais por parte dos motores de busca e a saúde é uma das principais delas, afinal uma dica errada pode levar a complicações ainda maiores para a saúde, física e financeira, do usuário.

Por isso, as principais plataformas lançam um olhar muito mais crítico em relação aos conteúdos que podem causar riscos à saúde dos usuários, privilegiando criadores de conteúdo que tenham formação específica na área.

Além disso, órgãos reguladores, como os Conselhos Regionais de Medicinas e outros, criam manuais de boas práticas de publicidade online, delimitando o que pode e o que não pode ser divulgado em campanhas de Marketing Digital para a área da saúde. Estar atento a essas diretrizes é fundamental para quem deseja realizar campanhas nessa área.

Ética na saúde e marketing

A ética deve ser a base de todas as ações promocionais, garantindo que as informações fornecidas sejam precisas, verídicas e não induzem a interpretações errôneas. Isso inclui transparência sobre os serviços oferecidos, os custos envolvidos e os possíveis resultados dos tratamentos. 

Além disso, é fundamental respeitar a privacidade e a confidencialidade dos pacientes em todas as comunicações de marketing. Ao aderir a padrões éticos rigorosos, as clínicas não apenas cumprem com as regulamentações legais e profissionais, mas também fortalecem sua reputação e credibilidade no mercado, promovendo um relacionamento de confiança e respeito com os pacientes.

Para garantir uma comunicação honesta e ética no marketing de clínicas e consultórios, é essencial evitar promessas mirabolantes, sensacionalismo e autopromoção excessiva. Prometer resultados garantidos ou exagerar os benefícios dos tratamentos pode levar a falsas expectativas e decepções entre os pacientes, prejudicando a relação de confiança que deve existir entre eles e os profissionais de saúde. 

Consentimento informado

A utilização da imagem de pacientes em materiais de marketing é uma prática que exige a obtenção prévia de consentimento informado. Este consentimento deve ser claro, explícito e documentado, garantindo que o paciente compreenda completamente como e onde sua imagem será utilizada. 

É fundamental explicar todos os detalhes, incluindo os tipos de mídia (online e offline), a finalidade da utilização e a duração do uso. Além disso, deve ser oferecida a opção de revogação do consentimento a qualquer momento, sem prejuízo para o paciente. Esta prática não só é uma exigência legal e ética, mas também demonstra respeito pela autonomia e direitos dos pacientes, fortalecendo a confiança na relação profissional e assegurando que os pacientes se sintam respeitados e valorizados.

As informações pessoais e de saúde dos pacientes devem ser tratadas com a máxima confidencialidade, em conformidade com as leis de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Isso implica na adoção de medidas de segurança robustas para proteger essas informações contra acessos não autorizados e vazamentos. 

Conselho regional de medicina

Para garantir que todas as ações de marketing de uma clínica ou consultório estejam em conformidade com a legislação vigente, é crucial verificar as normas e exigências estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) da sua região. O CRM oferece diretrizes específicas sobre o que é permitido e o que é considerado inadequado ou antiético em termos de publicidade e promoção de serviços médicos. 

Essas normas visam proteger os pacientes de informações enganosas e assegurar que os profissionais de saúde mantenham um padrão elevado de conduta ética. Além disso, estar atualizado com essas regulamentações pode evitar penalidades e problemas legais que poderiam comprometer a reputação e a operação da clínica. Portanto, dedicar tempo para estudar e implementar essas diretrizes é uma prática indispensável para qualquer profissional de saúde que deseja operar de maneira ética e legalmente segura.

Para assegurar que as ações de marketing de uma clínica ou consultório estejam totalmente em conformidade com a legislação, é altamente recomendável consultar um advogado especializado em direito médico. Este profissional possui o conhecimento específico das leis que regem a prática médica e as regulamentações sobre publicidade e marketing na área da saúde. 

Dicas extras para o seu blog

Marketing digital para clínicas e consultórios

Já decidiu publicar um blog em seu site? A seguir algumas dicas que vão ajudar ele a atrair mais usuários e, consequentemente, mais clientes

Publique com frequência

A quantidade de posts quem decide é o seu público-alvo e o nicho de mercado em que você atua,portanto é preciso realizar um estudo e criar um planejamento de postagens. Porém o mais importante é manter a frequência, dessa forma não só os seus leitores vão saber (e criar uma expectativa) quando tem conteúdo novo, mas também os motores de busca vão indexar seus artigos com maior agilidade.

Promova seu blog

A forma mais contumaz de promover uma publicação no seu blog é através das redes sociais e essa divulgação é sem dúvida muito importante. Porém, como qualquer conteúdo nessas redes, a divulgação desse material terá uma vida curta e dependerá da quantidade de seguidores que seu negócio possuir nas diversas plataformas.

Por isso, é igualmente importante (se não for mais) utilizar as técnicas de SEO para que suas postagens sejam facilmente encontradas pelos clientes em potencial em mecanismos de busca. Otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca fará com que seu conteúdo seja encontrado pelos usuários realmente interessados pelo assunto, não dependendo de quando a postagem for realizada.

Interaja com seus leitores:

Tanto nas redes sociais, quanto nas publicações do blog, uma das ações mais eficazes para engajar seus leitores é responder aos comentários feitos pelos usuários. Por isso, incentive o feedback dos seus clientes em relação a como melhorar o seu conteúdo e os seus serviços e interaja com os usuários da melhor forma possível.

Analise seus resultados

Como dito antes, um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é a possibilidade de medir os resultados em tempo real e as plataformas oferecem diversos serviços e dados que ajudam nessa tarefa. Por isso, utilize as ferramentas de análise para acompanhar o desempenho de suas postagens, bem como monitorar o tráfego, as conversões e o comportamento de seus leitores.

Mantenha-se atualizado

E para produzir um conteúdo sempre instigante é preciso se atualizar regularmente. Dessa forma, acompanhe as tendências do Marketing Digital e da área da saúde da sua especialidade, participando de cursos, workshops e eventos relacionados ao marketing para clínicas e consultórios. Trazer conteúdo novo e instigante é essencial para uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Quer mais dicas de como fazer seu negócio digital decolar? Acesse o restante do nosso blog para encontrar outras dicas de marketing digital ou então fale com um dos nossos especialistas e marque uma consultoria gratuita. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

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