O que é neuromarketing e como ele pode auxiliar as suas vendas

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão o tempo todo procurando maneiras para destacar seus produtos em relação aos concorrentes. Para isso, se valem de diversas ferramentas que possam auxiliá-las nessas busca constante pelo gosto e imaginário popular.

Uma dessas novas ferramentas é o neuromarketing, conceito recente que une o conhecimento da funcionalidade do cérebro humano com aspectos do marketing. Esse conceito pode ser um ótimo aliado na hora de promover seu produto ou serviço. Vamos conhecer um pouco melhor sobre o que é o neuromarketing e como ele pode auxiliar as suas vendas:

Surgimento do neuromarketing

O que é neuromarketing e como ele pode auxiliar as suas vendas

A união do estudo de como funciona o cérebro de uma pessoa através do estímulos de uma campanha de marketing já é antiga, porém ganhou força no início deste milênio, através das pesquisas do professor Gerald Zaltman da Universidade de Harvard.

Utilizando a ressonância magnética, Zaltman pode identificar que áreas do cérebro de uma pessoas eram estimuladas quando ela era apresentada a alguma campanha ou produto, o que trouxe avanços na descoberta de como o subconsciente é responsável na tomada de decisões na hora da compra.

Portanto, para se utilizar as conclusões das pesquisas em neuromarketing, primeiramente é necessário entender como funciona o cérebro humano, quais são suas partes e que por quais aspectos das compras elas são responsáveis.

O Cérebro Trino

O que é neuromarketing e como ele pode auxiliar as suas vendas

A teoria do cérebro trino foi criada pelo neurocientista Paul Maclean e segundo elas os seres humanos possuem o cérebro dividido em três partes, cada uma representando um aspecto evolutivo da espécie. 

A primeira parte seria o Cérebro Reptiliano, ela é portanto a parte mais antiga do cérebro, responsável por reflexos simples e portanto mais ligado aos  nossos instintos de sobrevivência, como frio, sono e fome por exemplo.

A segunda parte seria o Cérebro Límbico ou dos mamíferos inferiores. Essa parte seria a responsável pelo comportamento emocional individual e está ligada à maioria dos cérebros de mamíferos.

Por fim teríamos o Cérebro Neocórtex, o Cérebro Racional, que é a parte que distingue a nossa espécie das demais. Essa parte é responsável pelo pensamento abstrato e a capacidade de gerar invenções ou o que costuma se chamar de racional.

Ao realizar alguma pesquisa de neuromarketing a ressonância magnética identifica em quais das três partes cada estímulo publicitário atua, fazendo com que a marca possa identificar quais aspectos da mente ela pretende atingir com maior eficácia.

Da mesma forma, a empresa pode identificar se a apresentação de seu produto está atingindo a região responsável pela ação. Uma marca de alimentos, por exemplo, deve verificar quanto o seu produto atinge o Cérebro reptiliano e assim por diante.

Possibilidades de utilização do neuromarketing

O que é neuromarketing e como ele pode auxiliar as suas vendas

As respostas obtidas pelo neuromarketing podem servir como ótimas ferramentas na hora de criar uma campanha. Através delas a empresa terá um melhor conhecimento do comportamento e dos estímulos que funcionam melhor em seu público-alvo. Vamos conhecer alguns benefícios da utilização do neuromarketing

Desenvolvimento e criação de produtos

Através dos resultados do neuromarketing a empresa poderá criar produtos que se adequem melhor às exigências do consumidor. E ela pode impactar diversos momentos da criação, deste formato, cores, embalagens e assim por diante.

Melhor tomada de decisões

O neuromarketing também ajuda as empresas a tomar algumas decisões estruturais, tanto em relação a criação de novos produtos quanto de como vai oferecer essa novidade. Ela também serve para conhecer melhor o cliente e como ele se relaciona com a marca.

Melhor experiência do consumidor

Também relacionada a criação do produto, o neuromarketing irá ajudar a relacionar quais são as áreas afetadas pela utilização de um produto, se ele traz alguma mudança na atividade cerebral, o que pode conter uma relação com o entusiasmo da novidade ou se ele passa despercebido pelo público.

Campanhas mais efetivas

Os dados obtidos com o neuromarketing podem ser o diferencial na hora de construir uma persona e quais aspectos se deseja estimular, tornando assim uma campanha mais assertiva e com melhores resultados.

Para isso são utilizadas diversas estratégias que irão combinar melhor com o resultado almejado e com a área do cérebro que se deseja estimular como: cores, posicionamento de imagens, gatilhos mentais e repetição de ideias. Claro que cada caso merece um planejamento detalhado para saber quais estratégias serão usadas e para que fim.

Ou seja, o neuromarketing é mais uma ferramenta para criar campanhas que vão atingir com melhor qualidade os objetivos da empresa. Ela é uma ferramenta para melhor compreender quem será o seu potencial cliente e como ele poderá dar maior resultado.

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