Tendências de Marketing B2B para 2023

As tendências para o Marketing Digital acompanham a evolução constante do mercado, sempre em busca de novas formas de oferecer o melhor produto da melhor forma possível. Contribui para essa constante evolução o desenvolvimento da tecnologia, sempre trazendo novas ferramentas que podem auxiliar nessa busca constante por novos clientes.

Por isso, quem deseja estar por dentro das novidades e acompanhar as movimentações no mercado, deve estar sempre atento a essas pequenas evoluções que vão acontecendo e que aos poucos vão moldando a forma como os profissionais de marketing lidam com seu público e, consequentemente, seu conteúdo.

Para quem trabalha com marketing B2B (ou seja, de empresa para empresa) não é diferente. Tendências e tecnologias, que fazem sucesso no marketing B2C, também podem ser incorporadas. Mas é claro que a sua utilização deve levar em conta as características do mercado e do público que estamos trabalhando, e por isso, algumas modificações devem ser feitas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as tendências de marketing B2B e como você pode aplicá-las a sua empresa.

Experiência personalizada

Essa é uma tendência que já vem sendo bem difundida no B2C e que agora deve ganhar força total nas empresas. O cliente está cada vez mais exigente, especialmente em relação a sua experiência como comprador, e a personalização é uma das partes mais importantes desse processo.

Para isso a empresa deve investir em conteúdos cada vez mais personalizados, relevantes e que agreguem valor. E essa tendência não deve se limitar apenas a determinados estágios específicos, mas em toda a jornada do cliente.

Para que isso aconteça de forma prática, é indispensável para as empresas investirem em um CRM (sigla usada para Customer Relationship Management ou em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essas plataformas automatizam e segmentam o contato, permitindo uma relação muito mais personalizada e assertiva com o Lead, garantindo que todo o processo se torne mais coeso e eficaz.

Investimento em interatividade

Tendências de Marketing B2B para 2023

Essa é uma tendência que pode ser bifurcada, já que atende a dois tipos de relacionamento com o cliente, mas que estão ligadas a qualidade desse relacionamento.

A primeira é o investimento em chatbots de perguntas básicas na página da empresa. Esses dispositivos de inteligência artificial são ótimas opções para se resolver pequenos problemas pontuais (e funcionam melhor que uma página de perguntas frequentes, por exemplo), pois a sua utilização permite que o cliente encontre a solução para o seu problema mais rapidamente. Além disso, ele ajuda a poupar tempo da equipe de vendas, que pode se concentrar em problemas e negociações mais complexas.

A segunda é investir em conteúdos interativos dentro das páginas, como infográficos, quizzes, vídeos tutoriais e calculadoras. Esses conteúdos chamam a atenção dos usuários de um site e transformam o modo com que o público lida com o conteúdo da sua página, transformando essas ações em algo muito mais prazeroso.

Conteúdos em vídeo

Outra tendência que vem “capturada” do marketing B2C, o conteúdo em vídeo deve ganhar ainda mais força nos próximos anos e a razão é muito simples, os tomadores de decisão no mercado B2B está mudando, contam cada vez mais com membros de gerações muito mais acostumadas a consumir vídeos como forma de entretenimento e conhecimento.

Não à toa, uma parcela significativa da população jovem faz mais pesquisa em aplicativos de vídeos (como o Instagram e, principalmente o Tik Tok) do que em mecanismos de busca convencionais, como o Google.

Isso fará com que toda a estratégia de SEO, especialmente naquilo que se refere ao conteúdo de páginas e blog posts, deva ser repensado para atender melhor às exigências dessas plataformas e, dessa forma, serem mais difundidas para o seu público alvo.

Análise de dados

Essa é uma tendência que já vem sendo comentada há tempos. Com a troca do modelo do Google Analytics de sua versão Universal para a GA4, uma nova forma de como lidar com os dados será exigida das empresas.

Isso porque o GA4 possui relatórios muito mais minuciosos sobre o comportamento do usuário em uma página específica. Com novas integrações, funcionalidades e recursos, o melhor uso dessa ferramenta pode ser o diferencial do sucesso da estratégia de marketing de uma empresa B2B.

Marketing de influência

Tendências de Marketing B2B para 2023

Novamente uma tendência do B2C que –  muito pela mudança do perfil do público tomador de  decisões no B2B – começará a ser ainda mais relevante no futuro, o marketing de influência é um processo inevitável no B2B.

E a razão é muito simples, o marketing de influência aumenta a credibilidade de uma marca em relação ao seu público, pois a opinião de alguém relativamente famoso em seu meio, faz com que essa opinião ganhe um peso enorme junto a seus pares. Logo, é natural que essa tendência também encontre uma boa resposta dentro do mercado B2B.

Essas são algumas tendências, muitas outras ainda estão por vir, mas tudo depende de fatores importantes para as organizações, especialmente tecnologia e a forma com que ela é aproveitada pelas empresas. 

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