Marketing Emocional: o que é e como usar no marketing digital

As grandes marcas mexem com a emoção do público e não é de hoje. Quem não lembra de algum comercial da Coca-cola na época de Natal ou aquele vídeo dos dias das mães que parece ter sido criado para nos fazer chorar rios de lágrimas? Geralmente isso acontece em datas carregadas de sentimentos e que recebem atenção especial dos departamentos de publicidade do mundo todo.

O motivo para esses e outros comerciais fazerem tanto sucesso é simples: o ser humano pode até usar a razão na hora de avaliar um produto, mas o que desperta a sua necessidade de comprar geralmente vem ligada a alguma emoção. Porém, ainda mais importante é que o sentimento perdura, ou seja, um comercial que despertou alguma emoção tem grandes chances de ser lembrado no futuro.

Mas se é essa emoção que desperta o consumidor para a compra, ela não necessariamente precisa ser um sentimento bom. É claro que a alegria e prazer podem (e devem) ser usados em uma campanha de marketing emocional, mas sentimentos menos positivos – como medo, raiva e inveja – também podem servir para esse despertar das sensações..

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Marketing Emocional: quais são suas características, suas vantagens e como ele pode ser aplicado no marketing digital.

Características do Marketing Emocional

Marketing Emocional: o que é e como usar no marketing digital

O objetivo principal do Marketing Emocional é criar conexões. Pois, essas conexões criadas a partir de uma emoção, são mais fortes do que a simples análise de pontos fortes e fracos de uma marca. Elas levam o consumidor a usar outras partes do cérebro na hora de tomar uma decisão e permanecem na memória do cliente por mais tempo.

E para conseguir isso, a empresa deve criar toda uma estratégia que possa despertar alguma emoção no seu público. Porém, se as clássicas campanhas publicitárias para televisão são só possíveis para grandes empresas e demandam um alto custo de produção,  como seria possível utilizar essa estratégia no marketing digital com menos recursos?

Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem qual é o seu público, só assim a empresa poderá produzir conteúdos que contenham tanto a linguagem quanto a mensagem correta e que terão mais chance de afetar um potencial consumidor. É a partir do conhecimento desse público que a empresa pode definir o tom no qual a mensagem será transmitida.

Como aplicar o Marketing Emocional

Marketing Emocional: o que é e como usar no marketing digital

A partir dessa definição pode-se começar a montar um planejamento de conteúdo, que será focado na persuasão e inspiração e criado a partir de alguma emoção, e que vai unir o público ao sentimento com o qual deve ser impactado. Se você possui uma veterinária ou pet shop, uma campanha voltada à alegria causada por ver um animal ser adotado é uma forma de chamar a atenção para a sua marca.

Porém, para criar esse conteúdo não é necessário um vídeo com alto grau de produção, outros recursos são possíveis, como o texto, por exemplo. Um ótimo aliado nesse caso é o storytelling. Esse recurso faz com que a marca leve o seu público em uma jornada, criando uma história que tem como o intuito despertar diversas emoções, tudo de acordo com o planejamento do conteúdo.

Porém, é necessário alguma cautela na hora de produzir esse conteúdo ou a sua ideia vai parecer forçada. Por isso é muito importante focar na mensagem e no tom que ela será passada. Por isso é importante saber exatamente que emoção se deseja causar.

Outro aliado dos profissionais de marketing é a utilização das cores. Já é bem divulgado o papel das cores e a relação aos sentimentos que elas causam. Portanto, no momento de criar uma campanha, é importante fazer uma pesquisa de quais cores devem compor o material de divulgação, elas serão ótimas aliadas no momento de despertar as emoções desejadas.

E como se trata de criar conexões, não deixe de responder as dúvidas e comentários. Na verdade as pesquisas e feedbacks são muito importantes para uma campanha de Marketing emocional, pois a partir delas é possível ir além dos números para se medir o sucesso da campanha. afinal estamos lidando como as pessoas lidam com determinados sentimentos, humanizar o máximo uma campanha de Marketing Emocional é sempre uma boa ideia.

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