Apesar da Campanha de Pesquisa ainda ser a mais associada ao Google Ads, outros tipos de campanhas vem ganhando espaço nos últimos anos, justamente por atuarem em outra etapa do funil de vendas, trazendo assim outros tipos de resultados. Campanhas de Display, Discovery, Vídeo e Performance Max podem ser a resposta para quem está procurando impulsionar a visibilidade de uma marca. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, quais suas vantagens e quando devem ser utilizadas, a seguir.
Campanha de Display
A campanha de Display consiste em anúncios gráficos que aparecem em sites e aplicativos parceiros do Google, além de produtos da plataforma, como o Youtube e o Gmail. Com uma rede de mais de 35 milhões de sites e apps, o anúncio de Display é uma ótima alternativa para despertar a atenção daquele cliente que está no topo de um funil de vendas, quase como um cartão de apresentação de seu negócio.
Ao criar um anúncio de Display é importante preencher todos os espaços possíveis como: títulos, imagens, logotipos, descrições e até mesmo vídeos. Isso fará com que a automação da plataforma funcione melhor, escolhendo a melhor combinação de texto e imagem na hora de exibir seu anúncio.
O algoritmo da plataforma é um dos grandes trunfos desse tipo de campanha, é a partir de seus resultados que ela encontra os melhores públicos e combinações de anúncios. Mas isso não significa que a segmentação não é necessária, na verdade, muito pelo contrário. Uma boa campanha de Display deve justamente aproveitar as diversas segmentações possíveis. As mais comuns são as de público semelhante – ou de mercado – e a de remarketing.
A segmentação de público semelhante utilizará os dados de quem já visitou a página da empresa. Através desses dados será criado um público ideal através de interesses, dados demográficos e outras informações coletadas. Já o de mercado levará em conta o interesse de um público pré-definido e segmentado pelo Google.
Já o público de remarketing é composto por visitantes do site em um determinado período de tempo pré-estabelecido. As campanhas de remarketing estão entre as melhores estratégias em relação custo e benefício. Para saber mais sobre ela, acesse nosso post sobre o assunto.
Outro detalhe importante, é que a empresa pode decidir quais sites ou aplicativos podem exibir seus anúncios, bastando excluir os canais indesejados. Da mesma forma é possível escolher quais tipos de canal se deseja aparecer, porém nesse caso os anúncios não irão aparecer em apenas uma canal específico, mas naqueles com as mesmas características (palavras-chaves, tópicos, público-alvo, por exemplo).
Campanha Discovery
A campanha Discovery possui elementos semelhantes a campanha de Display, especialmente em relação a escolha da segmentação do público e sua função de promoção da página para o usuário no topo do funil de vendas, porém ela acontece em outros formatos e em diferentes sites do Google.
Para se criar um anúncio no Discovery é necessário – como o Google sempre recomenda – preencher todas as opções de títulos, imagens e logotipos, para que a automatização da plataforma funcione da melhor forma possível.
O grande diferencial dessa campanha é onde esses anúncios serão exibidos. São basicamente três (ótimas) possibilidades. A mais conhecida é na página inicial e de “assistir em seguida” do Youtube, ou seja, a possibilidade de atingir mais de 3 bilhões de usuários. Mas a campanha de Discovery não se limita a página de vídeos, ela também pode ser exibida na página Discovery do aplicativo do Google em smartphones e tablets e nas guias “social” e “promoções” do Gmail.
Campanha de Vídeo
Assim como as campanhas anteriores, as campanhas de Vídeo são ótimas opções para despertar a atenção de um potencial cliente. E uma das configurações mais importantes nessa campanha é o tipo de exibição do vídeo.
Segundo as próprias recomendações do Google, os vídeos da campanha podem ser de 5 tipos
- Os anúncios in-stream puláveis são exibidos antes, durante ou depois de outros vídeos. O espectador poderá pular depois que o anúncio for reproduzido por cinco segundos.
- Os anúncios in-stream não puláveis podem ter até 15 segundos e permitem que você alcance os clientes transmitindo toda sua mensagem.
- Os anúncios bumper são um formato em vídeo de curta duração. Eles podem ter até seis segundos e não são puláveis.
- Os anúncios em vídeo In-feed só são exibidos no YouTube e alcançam as pessoas nos locais onde elas descobrem conteúdo. A aparência varia de acordo com os tamanhos e formatos de anúncio aceitos pelos editores de conteúdo.
- Os anúncios out-stream aparecem em sites e apps de parceiros de vídeo do Google. Eles só estão disponíveis em smartphones e tablets e foram criados para ajudar os usuários a tocar na tela para reproduzir seu vídeo.
Campanha Performance Max
A ideia por trás da campanha Performance Max é oferecer uma campanha com todos os recursos disponíveis pelo Google Ads, por isso ela conta com todo o seu inventário aglutinando em uma campanha só, com anúncios podendo ser exibidos em diversos modos como Pesquisa, Display, Discovery, Gmail e Maps.
A grande vantagem da campanha Performance Max (ou P. Max) é a variedade de possibilidades em que o anúncio pode aparecer, aumentando o alcance e as oportunidades de seu negócio ser reconhecido.
Ao mesmo tempo, esse tipo de campanha não permite tantos testes e segmentações, especialmente se comparados com as campanhas tradicionais de pesquisa e sua possibilidade de inúmeros grupos de anúncio, cada qual com suas palavras-chave.
Por isso recomenda-se a utilização do Performance Max para se fazer uma apresentação da empresa, atraindo clientes no topo do funil de vendas, ou para o lançamento de um produto específico, fazendo dessa forma que todo o conteúdo dos anúncios fique concentrado em apenas uma variável.
Para saber mais sobre sobre as possibilidades de uso do Google Ads e outras ferramentas de Marketing de Performance, acesse nosso blog para mais conteúdos exclusivos.