O Meta Ads é uma das ferramentas de marketing de performance mais utilizadas por empresas de todos os nichos e estruturas, isso pois ela permite a apresentação de um produto ou serviço para um público segmentado, ou seja, para usuários com uma maior chance de se tornarem consumidores.
Um dos grandes trunfos do Meta Ads é a sua variedade de mídias – vídeos, fotos, textos – que formam diferentes tipos de publicações, cada qual com suas características especiais, e que tem em comum objetivo de chamar a atenção do usuário. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses tipos de publicações, seus formatos e suas boas práticas e escolher qual o melhor tipo de publicação no Meta Ads para a sua empresa.
Tipo de publicações no Facebook e Instagram
Uma das grandes vantagens de se anunciar no Meta Ads é poder contar com toda a estrutura das redes sociais da plataforma, o Facebook e o Instagram, além de outras ferramentas, como o messenger. Apesar de o Facebook permitir outros tipos de postagens, como links e textos, são as postagens de mídias visuais que fazem a diferença na hora de criar uma campanha.
As postagens no facebook podem ser:
- Fotos
- Vídeos
- Links
- Texto
- Transmissões ao vivo
- Carrosséis
- Stories
Já as do instagram podem ser as seguintes:
- Posts estáticos (imagem)
- Carrosséis
- Vídeos
- Reels
- Stories
- Transmissões ao vivo
Ao criar um anúncio no Meta Ads é possível escolher alguns desses formatos de publicações para impulsioná-las. Quando você cria uma conta no Meta Ads ele possibilita a criação de alguns tipos de anúncio. Vamos conhecer os principais:
Imagem
Uma ótima opção para exibir produtos da empresa, a imagem precisa ser de boa qualidade, que desperta a atenção do usuário e de preferência contar com poucos elementos de textos (que podem ser explorados na descrição e CTA).
Vídeo
Como é um tipo de publicação que exige muita preparação e produção, as publicações em vídeo muitas vezes são deixadas de lado, porém elas são muito eficazes na hora de chamar a atenção para sua marca. Assim como as imagens, os vídeos devem possuir uma boa qualidade e de preferência legendas, além de serem ótimas opções para anúncios no stories, por exemplo.
Carrossel
Formato com ótimos resultados, especialmente para aqueles que possuem uma variedade de produtos, o carrossel permite a postagem de 10 imagens. Um dos grandes diferenciais do carrossel como formato para os anúncios é que cada imagem pode conter seu próprio link para URL do produto, fazendo assim com que o anúncio se torne muito mais eficaz.
Experiência
Esse tipo de formato combina o melhor dos formatos anteriores para criar uma experiência única ao usuário. Contando elementos de vídeo, imagens e texto o anúncio do tipo experiência visa prender a atenção do usuário de forma imersiva.
Coleção
Outro formato muito utilizado, especialmente por e-commerces ou negócios com uma grande variedade de produtos, o formato coleção consiste de uma imagem como capa e uma sequência de pequenas imagens dos produtos e valores (assim como uma página de e-commerce) na sequência.
Diferença entre feed e dark post
O Meta Ads permite às empresas utilizarem as publicações de sua página para criar uma publicidade paga, processo semelhante ao impulsionamento de uma postagem. O grande problema de um anúncio desse tipo é que ele se torna muito genérico, não atendendo às possibilidades de segmentação dos anúncios, que são um dos maiores benefícios da utilização do Meta Ads. Para isso foi criado o dark post.
Mas afinal o que é um dark post? O dark post é um anúncio criado especialmente para a ferramenta do ads e que dessa forma não existe no feed da empresa.
Ele existe por diversas razões. A primeira é a possibilidade de segmentação. Se você possui uma imobiliária em Caxias do Sul e região, por exemplo, é possível criar anúncios de venda apenas para aqueles que moram em Caxias do Sul e outros para as cidades em volta, segmentando o seu público alvo de forma que dê melhores resultados para a sua campanha.
Outra vantagem é que deixa a página da empresa mais limpa, sem a necessidade de centenas de publicações, o que libera esse espaço para publicações menos comerciais e sem o intuito de venda, mas que servem para exibir um conteúdo rico da empresa, como depoimentos de clientes, novidades e tutoriais.
Por fim, com o dark post é possível limitar a quantidade de vezes que determinado anúncio é exibido diariamente por usuário. Isso é importante pois evita que o anúncio se transforme de uma ferramenta de vendas para algo insistente e repetitivo, que vá deixar a imagem da empresa negativa.
Por isso, é importante para a empresa conhecer o seu público-alvo, quais são suas preferências e de que forma eles engajam com suas publicações. Apenas dessa forma os anúncios terão o resultado satisfatório e que vão ajudar seu negócio crescer ainda mais.
Para mais dicas sobre marketing de performance e ferramentas como Meta Ads, acesse o restante do blog em nossa página.