Você já ouviu falar da metodologia SCRUM? Ela foi criada para acelerar a concretização de projetos complexos, ao mesmo tempo que traz resultados de melhor qualidade e consequentemente, com melhor custo-benefício. Mas como isso é possível? Vamos conhecer mais sobre essa metodologia, sua história, seus componentes e como implantá-la na sua empresa.
Origem do SCRUM

O método SCRUM foi criado no começo da década passada por engenheiros de software que estavam insatisfeitos com a forma a qual os grandes projetos eram conduzidos: geralmente criados de forma hierárquica, com extensa documentação e detalhamento desnecessários e que só seriam revisados ao final do seu lançamento, o que acarretava um grande número de retrabalhos, perda de tempo e insatisfação.
Ken Schwaber e Jeff Sutherland, idealizadores do método SCRUM, se basearam em metodologias ágeis utilizadas em montadoras de carro, especialmente as japonesas Honda e Toyota, para criar esse gerenciamento de projeto muito mais dinâmico, democrático e flexível. O nome SCRUM, vem da pequena reunião que os jogadores de rugby realizam antes de uma jogada e, assim como no esporte, essa metodologia valoriza o trabalho em equipe e o resultado prático.
Originalmente pensado como uma metodologia para ser executada na criação de softwares, o método SCRUM logo começou a ser utilizado em outros mercados, obtendo resultados positivos nesses outros nichos. Seus próprios idealizadores já afirmaram que essa metodologia pode ser utilizada em qualquer empresa que necessite criar projetos em um pouco espaço de tempo e com a melhor qualidade possível.
Componentes do SCRUM

Para implantar a metodologia SCRUM são necessárias no mínimo três pessoas: uma representante do cliente, um responsável pelo projeto e aquele que vai criar o produto. Cada um possui nome e funções bem específicas, vamos saber mais sobre eles:
Product Owner
Por estar em contato direto com cliente, esse membro será responsável por passar os feedbacks e os desejos do contratante, ou seja, funcionará como uma ponte entre o cliente e os outros membros do projeto.
SCRUM Master
Diferente de uma figura de liderança, o SCRUM master tem como função garantir que as etapas do SCRUM estejam sendo aplicadas corretamente, por isso ele deve ter completo domínio da metodologia e será responsável por aplicá-lo da melhor forma possível.
SCRUM team
Formados por uma equipe multidisciplinar, eles serão responsáveis por colocar em prática os desejos do cliente, criando assim o melhor produto possível.
Estampas de um SCRUM

Para aplicar a metodologia SCRUM são necessários alguns passos essenciais. Vamos conhecer como funciona esse planejamento:
Montar a equipe
A primeira fase é montar a equipe responsável pelo projeto. É importante ficar atento ao fato que todos os membros dessa equipe devem conhecer a metodologia SCRUM e as etapas necessárias para a sua implementação, especialmente o SCRUM master.
Criação do product backlog
A segunda etapa consiste em criar o planejamento do produto. Essa é uma etapa muito importante, pois dará as diretrizes que serão utilizadas no restante do andamento do projeto. Porém, como se trata de uma metodologia mais flexível, o SCRUM permite alteração nesse projeto, melhorando-o à medida que as etapas vão sendo executadas.
Sprint backlog
Geralmente realizados em um prazo de duas a quatro semanas (esse intervalo de tempo pode ser aumentado ou diminuído de acordo com as necessidades da equipe), são etapas delimitadas para a execução de cada parte do projeto.
Ao final de cada uma dessas etapas é realizada uma nova reunião para se debater quais foram as dificuldades, os desafios e quais aspectos devem ser melhoradas nos sprints seguintes.
Além disso, é importante para toda equipe possuir alguma forma de controle visual do processo, das tarefas para fazer, das que estão sendo executadas e quais ainda estão por vir. Esse controle pode ser físico (através de um quadro, caso a equipe se encontre no mesmo espaço) ou através de softwares de gerenciamento de projetos.
Daily meet
Dentro de cada sprint são realizadas reuniões diárias, curtas e informais. Elas não devem passar de quinze minutos e possuem três tópicos bem definidos: Quais atividades foram feitas ontem? Quais as dificuldades encontradas na execução dessas tarefas? E quais serão as tarefas executadas hoje?
Feedback
Após cada sprint realizado é importante que se tenha um feedback do cliente, que deve apontar quais são as mudanças que deseja realizar e quais melhorias devem ser feitas. Esses feedbacks durante a realização do projeto permitem a correção de erros no andamento do mesmo, criando assim um ambiente colaborativo e muito mais dinâmico na criação do produto.
Ficou interessado em implementar a metodologia SCRUM na sua empresa? Ela é uma ótima opção para criação de projetos a curto prazo, que envolva a colaboração constante e orientação dos objetivos finais.
Quer mais dicas de como fazer seu negócio digital decolar? Acesse o restante do nosso blog para encontrar outras dicas de marketing digital ou então fale com um dos nossos especialistas e marque uma consultoria gratuita. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.