Redes sociais para empresas: Qual a melhor opção para o seu negócio vender mais?

Estar presente digitalmente é uma ação necessária para qualquer empresa, especialmente para as pequenas e médias empresas que estão começando. E uma das grandes aliadas na hora de divulgar seu produto ou serviço online são as redes sociais. Porém essas plataformas e seus públicos estão sempre em evolução o que faz que a criação de uma estratégia que acompanhe essas mudanças seja verdadeiramente necessária.

Além disso, cada rede social possui suas particularidades, são mídias, vozes e até mesmo frequências de postagem que devem ser observadas, tudo é claro levando em conta o público-alvo que sua estratégia pretende influenciar.

A seguir vamos elencar as principais redes sociais, que tipo de estratégia se deve utilizar com determinado público-alvo e, mais importante, como se comunicar com esse público em cada uma delas.

Estratégias básicas para as redes sociais

Redes sociais para empresas: Qual a melhor opção para o seu negócio vender mais?

Apesar de contar com diferentes tipos de públicos – tanto demograficamente, quanto de comportamento – conteúdo e função, as estratégias básicas para utilizar as redes sociais para promover a sua empresa são, de modo geral, muito parecidas. A seguir vamos explicar cada uma dessas estratégias para você começar a criar sua campanha digital com o máximo de eficácia.

Conheça seu público-alvo

As redes sociais permitem que as empresas criem postagens para públicos-alvos específicos, portanto é importantíssimo, antes de criar qualquer campanha, saber qual público se deseja atingir. Além disso, é necessário adaptar a voz e o estilo de comunicação de acordo com os aspectos demográficos e interesses desse público.

Escolha a plataforma certa

Por possuírem usuários distintos, é necessário escolher qual a rede social mais eficaz para sua empresa, afinal cada uma tem sua própria cultura e estilo de comunicação, ou seja, aquilo que funciona no Instagram não necessariamente vai funcionar no LinkedIn e assim por diante. Dessa forma, o conteúdo e o estilo devem ser adaptados para a rede social escolhida.

Utilize uma linguagem consistente

Uma atitude importante para construir uma identidade da marca sólida é a de manter uma voz consistente em todas as plataformas, dessa forma os usuários vão saber que tipo de conteúdo eles devem esperar. Para isso considere o tom da marca, se ele vai ser formal, descontraído, divertido e assim por diante.

Busque autenticidade

Especialmente nas redes sociais, os usuários gostam de se comunicar com outras pessoas e não com perfis burocráticos de empresas, por isso mostre o lado humano do seu negócio: 

compartilhe bastidores, histórias da empresa, eventos e tudo o que possa criar conexões emocionais.

Busque engajamento e interação

Boa parte dos algoritmos dessas redes sociais valorizam o engajamento, afinal o que está sendo discutido, comentado e compartilhado geralmente indica que esse tipo de conteúdo é relevante para os usuários. Dessa forma, responda aos comentários e mensagens privadas e demonstre que sua empresa valoriza a interação com os seguidores. Quando for possível, e desde que seja feita de forma orgânica, faça perguntas para incentivar o engajamento e a participação dos seguidores.

Use múltiplas mídias

O ser humano é, mais do que tudo, um ser visual e o conteúdo que trabalha com imagens é o que mais atrai os usuários. Portanto, utilize fotos, vídeos, gráficos e outros tipos de conteúdos visuais que tornem suas publicações mais atraentes. É importante também adaptar o formato do conteúdo para se adequar às preferências da plataforma.

Crie uma frequência de postagem

Uma estratégia que funciona para todas as redes sociais é criar uma frequência de postagem – e cada plataforma possui um número ideal de publicações. Por isso, é necessário encontrar um equilíbrio no número dessas postagens, você não pode sobrecarregar seus seguidores ou desaparecer completamente. Uma boa dica é utilizar ferramentas de agendamento para manter uma presença constante nos mesmos dias e horários que os usuários mais utilizam determinada rede social..

Acompanhe métricas

As redes sociais provêm uma boa quantidade de dados sobre as publicações do perfil de sua empresa. Aproveite as métricas de desempenho disponibilizadas pelas plataformas para analisar e ajustar sua estratégia de acordo com seus objetivos.

Se comunicando corretamente em cada rede social

Como foi dito antes, cada rede social possui um tipo de público específico e cada uma delas se comunica de forma diferente com esses usuários, variando na forma da utilização das mídias, voz e frequência das publicações. A seguir vamos elencar os principais pontos de cada uma delas:

Facebook

Redes sociais para empresas: Qual a melhor opção para o seu negócio vender mais?

Apesar de ser uma rede social que aos poucos vem perdendo popularidade (no Brasil o Facebook perdeu 6% dos seus usuários no último ano segundo estudo da DataReportal) ainda assim são mais de 107 milhões de brasileiros utilizando a plataforma, ou seja, um número considerável de pessoas que podem ser impactados pelas mídias sociais de sua empresa.

Um dos grandes trunfos do Facebook é seu público diversificado e sua versatilidade. Com usuários de diferentes faixas etárias e conjuntos demográficos, o Facebook pode ser utilizado para atrair pessoas de diversos grupos sociais.

De forma semelhante, como possui diversos formatos de postagens, o Facebook pode ser utilizado para compartilhar notícias, promoções e conteúdo visual. Já sua estrutura de anúncios pagos permite expandir o alcance de seu conteúdo além dos seguidores da empresa e, se feitos de forma correta, pode trazer  ótimos resultados, especialmente levando em conta o custo-benefício dessa prática

O Facebook é uma ótima opção para pequenas e médias empresas que trabalham na venda de produtos e serviços diretamente para o consumidor, já que sua estrutura permite uma comunicação ágil e possibilidade de criar anúncios com promoções especiais para cada público-alvo, tornando as campanhas mais assertivas, melhorando ainda mais o custo benefícios dessa ferramenta.

Instagram

Redes sociais para empresas: Qual a melhor opção para o seu negócio vender mais?

Assim como a outra mídia social do grupo Meta, o Instagram também vem perdendo usuários entre os brasileiros, cerca de 5% em relação ao último ano, mas com a diferença que o público do Instagram ainda é muito maior, mais de 115 milhões de usuários.

Ao contrário do Facebook, o Instagram não é tão versátil, especialmente na hora de compartilhar eventos, links e notícias, mas ao mesmo tempo o tipo de conteúdo consumido é muito mais dinâmico e sem bem produzido, pode atingir um público muito maior.

O foco do Instagram está em conteúdos visuais (como fotos e, nos últimos anos, vídeos curtos) e que o torna mais atraente para o público mais jovem, especialmente em uma época que permite assistir vídeos mesmo em dispositivos móveis, aparelhos preferidos por esse tipo de público.

Um dos trunfos do Instagram é a possibilidade de utilizar esse conteúdo de imagens e vídeos de alta qualidade para relacionar seu produto ou serviço com seu público contando uma história visual. Também é possível utilizar os stories para atualizações e promoções temporárias.

Assim como o Facebook, o Instagram pode ser utilizado na hora de criar campanhas de anúncios robustas e de grande impacto, especialmente aquelas que utilizam grupos de público-alvo específico, dando ótimos resultados e com excelente custo-benefício. E assim como seu coirmão de META, o Instagram é uma ótima opção para pequenas e médias empresas anunciarem seus produtos e serviços digitalmente.

X (Twitter)

Redes sociais para empresas: Qual a melhor opção para o seu negócio vender mais?

Ao contrário das empresas da Meta, o X (antigo Twitter) teve um aumento significativo de usuários no último ano, cerca de 11%, mas ao contrário das redes anteriores, seu alcance é muito menor, já que menos de 25 milhões de brasileiros utilizam essa rede social.

O grande diferencial do Twitter em relação a outras plataformas é a possibilidade de acompanhar eventos em tempo real, o que pode ser útil na criação de estratégias específicas para grandes eventos (esportivos, eventos de premiação ou reality shows, por exemplo). Além disso, ela é uma ótima ferramenta para interagir com o público, criando engajamento.

Ou seja, o Twitter pode ser utilizado para atingir um tipo de público-alvo específico, especialmente aquele que está sempre conectado e atento às últimas novidades, porém deve-se entender que ela não é uma rede tão popular (especialmente em relação a um público alvo menos jovem) quanto os anteriores.

LinkedIn

Redes sociais para empresas: Qual a melhor opção para o seu negócio vender mais?

Bem diferente das plataformas anteriores, o LinkedIn é uma rede social voltada para criação de networking, tanto da parte dos profissionais, quanto das empresas, facilitando a comunicação entre aqueles que procuram novas oportunidades de emprego ou negócio.

Assim como X (Twitter) o LinkedIn teve um aumento considerável de usuários, mais de 13%, somando mais de 60 milhões de usuários no Brasil, ou seja, um número bem impactante se comparado com outras redes sociais mais famosas.

Dito isso, o conteúdo postado por uma empresa no LinkedIn é completamente diverso daquele utilizado em outras redes sociais, mais focado na empresa e suas conquistas do que nos produtos e serviços que ela oferece.

Por isso mesmo e por possuir uma estratégia de anúncios diferente das demais, é que o LinkedIn é uma ótima opção para empresas que trabalham com B2B, ou seja, se seu negócio trabalha na venda de produtos ou serviços para outras empresas. A estratégia de anúncios do LinkedIn permite, além de ampliar o alcance de suas publicações, mandar mensagens diretas para usuários que estão dentro de seu público-alvo, como tomadores de decisão, por exemplo.

Pinterest

Redes sociais para empresas: Qual a melhor opção para o seu negócio vender mais?

Apesar de se tratar de uma rede social baseada em um conteúdo visual, especialmente de imagens, o comportamento do usuário dessa rede é completamente diferente do Instagram, por exemplo. Utilizada como uma painel semântico, onde o usuário pode salvar inspirações para diversos tipos de assunto (desde moda, passando por design e decoração, até alguns interesses específicos do usuário), o Pinterest atende um público muito mais restrito (28 milhões de usuários) e que utilizam a plataforma de forma bem diversa do que o exemplos anteriores.

Por conta disso, as empresas dispostas a anunciar nesta rede social devem apostar em conteúdos com fortes componentes visuais (como imagens e infográficos) e de maneira criativa. E assim como o Instagram, essa é uma plataforma ideal para anunciar seus produtos e serviços de forma menos convencional.

YouTube

Redes sociais para empresas: Qual a melhor opção para o seu negócio vender mais?

Apesar de ser o segundo maior mecanismo de busca do mundo, o YouTube também deve ser encarado como uma mídia social, afinal a plataforma permite a criação de diversos tipos de conteúdos, desde vídeos curtos (os shorts, com menos de 1 minuto de duração), vídeos educativos, tutoriais e até mesmo webinars, tudo depende da estratégia adotada pela empresa.

Outro fator importante na hora de escolher o YouTube como plataforma para sua campanha é o seu crescimento significativo. Apesar do número modesto, apenas 3% em relação ao ano passado, o número de usuários do youtube é relevante, mais de 140 milhões de pessoas utilizam a plataforma de vídeos para os mais variados fins e esse número não deve parar de crescer.

Além de ser utilizada para a criação de conteúdo relevante e de impacto, o YouTube – através da plataforma de anúncios do Google, o Google Ads – pode ser utilizado para a criação de anúncios, tanto em vídeo quanto de imagens, extremamente eficazes em estratégias de remarketing e consolidação da marca.

Por contar com um público amplo e diferenciado, o Youtube é uma das mídias sociais com maior relevância e pode ser utilizada tanto por pequenas quanto por médias empresas de diversos nichos e mercados.

Tik Tok

Redes sociais para empresas: Qual a melhor opção para o seu negócio vender mais?

A mídia social mais “jovem” entre as aqui apresentadas, o Tik Tok se caracteriza justamente pelo sucesso que faz com um recorte demográfico também muito novo que busca conteúdos curtos, criativos e dinâmicos.

Dessa forma, a plataforma deve ser utilizada por marcas que desejam alcançar esse tipo de público, e os números ajudam a confirmar essa ideia. Com mais de 80 milhões de usuários, o Tik Tok é uma das redes sociais que mais cresce, uma variação positiva de mais de 11% em relação ao ano passado.

Por se tratar de uma mídia social recente e com um público bem diferente das demais, anunciar no Tik Tok ainda é um mistério para algumas empresas, mas para quem possui esse tipo de público, apostar em uma rede social em crescimento pode representar o diferencial em relação aos concorrentes.

Finalmente, ao decidir por qual estratégia de mídia social utilizar, leve em consideração o comportamento do seu público-alvo, o tipo de conteúdo que você pretende produzir consistentemente e os objetivos específicos da sua empresa. Além disso, a integração de várias plataformas pode ser benéfica, dependendo da sua estratégia de marketing. É importante também monitorar a eficácia das suas campanhas em cada plataforma e ajustar conforme necessário.

Quer mais dicas de como fazer seu negócio digital decolar? Acesse o restante do nosso blog para encontrar outras dicas de marketing digital ou então fale com um dos nossos especialistas e marque uma consultoria gratuita. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Gostou desse post? Siga nossos conteúdos nas redes sociais

Deixe um comentário

Marketing de performance - outros tipos de campanha
Marketing de Performance

Outros tipos de campanhas no Google Ads

Apesar da Campanha de Pesquisa ainda ser a mais associada ao Google Ads, outros tipos de campanhas vem ganhando espaço nos últimos anos, justamente por atuarem em outra etapa do funil de vendas, trazendo assim

leia mais »