O que é uma Persona no Marketing Digital: Diferenças, importância e como criar uma para sua campanha

Uma Persona é um personagem fictício e de perfil detalhado, criado a partir de dados reais, que tem como objetivo auxiliar os profissionais de marketing a elaborar jornadas de compra cada vez mais eficientes. 

Ela é um dos aspectos mais interessantes do Marketing Digital, já que permite a criação de um conteúdo mais personalizado e assertivo, dialogando de forma mais clara com o tipo de cliente que sua empresa deseja atrair.

A seguir vamos explicar de forma mais detalhada o que é uma Persona no Marketing Digital, qual a sua diferença para público-alvo e como realizar a criação de uma Persona para a sua estratégia de Marketing online.

A Persona no Marketing Digital

O que é uma Persona no Marketing Digital

Como foi dito antes, uma Persona é um personagem fictício criado para auxiliar os profissionais na criação de conteúdos (artigos para blogs, landing pages, anúncios, postagens nas redes sociais) mais personalizados e, consequentemente, mais assertivos.

A criação de uma Persona foi um dos meios pelos quais os profissionais do marketing optaram para não cair em generalizações, especialmente ao identificar o perfil dos consumidores. Seu objetivo é, a partir da criação de um perfil fictício bem detalhado, criar uma sensação de conexão humana, fazendo com que a abordagem ao cliente seja muito mais pessoal. 

Outra característica da Persona é desviar o olhar da empresa do próprio produto, e focar nos desejos do cliente. Para isso a empresa precisa entender as motivações de compra desse cliente e criar suas produções levando em conta esses desejos. 

Através de perguntas minuciosas, o profissional de marketing consegue identificar, nas respostas dadas, como foi constituída essa jornada de compra do cliente, como ele chegou a desejar determinado produto ou serviço. A partir desses dados é possível criar uma Persona e delinear sua jornada de compra ideal.. 

Grande parte do sucesso da utilização de uma Persona está na quantidade de informações recolhidas. São identificados não só os aspectos demográficos ou econômicos, mas também são reconhecidas atitudes e comportamentos que servem para criar essa representação. 

A partir desses dados é criado um personagem fictício, com uma foto ou representação gráfica, um nome, idade e um mini currículo bem detalhado sobre esse personagem: sua vida cotidiana, as pessoas que fazem parte do dia-a-dia, seus desejos e anseios – tudo para criar uma representação mais próxima de uma pessoal real, e dessa forma criar conteúdos mais humanizados e instigantes.

Diferença entre Público-alvo e Persona

O que é uma Persona no Marketing Digital

A grande diferença de um público-alvo para uma Persona é sua generalização. Na criação de um público-alvo são coletados dados de um público composto de possíveis compradores, atuais consumidores, influenciadores e decisores na compra. 

Esses números geralmente são bem amplos: dados demográficos (idade, gênero), geográficos (cidades, estados) e econômicos (renda familiar) e que podem ser extremamente úteis em uma fase inicial, de desenvolvimento de uma estratégia, especialmente para se conhecer o mercado o qual se está inserido.

A Persona, por outro lado, lida com dados menos genéricos, e é criada a partir de informações muito mais precisas com ênfase nos hábitos de consumo desse cliente padrão. 

A partir delas é estabelecido noções sobre a história, o estilo de vida, os valores, necessidades, desejos e ambições desse consumidor fictícios, criando desta forma, um material muito mais rico, muito mais próximo da realidade e que vai guiar o profissional de marketing para a criação de conteúdo de diferentes fases de uma  jornada de compra.

Como criar uma Persona

O que é uma Persona no Marketing Digital

A criação de uma Persona não é um trabalho fácil, porém sua criação é essencial para as demais etapas em uma campanha de Marketing Digital. A utilização de uma Persona só dará bons resultados quando ela for criada a partir de dados reais, conferindo a esse personagem fictício o maior grau de realidade possível. 

A seguir vamos elencar os principais passo na criação de uma Persona no Marketing Digital:

Pesquisa de mercado e público-alvo

Como foi dito antes, a criação de uma Persona só pode ser possível se for baseada em dados reais, achismos e palpites são inimigos de uma campanha bem estruturada. Sendo assim, uma das primeiras ações deve ser buscar dados que baseiam essa criação.

Comece reunindo dados demográficos, comportamentais e psicográficos sobre seus clientes atuais e potenciais. Isso pode incluir informações como idade, sexo, localização geográfica, ocupação, interesses, comportamentos de compra, desafios enfrentados, objetivos, etc.

Um dos métodos mais eficazes de conseguir esses dados é através de entrevistas de mercado, tanto com os atuais clientes, quanto com clientes em potencial. Conduza entrevistas com clientes existentes para obter esclarecimentos sobre suas necessidades, desejos e comportamentos.

Também é possível utilizar questionários online para coletar informações quantitativas sobre a sua audiência. Pesquisas de mercado realizadas por empresas especializadas também podem ser um bom ponto de partida na coleta desses dados.

Segmentação de audiência

Com esses números em mão é hora de filtrar esses dados. Analise os dados demográficos, comportamentais e psicológicos para identificar padrões e tendências no grupo. Tudo que demonstre uma certa hegemonia poderá ser utilizado na criação da Persona. Análise de dados de vendas, dados do site, interações em mídias sociais e outros pontos de contato com o cliente para entender melhor o comportamento do público também devem ser identificados e valorizados.

Analise os dados coletados para identificar padrões, tendências e características comuns entre seus clientes. Isso ajudará a identificar diferentes segmentos de clientes e a criar Personas distintas para cada um deles. Considere o feedback direto dos clientes por meio de comentários, avaliações e pesquisas de satisfação.

Criação dos perfis

Com base nas informações coletadas e padrões identificados, é hora de criar as Personas propriamente ditas. Uma Persona é um personagem fictício que vai representar o cliente ideal que sua empresa procura, e a partir dos dados coletados você pode dar a cada Persona um nome, idade, profissão, hobbie, metas, desejos, ou seja, qualquer característica que você acredite ser importante na hora de criar conteúdos para esse potencial cliente.

É importante frisar que não existe um número mínimo ou máximo para a criação de Personas para cada campanha, tudo depende da amplitude do seu público e do direcionamento que você deseja dar. Campanhas com muitas Personas podem correr o risco de serem menos assertivas, já aquelas com menos Personas que o necessário podem ficar sem a amplitude desejada.

Validação

Depois de criar as Personas, valide-as com dados adicionais, feedback dos clientes e opiniões internas. Certifique-se de que as Personas refletem com precisão os diferentes tipos de clientes da sua empresa e que serão úteis na orientação de suas estratégias de marketing.

Documentação

Após a criação e a validação da Persona é hora de deixar tudo documentado. Essa etapa é muito importante, pois a documentação da Persona de forma clara e acessível, ou seja, fácil de consultar a qualquer momento, vai facilitar o trabalho de toda equipe de Marketing.

Nesse momento, cada Persona deve incluir detalhes como: nome fictício, idade, ocupação, interesses, desafios, objetivos, comportamentos de compra e qualquer outra informação relevante.

Atualização contínua

Um dos grandes diferenciais do Marketing Digital em relação às estratégias de marketing tradicional é a capacidade de lidar com dados em tempo real. Assim como outros componentes de uma campanha, as Personas devem ser analisadas a partir de resultados reais.

Dessa forma, as Personas devem ser revisadas e atualizadas regularmente com base em novas informações coletadas e mudanças no mercado. Esteja aberto a ajustar e refinar suas Personas à medida que sua empresa evolui e seu público-alvo se atualiza.

Ao seguir esses passos, as empresas podem criar Personas eficazes que ajudam a informar e orientar suas estratégias de Marketing Digital, e que vão garantir que suas mensagens e conteúdos sejam relevantes para o seu cliente ideal.

Quer mais dicas de como fazer seu negócio digital decolar? Acesse o restante do nosso blog para encontrar outras dicas de marketing digital ou então fale com um dos nossos especialistas e marque uma consultoria gratuita. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Gostou desse post? Siga nossos conteúdos nas redes sociais

Deixe um comentário

Marketing de performance - outros tipos de campanha
Marketing de Performance

Outros tipos de campanhas no Google Ads

Apesar da Campanha de Pesquisa ainda ser a mais associada ao Google Ads, outros tipos de campanhas vem ganhando espaço nos últimos anos, justamente por atuarem em outra etapa do funil de vendas, trazendo assim

leia mais »