Um dos grandes trunfos do marketing de performance é a possibilidade de segmentar os públicos que irão visualizar seus anúncios, o que permite criar anúncios muito mais assertivos para pessoas que certamente irão se interessar por seu produto ou serviço. Vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de público do Meta Ads e como criar os melhores públicos que irão receber os seus anúncios.
Vantagens da personalização
A utilização do Meta Ads, através da veiculação de anúncios em suas redes sociais (Facebook e Instagram) é uma ótima maneira de aumentar o alcance de sua marca, afinal elas contém milhões de usuários no Brasil e que podem ser impactados pela publicidade de seu negócio.
Porém, se uma empresa apenas anuncia nessas redes, sem criar um público ideal, esses anúncios serão vinculados para muitas pessoas que, possivelmente, não vão ter um verdadeiro interesse no seu produto ou serviço.
Por exemplo, imagine que você possui uma loja que vende jogos e consoles eletrônicos. Por mais que existam pessoas de mais idade ou que morem do outro lado do país que se interessem por esse tipo de produto, é natural que seu público seja muito mais jovem e local, logo é mais viável anunciar apenas para uma certa faixa etária em um raio de ação que englobe sua cidade e região.
E realizar essa personalização é tarefa relativamente fácil, o importante é criar um público ideal, que terá maior potencial de se tornar cliente. Vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de público que o Meta Ads permite criar.
Público personalizado
O público personalizado é formado pelas informações que a conta anunciante fornece ao Meta. Ele pode ser formado por pessoas que já acessaram uma página da empresa, por e-mails de clientes do negócio ou por usuários que interagiram com as redes sociais da empresa, curtindo posts ou visualizando vídeos, por exemplo.
Esse é um ótimo público para anunciar, pois já conhece a marca e portanto já demonstrou algum interesse por seu produto ou serviço, precisando apenas ser relembrado de vez em quando por alguma oferta ou promoção que lhe chame a atenção.
Público semelhante (lookalike)
Como diz o próprio nome, esse é um público formado por usuários com características e comportamentos parecidos com aqueles que já curtem as páginas do negócio. Apesar de terem características em comum com o seu público, esses usuários ainda não foram impactados pelo seu produto ou serviço.
Esse é um ótimo público para aumentar o alcance de sua marca, pois apesar de estar anunciando para pessoas que possivelmente ainda não tiveram contato com sua marca, esses são usuários mais inclinados a serem impactados por seus anúncios.
Público salvo
O público salvo é uma maneira manual de escolher o seu público ideal. Aqui a empresa delimita quem ela deseja que receba os anúncios e para isso pode escolher dados como: idade, gênero, localização geográfica, interesses, comportamento, entre outros.
Esse é o público ideal para as empresas que já delimitaram bem a sua buying persona e conhecem bem o seu público-alvo. Com essa audiência é possível criar públicos bem específicos e que podem ser impactados por diferentes anúncios, cada qual adaptado para um público específico.
Audience Insights
Para a empresa que está começando e que não possui uma base de dados sobre o seu público-alvo ideal, uma boa alternativa é o audience insights. Essa ferramenta do gerenciador de anúncios do Meta fornece alguns dados sobre os seus seguidores que lhe permitem criar um público mais adequado.
Sempre lembrando que um dos pontos positivos do marketing de performance é a possibilidade de fazer testes. É possível, por exemplo, criar até 500 tipos de públicos personalizados, ou seja, utilize essa oportunidade para criar diferentes tipos de públicos e fazer testes para definir qual é o seu público-alvo ideal. Isso porque a otimização é um ponto importante do marketing de performance, ou seja, para quem deseja crescer seu negócio através da internet.
Para saber mais sobre os tipos de públicos personalizados e outras ferramentas do marketing de performance, acesse nosso blog com conteúdos exclusivos.