6 motivos para investir em tráfego pago

Ter uma presença digital e fazer negócios na internet é uma estratégia essencial para empresas de qualquer porte. Estar online é garantir que um possível cliente possa interagir com seu negócio 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Porém fazer com que sua marca impacte um usuário, ao ponto de ele se tornar um cliente, não é uma tarefa fácil, afinal muitos são os estímulos e distrações que existem virtualmente. Portanto, sobressair à concorrência deve ser prioridade para uma marca que deseja ser vista online.

Para garantir isso, uma das estratégias e que contém os melhores resultados é o investimento em tráfego pago, ou seja, anunciar seu serviço ou produto nas redes sociais, mecanismos de busca ou mesmo grandes portais de notícia. 

A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre tráfego pago e alguns dos motivos para você começar a investir agora mesmo:

Tráfego orgânico x Tráfego pago

Motivos para investir em tráfego pago

Mas afinal, qual a diferença do tráfego pago para outros tipos de tráfego? Entende-se por tráfego os usuários que entraram em seu site e eles podem entrar por essas duas formas. A orgânica é quando o usuário faz uma pesquisa em um mecanismo do google, ou entra por um link qualquer, inclusive de rede social.

De outra forma, a paga utiliza serviços de plataformas para impulsionar a visibilidade de seu negócio. As mais conhecidas são o Google Ads – responsável por os links com o snippet “anúncio” no começo ou final de uma página de um resultado de pesquisa, anúncios no youtube ou gmail – e o Meta Ads (ou Facebook Ads) onde você pode impulsionar suas postagens ou mesmo criar postagens novas para dar maior visibilidade para o seu negócio.

Porém, essas não são as únicas formas de tráfego pago existentes, outras plataformas também oferecem esse serviço, como o LinkedIn, Pinterest, TikTok, entre outros, cada qual com suas vantagens e desvantagens, basta para a empresa saber qual se adequa melhor ao seu público e ao seu objetivo.

Vamos conhecer agora algumas vantagens de investir em tráfego pago.

Maior visibilidade

Uma das maiores vantagens de se investir em tráfego pago, especialmente para empresas que estão começando a ter uma presença online, é que ele aumenta o alcance de suas publicações e, consequentemente, sua visibilidade.

Não importa qual seja a plataforma que você deseja começar a investir, essa visibilidade maior trará mais visitantes para a sua página, que por sua vez aumentarão o número de negócios virtuais.

Retorno rápido

Motivos para investir em tráfego pago

Um dos grandes diferenciais entre uma estratégia de tráfego pago e de tráfego orgânico é a velocidade dos resultados. Enquanto uma estratégia de tráfego orgânico funciona melhor a longo prazo e traz resultados mais duradouros, o tráfego pago traz resultados imediatos através da grande visibilidade de seus anúncios.

Porém no momento em que você para de investir, toda essa visibilidade cessa. Por isso é importante investir nas duas estratégias ao mesmo tempo, uma que vai trazer mais tráfego para sua página e outra que irá garantir que os visitantes continuem retornando para ela.

Baixo investimento

Pode parecer contraditório, mas uma estratégia de tráfego pago pode ser realizada com investimento baixíssimo, especialmente se comparada com formas mais antigas de publicidade, como televisão ou rádio. 

Aqui o grande segredo é começar com um valor compatível com o orçamento da empresa e ir aumentando ele à medida que os resultados forem dando fruto. Isso é possível pois as plataformas permitem pequenos investimentos diários, fáceis de controlar e que vão permitir um aumento gradual do valor.

Segmentação do público

Outro motivo interessante é a possibilidade de segmentação total de seu anúncio. Ao contrário das versões normais de vinculação de publicidade, nas plataformas de tráfego pago é possível identificar um público específico e anunciar apenas para ele.

Isso transforma seu anúncio em algo muito mais assertivo, pois ele vai ser construído (texto, imagem, horários e  localização geográfica de veiculação) para um público específico, muito mais aberto para receber esse tipo de informação e interagir com seu anúncio.

Datas especiais

Motivos para investir em tráfego pago

O tráfego pago é uma ótima alternativa para quem trabalha com o lançamento de produtos ou quer estimular a venda em datas especiais, isso porque é possível concentrar boa parte do investimento em períodos específicos.

Dessa forma a empresa pode chamar a atenção para alguma promoção especial, de tempo determinado, atraindo o consumidor para esse benefício específico, criando uma vantagem sobre a concorrência virtual.

Resultados mensuráveis

Um dos grandes trunfos da utilização das ferramentas de marketing digital é a possibilidade de poder avaliar todos os resultados em tempo real. Como o tráfego pago não é diferente, a empresa poderá observar quais campanhas deram melhores resultados e quais precisam ser melhoradas.

Por isso, é importante que, ao investir em tráfego pago, sejam feitos diversos testes, desde imagens, texto, público ou qualquer outro denominador que se deseje medir até atingir a campanha perfeita. A possibilidade de otimização constante, e resultados ainda melhores, fazem do tráfego pago o investimento ideal para quem está começando ou para quem já está a bastante tempo no mercado.

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