Para quem se interessa pelas técnicas de SEO, outra sigla vem ganhando importância nos últimos anos, é a EAT. Você já ouviu falar dela? Vamos conhecer um pouco mais sobre sua importância no rankeamento de uma página e como você pode fazer para melhorar a EAT de sua página.
Significado de EAT
EAT é a sigla em inglês para Expertise, Authoritativeness and Trust, que em uma tradução livre seria algo como expertise, autoridade e confiabilidade. Essas três características seriam, a partir do próprio Google, as principais qualidades para avaliar o conteúdo de uma página. Para entender como o EAT funciona, antes é preciso conhecer outras duas siglas: o QRG e o YMYL.
O QRG (Quality Raters’ Guidelines) é um guia criado pelo próprio Google para definir quais são os pontos chaves para definir a qualidade de uma página. Neste guia a empresa delimita os pontos que uma página deve seguir para obter as melhores colocações em um resultado de uma pesquisa. É nele que é definido a importância do EAT, já que é nesse guia que são identificados quais são os cuidados que uma página deve ter em relação ao conteúdo apresentado, especialmente as de YMYL.
Já a YMYL (Your Money or Your Life) é a sigla para assuntos que o Google entende como mais sensíveis ao usuário, pois segundo a plataforma eles lidam diretamente com assuntos importantes para o dia a dia das pessoas, como assuntos médicos, jurídicos e financeiros. O Google entende que páginas com esses conteúdos precisam ter uma maior segurança, tanto no que está sendo escrito, quanto em relação a segurança do próprio site.
Dessa forma o Google está interessado não só no conteúdo de uma página, mas também no conhecimento prévio e autoridade de quem o escreveu, pois ele acredita que essas informações serão mais confiáveis para quem vai ler. É importante para uma página ter seus fatos checados e, se necessário, um consenso científico sobre o assunto, especialmente naqueles relacionados à saúde e medicina.
Por isso é vital para a página que deseja rankear bem sobre determinada palavra-chave possuir autores referenciados sobre o mesmo, pois eles irão dar maior credibilidade ao que está sendo escrito seja em um post específico, seja na totalidade do site. Ter informações sobre os autores em cada postagem é fundamental para uma melhor posição no Google.
Para as páginas que efetuam transações financeiras com cartão de crédito, não só a segurança do site é importante, mas também como o conteúdo está sendo exposto e se as informações são críveis, já que elas podem, se usadas para fins maliciosos, fazer com que o usuário termine tendo prejuízo no final da operação.
Características de páginas com alta qualidade
Portanto uma página de alta qualidade em seu conteúdo precisa apresentar algumas características básicas como: um alto nível de expertise, confiabilidade e autoridade, o que inclui as informações sobre o autor ou responsável pela página e artigos do site. Deve ter um bom número de conteúdos principais de ótima qualidade, além de informações de atendimento ao cliente, especialmente em páginas em que houver transações financeiras. Por fim, é importante manter uma reputação positiva dos usuários da página.
Para saber mais sobre SEO acesse nossa página com conteúdo exclusivo e para mais posts sobre marketing digital e negócios digitais, acesse nosso blog.