Tendências de Marketing Digital para pequenas empresas

Quando se fala em tendências para o Marketing Digital, muitas pessoas ainda imaginam uma sala de reuniões com diversas pessoas decidindo o quanto de investimento será feito em anúncios na internet. Esse pode até ser o caso de algumas empresas, mas na maioria das vezes, especialmente para aqueles que estão começando, o orçamento pode ser curto e saber onde investir se torna uma tarefa difícil.

E para pequenas empresas essa iniciativa se torna ainda mais árdua, especialmente à medida que o ritmo das mudanças na tecnologia se torna cada vez mais dinâmico, com novidades surgindo a todo momento. Se adaptar a essas novas estratégias e ferramentas demanda tempo e investimento que, por muitas vezes, uma empresa de pequeno porte não possui.

Para ajudar nessa tarefa, listamos algumas tendências que serão marcantes no Marketing Digital do futuro. Algumas são de fácil aplicação, outras demandam um maior planejamento, mas todas são possíveis para pequenas empresas ou estreantes atraírem cada vez mais clientes. 

Marketing de conteúdo

Tendências de Marketing Digital para pequenas empresas

Uma das estratégias com melhor resultado a longo prazo é o marketing de conteúdo, e a melhor parte, é que ela pode ser executada sem grandes investimentos. Porém, antes de começar é preciso definir metas e objetivos e a partir deles, criar um bom planejamento, apenas dessa forma essa estratégia dará os resultados esperados.

Uma das maneiras mais corriqueiras de criar conteúdo de forma rápida e prática na internet é através de blog corporativos. A partir deles é possível atrair usuários para o site da empresa através de conteúdos de qualidade e que demonstram o quanto a empresa possui de know-how. 

Mas apesar de ser a mais famosa,o blog não é a única maneira de se criar conteúdo na internet, outras alternativas vêm ganhando espaço nos últimos anos, especialmente os conteúdos em vídeos curtos, – rápidos e práticos de serem executados – e os materiais ricos, como e-books por exemplo, que são conteúdos criados com maior cuidado e profundidade nas informações.

Marketing de vídeo

Como dito antes, os conteúdos em vídeo são alguns dos que mais crescem em importância nos últimos anos. Com a internet com uma velocidade cada vez maior, cresce o número de pessoas que podem acompanhar vídeos em qualquer lugar, em especial no celular.

Assim como outros conteúdos, para o sucesso do Marketing de Vídeo o primeiro passo deve ser a criação de metas, criar objetivo os quais se deseja conquistar com esse tipo de abordagem, para em seguida começar a planejar os conteúdos que serão criados. E uma das plataformas que mais auxilia nessa criação está na próxima dica.

TikTok

O TikTok é sem dúvida a rede social que mais cresce no mundo inteiro e, talvez ainda mais importante, é a que mais cresce com o público jovem. Baseada em um algoritmo potente e extremamente fácil de usar, essa rede pode ser a saída para quem não possui grande orçamento para gastar com equipamentos de áudio e vídeo.

Isso porque o aplicativo permite gravar e editar vídeos dentro da plataforma de forma rápida e prática, especialmente por se tratarem de vídeos curtos. Por isso é preciso também pensar que tipo de conteúdo vai ser abordado nessas produções, afinal ele precisa ser enxuto para caber dentro do formato proposto pela plataforma.

Respeito à diversidade

Outra tendência que vem crescendo ao longo dos últimos anos é a criação de conteúdos que focam na diversidade e que estão aliados às boas práticas de respeito e responsabilidade. Reconhecer e criar conteúdos para um público diverso é prática essencial para os dias de hoje.

Por isso pesquise os termos corretos e que devem ser utilizados em determinadas situações, esteja a par do que está acontecendo no mundo em relação aos discursos e práticas de boa conduta e, mais importante, crie um ambiente propício para que o respeito à diversidade aconteça em todas as áreas da empresa.

Personalização

Atualmente, o usuário não está mais contente com conteúdos e experiências genéricas. Os algoritmos das redes sociais proporcionam uma experiência cada vez mais pessoal para o usuário que agora exige esse mesmo tipo de customização em todas as áreas da internet.

Por isso é preciso evitar as generalizações, conteúdos imprecisos e formas de entrega comuns que vão ser desprezados pelo usuário. Tente descobrir os interesses de seu público-alvo e torne as interações impactantes.

E-mail marketing

Tendências de Marketing Digital para pequenas empresas

Esse tipo de personalização é algo essencial no e-mail marketing, afinal este é um canal extremamente concorrido, mas que ainda gera ótimos resultados. Ao contrário do que pode parecer, o email é ainda uma das formas mais eficientes de se conectar com seu público-alvo, desde que realizado de forma correta.

Para isso crie e-mails personalizados, com o nome do usuário e conteúdos ou promoções de seu interesse. Se o seu cliente possui um cachorro, não lhe interessam novos tipos de rações para gato e vice-versa, portanto aposte na personalização do conteúdo.

Chatbots

Não é sempre que você conseguirá responder às dúvidas do seu cliente no site ou no WhatsApp de forma instantânea, porém o consumidor está cada vez mais exigente em relação a agilidade do atendimento e não gosta de esperar dias por uma resposta.

Para essas situações, os chatbots podem ser uma ótima opção. Com eles é possível direcionar o usuário para as áreas de seu interesse e responder as perguntas mais frequentes, agilizando assim todo o processo.

Pesquisa por voz

Tendências de Marketing Digital para pequenas empresas

Uma das tendências que os especialistas mais apostam é a pesquisa por voz. Ela vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos e logo vai se tornar a forma mais corriqueira de pesquisa.

Para estar em dia com essa tendência crie conteúdos pensando em como eles seriam encontrados por uma pesquisa por voz. Além disso, esse conteúdo deve ser de fácil compreensão, com palavras bem conhecidas e, de preferência, com pouca utilização de termos muito técnicos.

Marketing responsivo

Hoje em dia, quando se pensa em usuário, cada vez mais é preciso focar nos indivíduos que navegam na internet através do celular e esse tipo de foco no usuário móvel deve passar por diversas fases de seu planejamento.

Crie conteúdos que possam ser aproveitados em dispositivos móveis, desde o formato até a qualidade: opte por imagens com menor peso, formatos de vídeo que se adequem às telas de celular e sites de navegação fácil em tablets e smartphones.

WhatsApp Business

Nos últimos anos, o WhatsApp se transformou de mero aplicativo de mensagens para uma nova rede social com diversos tipos de serviços. E em termos de marketing, o principal desenvolvimento foi a criação do WhatsApp Bussiness, uma modalidade do aplicativo criada para empresas exporem seus produtos e serviços.

Criar um perfil no WhatsApp Business é essencial para uma pequena empresa, afinal ele fornece uma diversas vantagens para o usuário como a possibilidade de criar um catálogo de produtos, a criação de um perfil completo – com endereço, horários de atendimentos e outras funcionalidades -, além de métricas que ajudam a entender como sua empresa está performando na plataforma.

Micro Influenciadores

Na última década os influenciadores ganharam destaque, não apenas na internet, mas até nas mídias tradicionais. Com milhões de fãs e seguidores, esses influenciadores não afetam apenas os gostos e atitudes do seu público, mas também as compras.

Para uma pequena empresa, aproveitar os serviços desses influenciadores é algo fora de cogitação, porém uma nova tendência surgiu nos últimos anos. Os micro influenciadores possuem um público muito menor, porém muito mais nichado, eles podem ajudar a vender para um público específico ou até mesmo uma área geográfica menor, e a melhor parte, podem ser utilizados com um investimento muito menor.

Privacidade e segurança de dados

Ninguém gosta de receber spams ou ligações de telemarketing e novas leis estão sendo criadas para assegurar o direito à privacidade na internet. Porém esse é um assunto ainda nos primeiros estágios do debate e ainda não sabemos que direção ele vai seguir.

Mas sua empresa pode se adiantar a essa tendência e criar um bom relacionamento com seu público. Não dispare email para quem não o solicitou, nem envie mensagens de whatsapp para quem não conhece a sua empresa. Procure formas de adquirir o consentimento do usuário e criar uma comunicação franca e pessoal, sem apelar para subterfúgios que não dão resultado.

Quer mais dicas de como fazer seu negócio digital decolar? Acesse o restante do nosso blog para encontrar outras dicas de marketing digital ou então fale com um dos nossos especialistas e marque uma consultoria gratuita. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Gostou desse post? Siga nossos conteúdos nas redes sociais

Deixe um comentário

Marketing de performance - outros tipos de campanha
Marketing de Performance

Outros tipos de campanhas no Google Ads

Apesar da Campanha de Pesquisa ainda ser a mais associada ao Google Ads, outros tipos de campanhas vem ganhando espaço nos últimos anos, justamente por atuarem em outra etapa do funil de vendas, trazendo assim

leia mais »