Uma das principais etapas na criação de uma campanha de Marketing de Performance é a definição das palavras-chaves. Diferente do uso das palavras chaves em um contexto de SEO, em que ela será o norteador de todas as etapas para a criação de conteúdo dentro das páginas de uma empresa, no Marketing de performance, especialmente no Google Adds, essa relação é um pouco diferente. Vamos conhecer um pouco mais sobre as palavras-chave no Marketing de Performance e quais são os tipos de correspondência das palavras-chave:
Palavra–chave em uma campanha de Marketing de Performance

Todo o que você conhece sobre palavras-chave não deve ser desprezado, na verdade esse conhecimento é a sustentação que vai lhe auxiliar na criação de campanhas com melhores resultados. Por isso, o estudo das palavras-chave que permeiam um negócio não devem ser negligenciados, a atenção às palavras-chave no Marketing de Performance deve ser a mesma de quando se cria um conteúdo para a internet.
Nesse caso, o próprio Google Ads disponibiliza uma ótima ferramenta para lhe ajudar nessa tarefa. Se trata do planejador de palavras-chave. Com ele é possível descobrir novas palavras-chave que tenham a ver com seu negócio, ver o volume de pesquisas (ou seja a média de pesquisas mensais), previsões do quanto essas palavras-chave serão pesquisadas no futuro e outros dados, como o valor médio e máximo por clique de cada uma no leilão.
Porém, diferentemente do que acontece nas estratégias de marketing que utilizam técnicas de SEO, é muito importante conhecer quais são os tipos de correspondência das palavras-chaves que forem escolhidas e como elas vão influenciar quando e como seu anúncio vai ser exibido.
Tipos de correspondência das palavras-chave

Divididas em 4 partes, as correspondências das palavras-chave nada mais são que, parafraseando o próprio Google, o nível de relação necessária entre a palavra-chave e o termo pesquisado para um anúncio ser considerado para a exibição. Ela vai definir qual a amplitude de termos que serão considerados para que um anúncio seja exibido e podem fazer a diferença entre uma campanha mal configurada, e portanto mais cara, ou uma verdadeira campanha de Marketing de Performance.
A correspondência das palavras-chave são definidas quando as mesmas são relacionadas na criação de uma campanha, porém podem ser modificadas a qualquer momento durante a exibição dos anúncios.
Correspondência ampla
Para que a palavra-chave seja considerada ampla, basta escrever o termo sem nenhuma sinalização. Por exemplo:
agência de marketing em caxias do sul
psicóloga em caxias do sul
Nesse tipo de correspondência o Google irá apresentar o anúncio em diversos tipos de pesquisa, mesmo que o termo em si não apareça. Por exemplo:
agência de publicidade caxias do sul
marketing na serra gaucha
clinica piscologica caxias do sul
caxias do sul melhores psicologas
Vale ressaltar que esse tipo de pesquisa engloba não só os termos com o mesmo significado semântico, mas também expressões digitadas erradas ou mesmo erros ortográficos. Desde 2012 o algoritmo de pesquisa do Google consegue relacionar essas palavras aos termos pesquisados com maior precisão.
Por isso, na correspondência ampla, não importa a sequência das palavras. Se por exemplo, você utilizar as palavras-chave fisioterapeuta em caxias do sul e caxias do sul fisioterapeuta o Google vai entender que são as mesmas palavras-chaves. Mas não precisa ficar preocupado, a própria plataforma já avisou que elas se excluem em caso de leilão ou seja elas não alteram o preço que você irá pagar por clique.
Outros dados importantes sobre as palavras-chave por correspondência são provenientes do próprio Google, segundo sua página sobre o tema, nas pesquisas de correspondência ampla também podem interferir no resultados:
- As atividades de pesquisa recentes do usuário;
- O conteúdo da página de destino;
- Outras palavras-chave em um grupo de anúncios para entender melhor a intenção.
Correspondência de frase
Para que a palavra-chave se torne uma correspondência de frase basta colocá-la entre aspas duplas. Isso fará com que a palavra-chave possua algumas restrições, porém contam ainda com grande amplitude. Utilizando os exemplos acima teríamos:
“agência de marketing em caxias do sul”
“psicóloga em caxias do sul”
A principal mudança em relação a correspondência ampla é uma exatidão maior entre a palavra-chave e o termo pesquisado. Dessa forma os termos podem estar em ordem contrária ou mesmo contar com sinônimos, porém irão possuir um sentido muito próximo do que foi delimitado pela palavra-chave.
Correspondência exata
Para que uma palavra-chave possua correspondência exata ela deverá estar entre colchetes. Nesse modelo de correspondência o anúncio irá aparecer apenas quando a pesquisa for idêntica às palavras-chaves (salvo algumas pequenas variações, como plurais, por exemplo):
[agência de marketing em caxias do sul]
[psicóloga em caxias do sul]
Nesse tipo de correspondência os anúncios só irão aparecer quando a pesquisa possuir o mesmo significado ou intenção. Ele é importante para negócios que já possuem alguma estrutura ou anunciam há mais tempo, pois esses terão uma visão melhor de quais são os termos pesquisados pelo usuário que convertem mais em seu negócio.
Correspondência negativa
Por fim temos a correspondência que pode ser utilizada com a utilização do sinal negativo (-) antes da palavra-chave ou criada a partir de uma lista de palavras-chaves negativas. Tão importante quanto saber qual o termo de pesquisa em que se deseja aparecer, é conhecer os termos que vão atrair usuários que não necessariamente estão procurando seu produto ou serviço e que dessa forma irão “sujar” a lista de termos pesquisados.
Esse tipo de correspondência é extremamente útil para eliminar o nome de concorrentes ou mesmo serviços que são análogos ao negócio, mas que não são disponibilizados pelo negócio. Por exemplo: se a empresa é uma escola de idiomas, mas apenas fornece cursos de inglês e espanhol. Naturalmente algumas das palavras-chaves poderiam ser:
curso de inglês
Escola de idiomas
aulas de espanhol
aprender inglês
falar espanhol rápido
Porém como a empresa não tem cursos de outro idioma o ideal seria negativar palavras que fazem referências a outros cursos:
aprender alemão
aulas de francês
curso de italiano
A importância de conhecer os tipos de correspondência das palavras-chave

Conhecer os tipos de correspondência pode fazer a diferença nos resultados das campanhas, afinal escolher a melhor correspondência faz com que o valor por clique (cpc) se torne menor, o que consequentemente melhora o retorno sobre o investimento (ROI).
Além disso, encontrar o melhor tipo de correspondência significa resultados mais precisos, o que dá mais credibilidade para o Google. Como a plataforma busca a melhor resposta para as dúvidas dos usuários, quanto maior for a satisfação do mesmo melhor será considerada a eficiência da plataforma. Essa, por sua vez, beneficia a empresa que faz um bom anúncio, diminuindo valor da palavra-chave e, por consequência, o custo para a empresa anunciante.
Quer saber mais sobre marketing de performance e estratégias de marketing digital, acesse nosso blog para novos conteúdos.