Com a internet se tornando ferramenta essencial para que as empresas atraiam mais clientes para o seu negócio, muitas pessoas começaram a se familiarizar com o conceito de Inbound Marketing ou mesmo Marketing de Atração. Porém esse é um conceito já bem antigo (se tratando de vendas na internet) e que sofre algumas melhorias durante os anos. Mas quando e porque surgiu o conceito de Inbound Marketing? Vamos conhecer em seguida.
Permissão como saída

Em 1999 o empresário e escritor Seth Godin lançou “Marketing de Permissão”, um livro onde boa parte da ideia fundadora do Inbound Marketing poderia ser encontrada. Neste trabalho Godin delimita o conceito do marketing de permissão, demonstrando que no futuro as estratégias de marketing mais eficazes seriam aquelas que contariam com o consentimento do consumidor.
E esse é justamente o conceito que separa o Inbound Marketing do marketing tradicional, que tem por premissa sempre estar invadindo a rotina e interrompendo alguma atividade do consumidor. De comerciais dentro de um programa de televisão ou rádio, passando pelas ligações de telemarketing, chegando até os banners que não permitem o usuário ler o conteúdo de uma página facilmente, várias são as maneiras de chamar a atenção desse cliente em potencial que, se trazem algum resultado, podem ser maléficas a longo prazo.
Surgimento do conceito

Apesar de a semente ter sido plantada por Godin, foi apenas em 2006 que ela floresceu, com a criação do conceito de Inbound Marketing pelos empresários Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores do HubSpot, empresa que atua com automação de marketing e CRM, ou seja, aplica cotidianamente o conceito por eles desenvolvido.
Apesar de criado em 2006, o conceito só se tornaria popular em 2009, através do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” de Halligan e Shah. Foi a partir dessa publicação que foi delimitado de forma pragmática as estratégias do Inbound Marketing e suas vantagens em relação às outras formas mais tradicionais de marketing, denominadas então de Outbound Marketing.
Desde então, o uso dessa estratégia vem crescendo no mundo todo, especialmente em uma época em que a maioria dos usuários começam a se preocupar com a proteção de seus dados e começa a refletir mais na relação entre produtos, empresas e as plataformas digitais, como Google e Meta.
Ao contrário do Outbound, que é agressivo e interrompe o fluxo de atividades do consumidor, o Inbound Marketing atrai através de conteúdos que podem ajudar esse usuário. Ele pode ser apresentado de diversas formas: através de blogposts, tutoriais em vídeo, ebooks e infográficos, entre outros. Muitas são as possibilidades de criar uma boa campanha de Inbound Marketing, uma estratégia com ótimo custo/benefício e resultados a longo prazo.
Para saber mais sobre Inbound Marketing e outras estratégias de Marketing Digital, acesse nosso blog, sempre com conteúdos exclusivos. E não deixe de assinar nossa newsletter, para não perder nenhuma novidade.