Com as redes sociais cada vez mais saturadas de anúncios ou postagens indesejadas no feed, algumas empresas começaram a buscar novas formas de trazer os usuários para o seus sites, é o chamado Marketing de Atração. A partir dessa estratégia a empresa oferece um conteúdo interessante e informativo para o seu visitante, em contraste aos anúncios de produtos e cupons de promoções.
A partir desses conteúdos a empresa inicia um relacionamento com o visitante que, se interessar pela solução apresentada pelo seu negócio, pode vir a se tornar um cliente no futuro. E uma das ferramentas mais utilizadas para se ter sucesso nessa atração de novos usuários é o blog corporativo. Ele é uma forma simples e barata de criar uma conexão com esse visitante e tem ótimos resultados a longo prazo.
Vamos, em seguida, conhecer alguns motivos para as sua empresa ter um blog corporativo e a importância de criar uma campanha de Marketing de Atração:
O que é um blog corporativo?

As origens do blog coincidem com a popularização da internet no começo dos anos 90 do século passado. Na época os weblogs (que podem ser traduzidos como “diários de rede”) funcionavam como diários pessoais, com comentários do dia-a-dia, prosa e poesia, e tudo mais que dependesse da inspiração de quem o escrevia.
Já a criação do termo blog remonta a 1997 com a popularização de ferramentas que facilitavam o seu uso, como o blogger por exemplo. Ainda de caráter bem pessoal, os blogs nessa época e no início do novo milênio, eram na maioria das vezes reservados para o comentário de eventos ou informações de determinados nichos (tecnologia, esportes, música, etc). Apenas com a popularização do conceito do Inbound Marketing – no final da primeira década dos anos 2000 – é que as empresas começaram a dar mais atenção ao blog como uma ferramenta de marketing.
Benefícios da utilização do blog
Criar e utilizar um blog corporativo em uma estratégia de marketing de atração é tarefa relativamente fácil, basta criar um bom planejamento de conteúdo e utilizar algumas ferramentas disponíveis na internet. Vamos conhecer a seguir alguns motivos para você começar agora mesmo a utilizar um blog no marketing de sua empresa.
1- Maior visibilidade
A criação e a utilização de um blog está intimamente ligada a utilização das técnicas de SEO (ou otimização para mecanismos de busca). O uso das técnicas de SEO auxiliam na sua indexação pelos mecanismos de busca (como o Google por exemplo) e, consequentemente, fazem com que a página tenha uma melhor colocação em uma pesquisa.
Quanto melhor for a posição de determinada página em uma pesquisa, mais visitas ela irá receber, ou seja, como um bom conteúdo em seu blog você poderá aparecer na primeira página de uma pesquisa e receber visitas de usuários que ainda desconheciam sua empresa.
Outra forma de trazer visitantes para seu blog é através das redes sociais e email marketing. Você pode utilizar suas postagens nas redes para promover esse conteúdo, atraindo seus seguidores para a página da empresa, onde pode ter um controle melhor do seu tráfego.
2 – Maior autoridade
Se o conteúdo de seu blog for interessante e de boa qualidade é provável que, ao longo do tempo, você se torne uma autoridade sobre o assunto, afinal você está provando, através do texto, que possui conhecimento do que está escrevendo.
Se tornar uma autoridade é ótimo para os negócios, pois traz mais segurança para o usuário que potencialmente pode se tornar um cliente, ele estará muito mais tranquilo no momento de iniciar uma negociação, afinal você já demonstrou possuir o know-how suficiente para poder ajudar na solução de determinado problema.
3 – Menor custo

Você sem dúvida pode promover o conteúdo de seu blog nas redes sociais com posts impulsionados ou ou outros tipos de anúncios pagos, porém eles não são obrigatórios. É possível aumentar o tráfego de seu site de forma orgânica, já que esse conteúdo continuará fazendo parte do resultado das buscas nos meses (e quiçá anos) seguintes.
A maioria das ferramentas de criadores de sites, como o wordpress, ou mesmo plataformas de e-commerce (como shopify, tray commerce e loja integrada) possuem o serviço de criação de um blog dentro de seus planos, variando apenas quais os detalhes de design que podem ser modificados ou otimizando. Resumindo, o investimento em um blog empresarial pode ser mínimo..
4 – Aumento das vendas
A utilização do blog ajuda na fidelização do cliente e ajuda no processo de vendas. Utilizado de forma correta o blog pode ser uma porta de entrada para que um visitante se transforme em Lead, ou seja, um potencial cliente que irá receber informações mais segmentadas de sua empresa (newsletter, cupons de desconto e outras diversas formas de ações que auxiliaram esse Lead a se tornar um comprador).
Com o tempo esse visitante já estará acostumado a qualidade do conteúdo promovido pelo seu blog e gostará de receber mais informações, por isso é importante a criação de um formulário de cadastro para newsletter ou outras formas de divulgação de seu conteúdo dentro das páginas do blog.
5 – Maior longevidade
Como dito antes, ao contrário de uma postagem em rede social, que possui um determinado alcance em um determinado período de tempo, um blog post estará dentre os resultados de uma pesquisa pelo tempo em que aquele conteúdo for relevante e isso pode representar acessos ao seu site por anos.
Tudo depende da qualidade da postagem, mas também das revisões em seu conteúdo. Às vezes o texto pode estar ótimo, mas algumas informações podem ficar desatualizadas, o que faz com que você perca posições nos resultados das pesquisas. Ou seja, conteúdo informativo, atualizado e bem escrito pode ser o motivo para que sua empresa receba visitantes (e potenciais clientes) por muitos anos a fio e com pouquíssimo investimento.
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